• Nenhum resultado encontrado

Matriz cromática das unidades de contexto e de registo - Questão 1

Entrevistado Unidade de Contexto

Unidade de Registo

A

“ (…) existem vários tipos de crise na PSP, (…) a PSP está em crise, em todos os aspetos, não só do ponto de vista económico, (…) para mim isto é crise (…)”

1.1

B

“ O meu conceito de crise não é um conceito binário (…). Podemos dizer que há níveis de crise (…) ninguém consegue dizer, qual é o conceito de uma crise nesse figurino de, ou estamos em crise, ou estamos fora dela (…) é tudo uma questão gradativa.”

1.4

“ (…) estamos numa situação de crise quando esse estado de normalidade, de tranquilidade, tido como padrão é agitado por poucos momentos ou de forma duradoura. (…) estará numa situação de crise quando nós não estamos numa situação de tranquilidade, (…) tudo o que não é estado de normalidade pura (…).”

1.2

C

“ (…) situação de extrema gravidade, que não esteja planeada, e que de alguma forma obriga a uma conjugação de esforços institucionais, pessoas e instituições, das mais variadas, para se poder responder com eficácia a essa crise, e minimizar os efeitos dessa crise e de toda a parte negativa que ela traz para a sociedade, tentando de alguma forma recuperar o normal funcionamento das instituições.”

1.2

“ (…) seria interessante, em termos doutrinários, nós termos a possibilidade de estabelecer critérios diferentes daquilo que é uma situação, daquilo que é um problema, daquilo que é um incidente, como é um Incidente Tático-Policial, e o que é que é uma crise (…).”

1.5

D

“ (…) duas variáveis que interferem sempre numa crise, que é a questão do risco e da ameaça. Há uma crise quando há uma ameaça que despoleta, ou quando se identificam possíveis riscos. (…) também se pode falar numa crise que seja transversal à instituição, ou apenas que afete uma pequena parte dessa instituição (…) Eu posso entender, que se eu tiver um ITP aqui no Porto, estou em crise, porque há uma ameaça, porque há riscos que são conhecidos, e porque há a possibilidade desse evento alterar a normalidade. (…) é uma ameaça ou riscos que possam alterar a minha normalidade de funcionamento.”

E

“ (…) é um conceito que não faz parte do léxico policial. Nós não falamos em crises (…) na nossa Constituição não fala em momento nenhum em situações de crise, (…) Também nos nossos conceitos em que trabalhamos, não existe este conceito de crise a nível interno. A única área em que se fala, no âmbito policial, em situações de crise, em gestão de crises (…)”

1.5

“ (…) é um conceito que é difícil de definir, que é utilizado em diversas ciências, (…) contextos e a situações completamente diferentes

1.2

“Podemos às vezes falar em situações de crise, quando é

afetada a imagem institucional da PSP (…) ” 1.1

F

“Crise é uma coisa brusca, uma surpresa que faz causar uma resposta, e isso leva a alterações procedimentais (…), a nível nacional, é de facto uma mudança brusca, estamos a falar de incerteza (…). ”

1.2

“ (…) tínhamos em Portugal, até 2004, (…) o Sistema

Nacional de Gestão de Crises, havia um Gabinete de Crise e havia uma forma de lidar, em Portugal, com estruturas do Estado, a nível interministerial, que resolvia essa dimensão da crise (…), essa dimensão desapareceu e ficamos com uma lacuna na minha opinião, que provavelmente teremos de resolver mais tarde ou mais cedo.”

1.3

“Crise é um conceito que tem dois entendimentos diferentes,

num Estado e num ponto de vista internacional.” 1.4

G

(…) situações disruptivas, que atentem ao normal funcionamento da ação governativa e da sociedade em geral. (…) comprometidos os interesses, a soberania e a segurança nacionais, (…) a ocorrência de origem interna ou externa , que face à sua proporção obrigue à necessidade de coordenação e articulação dos serviços públicos e privados.”

1.2

“No aspeto ciber será um evento inesperado nas redes e sistemas de informação, cujo impacto altere o normal funcionamento (…).”

1.6

H

“ (…) é um conceito muito abrangente. Não há propriamente, em termos internacionais e nacionais, um conceito de crise

muito bem estruturado e muito bem consolidado.” 1.4 “ (…) ao nível daquilo que é a atuação da Proteção Civil, o

conceito de crise não é contemplado (…) não seja um conceito que nós tenhamos adotado para nós na nossa legislação. (…) não faz parte do nosso léxico.”

1.5

“ (…) crise é tudo aquilo que na prática cria algum tipo de rutura na rotina. (…) mas uma rutura significativa (…). A partir do momento em que deixo de ter o meu “estado normal”, e passo a ter uma situação que me obriga a assumir

medidas excecionais, medidas diferenciadas, um

comportamento diferente (…) depois há diferentes dimensões (…) Tudo aquilo que obriga a situações de exceção, situações de um empenho maior de meios, de meios diferenciados, que obriga a intervenção por exemplo de nível nacional (…).”

I

“(…) não é um conceito que esteja legalmente consagrado.”

1.5

“(…) e que pode, e acima de tudo, ter um grande impacto no funcionamento ou das instituições democráticas ou da sociedade como um todo(…).”

A POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA EM CENÁRIOS DE CRISE REFLEXÃO SOBRE AS CAPACIDADES POLICIAIS EM SITUAÇÕES DE CONTINGÊNCIA

Análise de conteúdo final - Questão 1

Categorias Subcategorias Unidades de Registo Entrevistados Unidades de

Enumeração Resultados (%) Questão 1 A B C D E F G H I Definição do conceito de crise. Conceito de crise. 1.1 A imagem institucional da PSP poderá ser um exemplo de crise.

x x 2 22.2%

1.2 Uma crise é tudo aquilo que cause alguma perturbação na normalidade, algum tipo de rutura brusca. x x x x x x x x 8 88.8% Abrangência do conceito de crise. 1.4 É um conceito abrangente, com mais que um

entendimento.

x x x 3 33.3%

1.5 Inexistência do conceito no léxico das instituições a que os entrevistados pertencem (PSP, ANPC, CNCS, FA). x x x x x 5 55.5% Resolução de crises a nível nacional.

1.3 Existência de uma lacuna a nível nacional da resolução de crises.

x 1 11.1%

Observação: Todos os nove entrevistados foram igualmente sujeitos à questão.

Apêndice III. Análise de Entrevistas – Questão 2: Estado de Sítio/Estado de