• Nenhum resultado encontrado

4. Organização e procedimentos de análise do Corpus

4.1 Análise do Corpus

4.1.1 A autoestima do brasileiro observada na campanha publicitária da TAM - empresa de transporte aéreo.

O mundo inteiro conhece a paixão que os brasileiros têm pelo futebol e a expectativa vivida por sediar uma Copa do Mundo, afinal ser pentacampeão levanta a estima de qualquer um, sendo quase inevitável não se gabar de tal proeza. Como no Brasil se vende de tudo com os temas de carnaval e futebol, a companhia aérea TAM, estrategicamente, aproveitou a situação para dizer que é uma das patrocinadoras da Copa de 2014 e fazer propaganda de seus serviços.

O anúncio começa com o “ritmo desacelerado”, pouca iluminação e as imagens passadas em flashes, buscando um efeito de câmera lenta. A trilha sonora escolhida é um instrumental que lembra a batida de carnaval, mas sem o uso da bateria, o que ressalta o som da cuíca e do tamborim, apenas para valorizar a melodia calma que transcorre ao longo do comercial.

A bola está na cena de abertura na tentativa de justificar a paixão brasileira por este esporte, em que ela é o centro das atenções.

Na sequência, é mostrado um tradicional “racha”, a famosa “pelada” entre crianças da vizinhança que sonham um dia em ser ídolos da seleção brasileira em uma Copa do Mundo.

O detalhe das cores é bastante relevante nesta cena. Além da bola estar pintada de verde e amarelo, a blusa da criança que a “mata no peito” é azul e o céu tem um azul muito claro, de uma coloração quase branca, fazendo alusão às cores da bandeira brasileira (verde, amarelo, azul e branco).

Observando mais detalhadamente os traços físicos das crianças, podemos perceber que são morenas ( uma de cabelo mais liso e a outra um pouco mais crespo) , o que revela a diversidade da formação do povo brasileiro, com característica física correspondente à mistura entre o indígena, o europeu e o africano.

O importante na “pelada” é a descontração e o espírito esportivo que começam a ser trabalhados nas crianças...

Figura 46

Por isso a vibração de um gol marcado para elas é a mesma do que o comemorado em uma Copa do Mundo...

O comercial termina com a imagem de um jogador cabeceando a bola em cima do slogan da TAM, dando a entender que o brasileiro é o melhor do mundo neste esporte e por isso merece voar na melhor empresa aérea.

Figura 48

Além das imagens e do fundo musical que compõem este anúncio publicitário, o texto dito na voz persuasiva do narrador também merece destaque, porque arremata a ideia de comparação entre o esporte (futebol) e a companhia de transporte (TAM) “preferida” pelos brasileiros:

“Dizem que o brasileiro nasceu pra jogar bola, mas na verdade o brasileiro nasceu mesmo pra voar. A TAM, patrocinadora da seleção brasileira, parabeniza a todo o Brasil por sediar a Copa de 2014.”

Este pequeno texto, aparentemente simples, faz alusão à condição do Brasil carregar o estereótipo de ser o país do futebol e da habilidade que os brasileiros, de modo geral, têm de “voar” com a bola. Desta maneira, a TAM emprega um jogo de palavras, fazendo um trocadilho entre os verbos “jogar” e “voar”, a fim de estabelecer uma empatia com o público-alvo e convencê- lo a voar por esta empresa aérea.

4.1.2 O comportamento do brasileiro em relação às festas típicas e à paixão pelo futebol na campanha publicitária da Cerveja Skol.

Outros dois comerciais escolhidos para compor o corpus deste trabalho foram os da cerveja Skol. Tanto o do futebol como o de São João levantam questões do comportamento de um brasileiro em relação a estes temas e, através de simples ilustrações, mostram como age um torcedor apaixonado por este esporte e como é comemorada a festa Junina no Brasil.

A proposta da Skol é definir as principais características de um torcedor e da festividade de São João, colocando a cerveja desta marca como um símbolo presente e fundamental nestes momentos. A “ideia” que envolve esta campanha publicitária deixa claro que a cerveja Skol é tão típica do consumo dos brasileiros como a festa Junina e a paixão pelo futebol. Na verdade, a proposta é criar uma espécie de “rótulo” que associe o consumo desta cerveja com a festa de São João e com o comportamento típico de um torcedor brasileiro. Assim como o futebol é o esporte mais popular no Brasil e a festa junina é uma festa tipicamente brasileira, a Skol é a cerveja preferida e mais consumida neste país.

