• Nenhum resultado encontrado

4.3 ANÁLISE FATORIAL DA PRESENÇA DAS COMPETÊNCIAS DOCENTES

4.3.3 Análise de confiabilidade e de validade dos constructos

Para a análise de confiabilidade dos constructos foi calculado o coeficiente Alfa Cronbach, que consiste na estatística mais utilizada para se verificar a consistência interna de um conjunto de itens, determinando a confiabilidade de uma medida (HOPPEN; LAPOINTE; MOREAU, 1996). Para tal cálculo parte-se do pressuposto que os itens (fatores) formem um conjunto unidimensional (GERBING; ANDERSON, 1988).

Quanto mais alto for o valor do coeficiente alfa Cronbach, que pode variar de 0 a 1, maior é a consistência interna da medida (HOPPEN; LAPOINTE; MOREAU, 1996). Para estudos exploratórios sugerem-se valores acima de 0,60 e para pesquisas confirmatórias 0,70 (HAIR et al., 2009). Nesse caso, os valores de 0,6 a 0,7 podem ser considerados o limite inferior de aceitabilidade para essa medida (HAIR et al., 2009).

Nessa pesquisa, os coeficientes Alfa Cronbach apresentados no Quadro 15 para cada fator extraído e no total mostram-se satisfatórios devido a sua característica exploratória e estão de acordo com os valores recomendados e citados acima. Além disso, em pesquisa do tipo exploratória ou descritiva, a coerência interna tende a ser menor (MALHOTRA, 2012) do que os valores encontrados para esse coeficiente no presente trabalho.

Quadro 15 – Consistência interna dos fatores extraídos Fatores N° de Itens Alfa de Cronbach

A. Tecnológico-Pedagógico 16 ,977

B. Cognitivo 06 ,889

C. Sociocultural 06 ,895

D. Gestão 03 ,871

Total 31 ,979

Fonte: Dados da pesquisa.

As competências docentes agrupadas nos fatores identificados na análise fatorial do Quadro 14 foram analisadas, com o objetivo de verificar a possibilidade de interpretação de tal composição (MALHOTRA, 2012). Partindo do pressuposto que as cargas fatoriais representam a correlação entre as variáveis originais e os fatores, além de servirem de base para o entendimento da natureza de um fator em particular (HAIR et al., 2009), faz-se necessário buscar explicações e justificativas para entender individualmente os quatro fatores extraídos e relacioná-los com a literatura estudada.

Os fatores A e B evidenciam na prática, a presença da característica de constituição dos domínios de competências destacada pela revisão de literatura dessa pesquisa, no que diz respeito ao fato de que são constituídos na interação e na integração entre si, havendo uma mobilização e um inter-relacionamento entre os domínios e seus elementos constitutivos de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) para atuação docente, no contexto da EAD (BEHAR, 2013). Ocorre que uma competência não necessariamente pertence a um domínio apenas, mas pode interagir em diferentes domínios (BEHAR, 2013). E, quando comparados com a estrutura original do instrumento de pesquisa, esses dois fatores possuem em sua composição variáveis de diferentes domínios.

O fator A possui o maior total de variância explicada (29,34%) e é representado por 16 variáveis, sendo que originalmente no instrumento de pesquisa: 10 dessas variáveis foram agrupadas no domínio Pedagógico, 5 representam na totalidade o domínio Tecnológico e somente 1 variável foi agrupada no domínio Sociocultural (“C40 - Entendimento e forma de lidar com as diferentes personalidades dos alunos”). Numa primeira análise desse agrupamento, o fator A poderia ser considerado como indefinido ou geral, por não possibilitar uma interpretação e uma definição em termos dessas suas variáveis (MALHOTRA, 2012).

Porém, tendo em vista que essa única variável do domínio Sociocultural pode ser entendida e compreendida no fator Pedagógico, pois se trata de uma competência docente que pode suportar e facilitar o processo de aprendizagem dos alunos a distância (CARVALHO, 2009; MOORE, KEARSLEY, 2008; PICCOLI, AHMAD, IVES, 2001). E, ainda o fato que, as variáveis restantes nesse fator compõem na totalidade o domínio Tecnológico e por uma

117 variável (“C56 - Criação de atividades que despertem interesse do aluno”), não representa na totalidade o agrupamento original do domínio Pedagógico, optou-se nessa análise por definir e nomear o fator A como Tecnológico-Pedagógico, buscando representar a junção e o inter- relacionamento entre esses domínios, a partir dos dados da amostra coletada.

