• Nenhum resultado encontrado

Segunda fase – Metodologia de investigação Introdução

12. Metodologia de investigação empírica, recolha, análise e avaliação de dados 1 Apresentação da metodologia de investigação

12.7. Apresentação e análise de dados

12.7.7. Análise de dados

Apresenta-se o quadro síntese das preferências dos SA-crianças, que permite visualizar as respostas obtidas, para todas as crianças observadas.

Tabela 32 - Preferências de todos os SA-crianças Preferências dos SA-crianças

SA Álbum Jogo Preferência (s)

Nome Código Gostou + Gostou - Gostou + Gostou - Álbum Jogo Elisabete C1 Formiga

Pata

Crocodila Ouriço Gostou de tudo Gostou de tudo Gostou de tudo Ouriço

Mara C2 Burro Sapo Ouriço

de todos Gostou de tudo Gostou de tudo Gostou de tudo Ouriço Catarina C3 Formiga Pata Caracol Ouriço Gato prenda Gostou de tudo Gostou de tudo Gostou de tudo Ouriço

Soraia C4 Formiga Gostou de tudo Gostou de tudo Ouriço Gostou de tudo Gostou de tudo Gostou de tudo Ouriço Maria C5 Gostou de tudo Desenho da crocodila Gostou de tudo Gostou de tudo Jogo (animação, diversão imaginação) Gostou de tudo Gostou de tudo Gostou de tudo Jogo (divertido)

Filipe C6 Formiga Gostou de tudo

Gostou de tudo Gostou de tudo

Gostou de tudo

Gostou de tudo

Eduardo C7 Formiga Rato Gostou de tudo Gostou de tudo

Gostou de tudo

Gostou de tudo

Gabriel C8 Formiga Gostou de tudo Gostou de tudo Jogo (jogar) Gostou de tudo Gostou de tudo Gostou de tudo Jogo (aprender)

Diogo C9 Burro Gostou de tudo

Gostou de tudo Gostou de tudo Gostou de tudo Gostou de tudo Jogo (aprender)

12.7.7.1. Preferências de cada SA-criança e análise da comunicação

Tendo por base os dados registados nesta grelha e, recorrendo à grelha de registo de preferências de cada SA-criança, procede-se à análise da comunicação ocorrida, nas respostas às questões formuladas pela observadora.

No final da exploração de cada artefacto, para saber as preferências dos SA- crianças, foi-lhes perguntado:

- O que gostaram mais e porquê; - O que gostaram menos e porquê;

A observadora questionou as preferências de cada SA-criança com dois objetivos: - Verificar as suas preferências no álbum e no jogo;

- Observar a comunicação ocorrida na justificação dessas preferências.

Apresenta-se de seguida a comunicação ocorrida, durante a verbalização das preferências e a sua justificação deixando para mais tarde, a análise das preferências propriamente ditas.

A comunicação, ocorrida encontra-se registada na grelha de preferência de cada um dos SA-crianças.

A partir de cada um desses registos, efetuou-se o seguinte resumo:

Primeiro, apresenta-se uma síntese da comunicação promovida, conjuntamente pela exploração dos dois artefactos. (O sublinhado pretende destacar a quantidade de comunicação registada. Usou-se uma escala que vai de muitíssimo; muito; pouco, consoante o SA-criança justifique todas; quase todas ou nenhumas escolhas, respetivamente)71

De seguida, apresenta-se, o artefacto que promoveu maior verbalização/comunicação, em cada

SA-criança. (O artefacto e os dados da verbalização, são destacados a negrito) C1 – Os dois artefactos promoveram muitíssimo a comunicação de C1. No álbum e no jogo observou-se verbalização/comunicação equivalente. C2 – Os dois artefactos promoveram muito a comunicação de C2.

No jogo observou-se mais verbalização/comunicação do que no álbum. C3 – Os dois artefactos promoveram muitíssimo a comunicação de C3. No álbum e no jogo observou-se verbalização/comunicação equivalente. C4 – Os dois artefactos promoveram muito a comunicação de C4.

No jogo observou-se mais verbalização/comunicação do que no álbum. C5 – Os dois artefactos promoveram muito a comunicação de C5.

No jogo observou-se mais verbalização/comunicação do que no álbum. C6 – Os dois artefactos promoveram pouco a comunicação de C6.

No álbum observou-se mais verbalização/comunicação do que no jogo. C7 – Os dois artefactos promoveram pouco a comunicação de C7.

No álbum observou-se mais verbalização/comunicação do que no jogo.

71 As escalas de avaliação foram atribuídas conforme a quantidade de comunicação registada observada nas crianças. O sublinhado e o negrito são aspetos de destaque para permitir ao leitor uma melhor leitura/interpretação dos dados.

C8 – Os dois artefactos promoveram muito a comunicação de C8.

No jogo observou-se mais verbalização/comunicação do que no álbum. C9 – Os dois artefactos promoveram pouco a comunicação de C9.

No álbum e no jogo observou-se verbalização/comunicação equivalente.

12.7.7.1.1. Primeira análise – comunicação ocorrida, conjuntamente, nos dois artefactos

Analisando a quantidade da comunicação registada, conjuntamente, nos dois artefactos, verifica-se o seguinte:

 Os dois artefactos promoveram muitíssimo a comunicação de 2 SA-crianças (C1 e C3).

 Os dois artefactos promoveram muito a comunicação de 4 SA-crianças (C2, C4, C5 e C8).

 Os dois artefactos promoveram pouco a comunicação de 3 SA-crianças (C6, C7 e C9).

Pela análise das respostas de cada SA-criança, obtidas no registo das preferências, observa-se que os dois artefactos promoveram, de modo mais ou menos significativo, a comunicação das crianças observadas.

Dos 9 SA-crianças da amostra, 6 comunicaram muitíssimo ou muito, para justificar as suas preferências, relativamente ao álbum e ao jogo. Apenas 3 SA-crianças comunicaram pouco.

Conclusão

Os dois artefactos promoveram muitíssimo ou muito a comunicação de grande parte dos SA-crianças observadas (6 SA-crianças, num total de 9).

12.7.7.1.2. Segunda análise artefacto que promoveu mais

verbalização/comunicação

Observando a quantidade de verbalização registada para cada um dos artefactos, individualmente, durante a escolha das preferências, verificou-se o seguinte:

 O jogo promoveu mais verbalização em 4 SA-crianças (C2, C4, C5 e C8), face ao álbum.

 O álbum promoveu mais verbalização em 2 SA-crianças (C6 e C7), face ao jogo.  Também se verifica que, em 3 SA-crianças (C1, C3 e C9) o álbum não promoveu

mais verbalização face ao jogo; do mesmo modo, também o jogo não promoveu mais verbalização, face ao álbum. Quer o álbum, quer o jogo, promoveram verbalização equivalente nos 3 SA-crianças. Porém, convém ressalvar que em C1 e C3, essa equivalência da verbalização nos dois artefactos se traduz em muitíssima comunicação. Contrariamente, em C9, essa equivalência da verbalização nos dois artefactos, traduz-se em pouca comunicação.

Verifica-se que:

 O jogo se destaca na promoção da comunicação de 4 SA-crianças face ao álbum;

 O álbum promoveu a comunicação de 2 SA-crianças, face ao jogo;

 Em 3 SA crianças, o álbum e o jogo promoveram verbalização equivalente. Conclusão

O jogo foi o artefacto que promoveu mais verbalização/comunicação dos SA-crianças observados.

No documento Os jogos e a comunicação com as crianças (páginas 118-121)