Figura 49

Figura 50

Toda caracterização acontece em torno da bebida que não pode faltar nestes eventos. Desta forma, a cerveja Skol ganha relevância nestas ocasiões, porque faz parte delas.

Esta campanha publicitária traz como função apelativa o humor pelas comparações exageradas como, por exemplo, a do noivo que na noite de núpcias prefere torcer pelo seu time, bebendo uma Skol, do que consumar o casamento.

Figura 51

A linguagem verbal desta cena (“quer uma Skol?”) ganha significado com o jogo de expressões não verbais do casal, criando um contexto propício para o exagero transformar-se em humor.

A linguagem humorística encontra-se justamente nas expectativas contrárias do casal – ela, querendo seguir “a risca” os preceitos do matrimônio e ele, interessado apenas na partida de futebol com a sua Skol.

Apesar da campanha Skol de São João também usar como apelo as comparações exageradas, o foco deste anúncio publicitário é destacar a preferência por esta marca de cerveja, assim como incorporá- la às tradicionais brincadeiras desta festa, como a pescaria e a argola, por exemplo.

Figura 52

4.1.3 Valorização das belezas naturais na campanha publicitária promovida pelo Ministério do Turismo do Governo Brasileiro.

Ainda dentro da perspectiva de valorizar a cultura do Brasil trazendo-a para as aulas de PBE, foi analisada também a campanha publicitária do governo brasileiro, em 2006, para estimular o turismo local, sugerindo aos próprios brasileiros que visitem mais o país.

Este comercial explora o colorido, mas também trabalha o contraste entre o preto e o branco, o claro e o escuro, a luz do dia e do entardecer, tanto nos monumentos como nas roupas dos bailarinos que protagonizam o vídeo. Isso ocorre justamente para enfatizar a diversidade regional e de cores que valorizam as belezas naturais e culturais nos quatro cantos do Brasil.

A alegria é a marca registrada neste vídeo. Os protagonistas aparecem felizes, como se estivessem realmente se divertindo, aproveitando as atrações do lugar.

Figura 54

As representações de fé ou de danças típicas em praias do litoral brasileiro compõem um cenário convidativo.

Figura 55

Figura 56

A música é animada, alegre, e sua melodia parece uma mistura de ritmos tipicamente brasileiros como o samba, o frevo e o axé. A letra, cantada por Daniela Mercury, várias vezes exalta o sentimento nacionalista com frases como: “meu país, teu

país”, que junto a imagens da bandeira brasileira - balançando com o vento ou estilizada

em um pandeiro - intensificam esse apelo.

Figura 57

Figura 58

Como a ideia desta campanha publicitária é estimular o turismo pelo Brasil, o vídeo mostra alguns cartões postais das cidades brasileiras sob inúmeros ângulos e jogo de luz, com o intuito de encantar e atrair o interesse do público-alvo.

Figura 59

Ouro Preto – Minas Gerais.

Figura 60

Farol da Barra – Bahia.

Cristo Redentor – Rio de Janeiro.

Figura 62

Cataratas – Foz do Iguaçu.

Além da arquitetura e das belezas naturais valorizadas nos postais, também ganharam destaque os trajes típicos que identificam os brasileiros de acordo com a sua cidade. As vestimentas são variadas e as cores, tecidos e cortes condizem com o traço cultural de cada região. Assim, pode-se observar a roupa branca e rodada da baiana, com colares e pulseiras, em contraste com a bombacha, o chapéu, as botas, o lenço vermelho no pescoço e o chimarrão do gaúcho.

Figura 63

Figura 64

Esse comercial traz as imagens do Brasil representadas nas belezas naturais, na arquitetura, nas danças populares e nos trajes regionais. É um bom recurso a ser trabalhado em sala de aula, porque além do ethos brasileiro o professor pode explorar a variedade linguística encontrada nesse imenso país.

Documentos relacionados