• Nenhum resultado encontrado

Análise de dados com objetivos específicos

No documento Manufatura Social: da teoria à prática (páginas 49-55)

3 ESTADO DA ARTE

3.5 ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA

3.5.1 Resultados

3.5.1.2 Análise de dados com objetivos específicos

Nesta seção serão mostradas as respostas obtidas para as perguntas de pesquisa especificadas anteriormente.

3.5.1.2.1 Quais são os principais países e instituições de colaboração e/ou contribuição?

Na Figura 16 são ilustrados os principais países de publicação. Percebe-se que a maioria dos autores são chineses e, em segundo lugar, finlandeses.

Figura 16 - Principais países de publicação científica

Fonte: Autoria Própria

Na Figura 17 é ilustrada a cooperação entre os países considerando o desenvolvimento do conceito da manufatura social. A faixa vermelha conecta os países que apresentam colaboração, e sua espessura representa a intensidade da mesma. Percebe-se que a China e a Finlândia são os países de maior colaboração.

Figura 17 - Interação internacional

Fonte: Autoria Própria

Na Figura 18 mostra-se as oito principais afiliações de publicação. Há uma concentração em três principais Universidades:

78 20 7 2 2 1 1 1 0 20 40 60 80 100 China Filândia Estados Unidos Croácia Coreia do Sul Itália África do Sul Reino Unido

• Universidade de Xi’an Jiaotong: Localizada na China, fundada em 1959, classificada entre as 501 e 600 melhores universidades do mundo (TIMES HIGHER EDUCATION, 2019), 10 melhor do País (CWUR, 2018);

• Academia de Ciência Chinesa: também localizada na China, fundada em 1958, classificada como a 6ª melhor universidade do País (CWUR, 2018);

• Universidade de Aalto: localizada na Finlândia e fundada em 2010, foi classificada como a 181ª melhor universidade do mundo e a 22ª melhor dentre as novas universidades (TIMES HIGHER EDUCATION, 2019).

Por isso, pode-se concluir que as pesquisas foram realizadas em institutos de alta relevância.

Figura 18 - Principais afiliações

Fonte: Autoria Própria

3.5.1.2.2 Quais são as áreas de aplicação das pesquisas realizadas?

As pesquisas analisadas foram classificadas em nove categorias: manufatura, supply

chain, manufatura sustentável, design, negócios, design e manufatura, logística, aplicação

social e educação. Para que os artigos fossem classificados, realizou-se uma leitura dinâmica do mesmo e de suas principais características.

Na Figura 19 é mostrado o resultado dessa classificação. Percebe-se que a área de manufatura e supply chain foram as mais exploradas pelos artigos. Porém, após analisar o conteúdo dos artigos, notou-se que boa parte deles foca em desenvolver modelos, matemáticos e/ou teóricos, para definir e explicar a manufatura social.

23 21 18 4 2 2 2 2 0 5 10 15 20 25

Xi'an Jiaotong University Chinese Academy of Science Aalto University Qingdao Academy of Intelligent Industries Beijing University Dongguan Research Institute Guangdong University of Technology Stanford University

Figura 19 – Classificação dos artigos por área de aplicação

Fonte: Autoria Própria

3.5.1.2.3 Quais são os tipos de estudo realizados?

Os artigos foram classificados em duas principais categorias: estudo prático e estudo teórico. No primeiro foram identificados estudos que tinham como foco a aplicação em estudos de casos ou relacionados a uma aplicação prática do conceito. Já no segundo, os estudos tinham foco plenamente teórico ou o desenvolvimento de metodologias que foram validadas com experimentos ou simulação. O resultado dessa classificação é ilustrado na Figura 20, considerando o âmbito da pesquisa, é possível afirmar que os estudos realizados têm um maior foco teórico.

Figura 20 - Classificação dos artigos por tipo de estudo

Fonte: Autoria Própria

Manufatura, 26, 48% Supply Chain, 13, 24% Manufatura Sustentável, 3, 5% Design, 3, 5% Negócios, 2, 4% Design e Manufatura, 2, 4% Logística, 2, 4%

Aplicação Social, 2, 4% Educação, 1, 2%

Teórico 85% Prático

3.5.1.2.4 Quais são os conceitos mais citados?

Para responder essa pergunta, foi construído um mapa temático baseado em Cobo et al. (2011) que considera os termos mais usados nas palavras-chaves das publicações, relacionando a densidade e centralidade dos termos retirados dos artigos selecionados. Na Figura 21 são ilustrados` graficamente dois principais eixos: o da centralidade e o da densidade, dividindo o gráfico em quatro quadrantes:

• Quadrante 1- Alta centralidade e alta densidade – representa os temas motores; • Quadrante 2 - Baixa centralidade e alta densidade – representa os temas

superespecializados;

• Quadrante 3 - Baixa centralidade e baixa densidade – pode representar tanto os temas emergentes quanto os temas que estão desaparecendo. Como a manufatura social é um tema praticamente novo, ainda não existem conceitos que estão desaparecendo, desta maneira, esse quadrante representa apenas temas emergentes;

• Quadrante 4 - Alta centralidade e baixa densidade – representa os temas básicos.

Figura 21 - Conceitos da manufatura social

Fonte: Autoria Própria design networks sistemas manufatura paradigma da manufatura sistemas embarcados Indústrias de manufatura sistemas ciber-físicos Centralidade D e n si d ad e 1 2 3 4

Nota-se que, de acordo com o grupo de estudos analisados, não existem temas classificados no segundo quadrante, ou seja, não existem temas superespecializados provenientes da manufatura social. Essa razão provém do fato da manufatura social ainda ser um conceito emergente e, por causa disso, ainda não terem sido desenvolvidos termos que sejam mais específicos sobre o assunto. Adicionalmente, existem quatro principais temas que deram origem à manufatura social, representados no primeiro quadrante do quadro temático: sistemas ciber-físicos, paradigma da manufatura, indústrias de manufatura e sistemas embarcados. Além disso, três temas são considerados como emergentes, design, networks e sistemas e; apenas um é classificado como básico, manufatura. A tendência é que os termos do terceiro quadrante migrem para os outros quadrantes com uma maior especificação do assunto.

3.5.1.2.5 Quais as fontes de comunicação científica e a qualidade das publicações?

Na Figura 22 é ilustrada a proporção de artigos publicados em periódicos e artigos publicados em conferências, sendo que 52% dos artigos são de periódicos e 48% de conferências. Portanto, há uma distribuição praticamente igualitária dentre os tipos de veículos de comunicação.

Figura 22 - Tipo de fonte de publicação

Fonte: Autoria Própria

Para a análise de impacto das publicações, foram consideradas somente artigos de periódicos, pois possuem Journal Citation Report (JCR, 2017). Na Figura 23 é ilustrado o nome da revista com o seu correspondente JCR e a quantidade de artigos publicados nesta revista.

Figura 23 - Quantidade de publicações por revista com JCR

Fonte: Autoria Própria

Analisando conjuntamente as Figura 22 e Figura 23, é possível concluir que 20 de 28 artigos publicados em periódicos foram publicados em periódicos com JCR acima de 1,445, mostrando a relevância dessas publicações.

No documento Manufatura Social: da teoria à prática (páginas 49-55)

Documentos relacionados