• Nenhum resultado encontrado

Análise específica com foco nas questões de pesquisa

No documento Manufatura Social: da teoria à prática (páginas 72-77)

4 ESTADO DA PRÁTICA

4.1 RESULTADOS DO ESTUDO PRÁTICO

4.1.3 Análise específica com foco nas questões de pesquisa

Esta seção tem por objetivo responder as questões de pesquisa levantadas.

4.1.3.1 Qual o nível de participação individual?

No Quadro 6 abaixo são resumidas as classificações de acordo com a interpretação dos dados coletados.

Quadro 6 - Classificação do nível de participação individual das empresas

Empresa Concepção Design Fabricação

Makexyz Principal Principal Principal

MADE.COM Principal Principal Nula

Fabbly Principal Principal Principal

Quirky Principal Parcial Nula

SeeedStudio Principal Parcial Nula

Shapeways Principal Principal Nula

Lego Principal Principal Nula

Bow & Drape Nula Parcial Nula

Ministry of Supply Nula Pouca Nula

Fonte: Autoria Própria

Percebe-se que é bastante comum as empresas apresentarem certo nível de participação tanto na concepção como no design, porém baixa participação na fabricação. O indivíduo apenas tem uma participação relevante na fabricação na Makexyz e na Fabbly, duas empresas do ramo de impressão 3D.

Na maioria dos casos, também, é mais comum ver participação principal na concepção, onde a ideia e os requisitos dos produtos são definidos do que no design. Apenas a Bow&Drape e a Ministry of Supply apresentaram baixa participação do usuário na concepção, sendo ambas as empresas do ramo da moda. Adicionalmente, as duas tem limitações da participação individual no design, apresentando apenas algumas opções de customização.

A MADE.COM, Shapeways e Lego apresentam participação principal tanto na concepção e no design, porém baixa na fabricação. Em todas as três, o cliente é responsável por idealizar e desenhar seu produto, porém a produção é realizada pela empresa. No caso da MADE.COM e da Lego, o produto é só fabricado caso haja um número definido de pessoas engajadas no produto.

Já a Quirky e a Seeedstudio apresentam níveis iguais de participação em toda a sua cadeia de valor. Isso se dá pois o cliente é o responsável por definir o produto e suas características, porém, no caso da Quirky, o design final é definido pela própria empresa, e na Seeedstudio as peças são modulares e não apresentam tantas alternativas de customização.

Também é possível analisar que empresas do mesmo ramo, apresentam níveis parecidos de interação com o indivíduo, como a Makexyz e a Fabbly (impressão 3D) e a Bow & Drape e Ministry of Supply (moda). Além disso, o maior nível de contribuição é visto no mercado de impressão 3D e o menor no mercado da moda.

4.1.3.2 Qual a classificação de sua cadeia de valor?

Para a classificação do modelo do negócio utilizar-se-á as definições dos conceitos adotadas no item 3.2. No Quadro 7 mostra-se a classificação das respectivas empresas.

Quadro 7 - Classificação da cadeia de valor das empresas

Nome Classificação

Makexyz Sharing Economy/ Platform Economy

MADE.COM Open Innovation

Fabbly Platform Economy

Quirky Open Innovation

SeeedStudio Peer Production/ Platform Economy

Shapeways Platform Economy

Lego Open Innovation

Bow & Drape Personalization Ministry of Supply Mass Customization

Fonte: Autoria Própria

A Makexyz foi classificada como Sharing Economy e Platform Economy. Isso se dá por duas principais razões. A primeira, pois a empresa não tem nenhuma impressora 3D, os donos dessas são indivíduos. A segunda, pois a empresa é basicamente uma plataforma que conecta clientes (demanda) com os indivíduos (oferta). Pode-se traçar um paralelo entre seu modelo de negócios e o do Airbnb.

Por outro lado, a MADE.COM, assim como a Quirky e a Lego, é classificada como

Open Innovation. As três empresas apresentam uma proposta de modelo de valor bastante

parecidas, o indivíduo tem a ideia e cria o produto, e a empresa produz. Open Innovation está sendo utilizada atualmente para substituir, ou complementar, o R&D de empresas, realizando o crowdsourcing e user innovation.