Já o fator B apresenta na sua composição metade das variáveis, no domínio Cognitivo e a outra metade, no domínio de Gestão, conforme estrutura original do instrumento de pesquisa. Ao se analisar esse conjunto de variáveis na busca por uma explicação ou justificativa para tal formação nessa análise fatorial, percebe-se que a carga fatorial de maior valor dessa estrutura fatorial corresponde a variável C02 (“Orientação para os alunos buscarem informações sobre suas análises em outras fontes”), originalmente agrupada no domínio Cognitivo. As variáveis C06 (“Incentivo para os alunos enviarem mensagens”), C07 (“Incentivo para os alunos entregarem as atividades pontualmente”) e C14 (“Gerenciamento administrativo do ambiente virtual de aprendizagem (políticas, regras, controle de evasão, comunicados, administração dos módulos)”), originalmente agrupadas no domínio de Gestão, conceitualmente apresentam um aspecto comum, que se refere a diferentes formas como o docente pode contribuir através de ações, atitudes e habilidades para o processo cognitivo dos alunos nesse contexto (BEHAR, 2013). Nesse caso, as formas de contribuição apresentadas por essas variáveis seriam atitudes docentes de incentivo para os alunos enviarem mensagens e atividades pontualmente, bem como habilidades de administração e de controle do AVA para o bom andamento desse processo cognitivo (LITTO; FORMIGA, 2009; MOORE, KEARSLEY, 2008; HOWELL, WILLIAMS, LINDSAY, 2003; VIGNERON, 2003; COPPOLA, HILTZ, ROTTER, 2001). Sendo assim, com base no detalhamento dessa interpretação e justificativas, o fator B pode ser identificado como Cognitivo.

O fator C pode ser interpretado e identificado como Sociocultural, porque cinco das seis variáveis agrupadas nesse fator são originalmente agrupadas nesse domínio, conforme a revisão de literatura e instrumento de pesquisa. Nesse fator, a variável C10 (“Administração das discussões e trabalhos em grupo”) corresponde a variável de maior carga fatorial no agrupamento e originalmente foi enquadrada no instrumento de pesquisa como sendo pertencente ao domínio de Gestão. Conceitualmente, essa variável trata de atitudes docentes de incentivo aos alunos para participação e manutenção de discussões ativas, em profundidade e com contribuição relevante para o aprendizado, promovendo habilidades sociais e processos de grupo (LITTO, FORMIGA, 2009; MOORE, KEARSLEY, 2008; HILTZ et al., 2001). Sendo assim, ao se analisar conceitualmente essa variável percebe-se que a mesma pode ser

reagrupada no fator Sociocultural, por tratar de aspectos sociais, de comunicação, de relacionamento e de suporte social do docente, no contexto da EAD.

Por fim, o fator Gestão foi o fator mais facilmente explicado e justificado, porque confirma na sua composição variáveis agrupadas originalmente nesse domínio no instrumento de pesquisa. Nessa pesquisa, esse fator agrupa variáveis de conhecimento em âmbito organizacional, situando o docente quanto à estrutura organizacional, legislação e objetivos estratégicos (LITTO, FORMIGA, 2012; ABED, 2010; TECCHIO et al., 2008; MOORE, KEARSLEY, 2008; ANDRADE, AMBONI, 2004; LIPINSKI, 2003).

Com base nessa validação e interpretação dos fatores, a Figura 11 também adapta o esquema apresentado anteriormente no item 2.3.6, para confrontar as competências docentes identificadas na revisão da literatura como requeridas para atuação docente na EAD, com a percepção de presença dessas competências, na experiência de aprendizagem de alunos de cursos de graduação a distância em Administração da amostra coletada.

Percebe-se que a presença das competências docentes está positivamente relacionada com os quatro fatores apresentados na Figura 11. Segundo a percepção dos respondentes dessa amostra, esses são os principais fatores e competências consideradas presentes, na experiência de aprendizagem de alunos de graduação a distância em Administração.

119

Competências docentes

Figura 11 – Principais domínios e competências docentes presentes na EAD

Fonte: Porto (2013)

Essa seção apresentou os resultados e a análise dos dados obtidos nessa pesquisa para o objetivo de avaliação das competências docentes presentes no contexto da EAD, segundo a percepção de alunos de graduação a distância em Administração. A seção seguinte faz uma análise crítica e uma revisão geral dos resultados obtidos nas análises fatoriais exploratórias apresentados nessa e na seção anterior desse capítulo.