Já a Bow&Drape e a Ministry of Supply, mesmo sendo do mesmo ramo e apresentando modelos de negócios parecidos, apresentam diferenças em sua classificação. A primeira pode ser considerada como Personalization, isso quer dizer, é uma versão mais avançada da Mass

Customization, onde o indivíduo além de selecionar o produto e compra-lo, também o

de Mass Customization, onde o usuário pode escolher algumas características pré-definidas para o seu produto final, não tendo muitas opções diferenciadas.

A Fabbly e a Shapeways foram classificadas como Platform Economy. Ambas oferecem uma plataforma onde são vinculados serviços. A primeira, disponibiliza arquivos de impressão 3D para que outros usuários consigam comprar. Dessa maneira, é como se fosse um Marketplace de arquivos. A segunda, imprime os arquivos de impressão encaminhados para a plataforma por meio de máquinas próprias ou terceirizadas de fornecedores.

Para classificar a Seeedstudio, é necessário separar suas atividades fundamentais. Considerando apenas a questão de vender peças modulares e depois produzir protótipos, ela pode ser classificada como Platform Economy. Por meio da plataforma ela se comunica com o cliente, não há uma loja física. Por outro lado, quando considerado o aspecto de compartilhamento de informação entre peers por meio de fóruns para ajuda no desenvolvimento do protótipo, a empresa também se encaixa na categoria Peer Production, onde peers colaboram para uma produção comum.

A classificação foi realizada analisando tanto o nível de participação individual na cadeia de valor quanto o modelo de negócios da empresa, enquadrando-o nos conceitos descritos anteriormente. Desta maneira, a análise foi apenas qualitativa, e procurou escolher a classificação que mais se encaixasse em seu contexto. Podem existir mais alternativas que não foram levadas em consideração.

Um ponto bastante relevante a ser comentado é que a classificação dos termos em se tratando da intensidade de participação individual nos processos da cadeia de valor não necessariamente são equivalentes a classificação das empresas realizado na Questão 2. Isso ocorre, pois, a análise anterior considerou um cenário micro, isso quer dizer, cada empresa foi analisada por si só e não foram classificadas por meio de uma comparação. Por exemplo, na Lego a participação do individuo na concepção e no design foi definida como principal, pois o usuário não tem nenhuma influência, ou ajuda, da empresa nessas atividades. Porém, levando em consideração um cenário mais macro, de certa forma essas etapas estão sendo limitadas pelo modelo de negócios da empresa, no final o produto será um brinquedo fabricado com blocos modulares.

4.1.3.3 Em qual fase da manufatura social a empresa se encontra?

Para responder essa pergunta são necessárias as classificações realizadas na Questão 3. Além disso, será levado em consideração o modelo da manufatura social, formulado no tópico 3.6.2. Desta maneira, foi possível classificar a fase das empresas de acordo com o mostrado na Figura 44.

Figura 44 - Fase da manufatura social nos estudos de caso

Fonte: Autoria Própria

Dessa forma, duas empresas se classificaram na fase atual da manufatura a Ministry of Supply e a Bow & Drape. A Lego, Made.com e a Quirky estão em momento transitório pois contam com Open Innovation em algumas etapas de seus processos. Além disso, todas as outras se classificam na fase intermediária, pois contam com Platform Economy e Sharing Economy. A Seedstudio, mesmo tendo uma parte classificada como Peer Production, devido a peer

comunity colaborativa, tem seu core de atividades principais como Platform Economy, por isso

ainda se encontra na fase intermediária. Dessa maneira, todos os exemplos analisados ainda se encontram no estágio institucional da manufatura.

Fase Atual Fase Intermediária Fase Definitiva Personalization CustomizationMass

Co-creation Distributed

Manufacturing

Crowdsourcing EconomyPlatform Sharing Economy Open Innovation Personal Fabrication Prosumption Peer Production Institucional Difusa

No documento Manufatura Social: da teoria à prática (páginas 72-77)

Documentos relacionados