• Nenhum resultado encontrado

Análise do primeiro encontro da intervenção metodológica

5 ANÁLISE DE DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

5.3 Categorização e análise dos dados colhidos durante a intervenção

5.3.1 Análise do primeiro encontro da intervenção metodológica

Como já foi citado na metodologia, a rotina dos encontros contou com quatro momentos: o primeiro onde temos a explicação de conceitos com a mediação software geogebra e realização de atividades com o acompanhamento dos alunos; o segundo com a realização de atividades pelos estudantes com a mediação software geogebra sob o monitoramento do professor; o terceiro com a realização de um momento de reflexão sobre as aprendizagens suscitados a partir das atividades realizadas; e o quarto com a aplicação do questionário de identificação de aprendizagem.

As informações colhidas neste dia da intervenção metodológica se consolidarão na primeira categoria desta pesquisa, que trata sobre o estudo dos pontos no plano cartesiano.

É válido relembrar que nesta etapa da pesquisa este autor assume a postura de professor pesquisador.

A Figura 7 mostra o momento em que os alunos encontravam-se realizando uma atividade proposta no encontro de intervenção metodológica.

Figura 7: Alunos realizando atividade durante a intervenção metodológica

Fonte: Foto retirada pelo autor

O primeiro encontro da intervenção metodológica aconteceu no dia 3 de maio de 2017. Seu principal propósito foi apresentar software geogebra e suas ferramentas, levando os alunos a se familiarizarem com o aplicativo. Para tanto, optou-se por trabalhar como a identificação de pontos e a construção de segmentos e retas no plano cartesiano, por se tratar de conteúdos bem elementares e necessários para uma melhor compreensão do viria a ser estudado nos encontros seguinte.

No momento inicial do encontro foram apresentadas as ferramentas do software geogebra, partindo desde como localizá-los na pasta de programas do computador até o acionamento do programa para abertura da sua tela inicial. Tal procedimento parece simples, porém dado a pouca habilidade de alguns alunos com o uso do computador, tomou-se um certo tempo com esta ação sendo necessário que os alunos com maior conhecimento ajudassem aqueles com mais dificuldades. À medida que este procedimento ia se repetindo ao logo dos encontros esta dificuldade foi rapidamente sendo superada.

Com pouco tempo de exploração livre do aplicativo, percebeu-se que muitos alunos já haviam se familiarizado bem com as ferramentas básicas do software, pois em algumas telas encontrávamos construções de formas geométricas envolvendo pontos, retas, polígonos e círculos.

Após a explicação e realização de atividades com a mediação software geogebra, os alunos fizeram atividades sob o monitoramento do professor. Analisaremos a seguir a Atividade 1.1.

Análise da Atividade 1.1 - Identificação de pontos no plano cartesiano

Esta atividade (ver Apêndice D) tem o objetivo de desenvolver conhecimentos no aluno para a identificação e localização de pontos no plano cartesiano. Ela está dividida em duas etapas. Na primeira a ser realizada com o auxílio do software geogebra, os alunos foram orientados a construírem pontos, identificado suas coordenadas, e a construírem segmentos utilizando os pontos anteriormente identificados e realizarem movimentos nos pontos com fins de perceberem a alteração nas coordenadas dos pontos e no comprimento dos segmentos.

A Figura 8 traz a ilustração desta atividade no ambiente do software geogebra. A segunda etapa da atividade, a ser realizada no próprio formulário de atividade consiste na localização dos pontos A(2, 3); B(-1, 2); C(4, 0); D(5, 0); E(-3, 1); F(1,- 4)no plano cartesiano e na construa os segmentos AB, CD e EF. Na Figura 9 temos uma solução da atividade feita pelo aluno FHFC.

Figura 8: Representação da construção do gráfico proposto pela Atividade 1.1

Fonte: Autor

Figura 9: Resposta do aluno FHFC a pergunta: a) Localize no plano cartesiano abaixo os pontos A (2, 3); B(-1, 2); C(4, 0); D(5, 0); E(-3, 1); F(1,- 4). e b) Construa os segmentos AB, CD e EF.

Fonte: Pesquisa direta

De um mondo geral esta atividade não apresentou dificuldades para sua realização, 10 alunos (83,3%) a responderam corretamente sendo que 2 (16,6%) cometeram

erros confundindo as coordenadas de “x” com “y” em alguns pontos que foram representados

no plano cartesiano.

Porém algo que chamou muita atenção dos alunos foi à dinamicidade do software em alterar instantaneamente as coordenadas do ponto à medida que os alunos movimentavam

o ponto com a ajuda do mouse. O comentário do aluno AMVL, destacado na Figura 10, ilustra o sentimento dos alunos ao realizarem a atividade.

Figura 10: Comentário do aluno AMVL sobre a Atividade 1.1

Fonte: Pesquisa Direta

Com base nos dados coletados na atividade e no questionário de identificação de aprendizagem, esta atividade, embora simples, pode proporcionar boas aprendizagens, entre elas destacam-se: melhor entendimento do que é um plano cartesiano; identificação das coordenadas de um ponto no plano cartesiano e localização de um ponto no plano cartesiano dado suas coordenadas.

A Figura 11 ilustra algumas das aprendizagens citadas pelos alunos com a realização desta atividade

Figura 11: Resposta dos alunos MANS e CEGS para a pergunta: O que você aprendeu ao realizar esta atividade? (referindo-se à Atividade 1.1)

Fonte: Pesquisa Direta

Quando questionados sobre as contribuições do software na construção dos conhecimentos adquiridos ao realizarem esta atividade foi destacado que o aplicativo ajuda na

visualização do ponto no plano e na compreensão da relação entre as coordenadas de um ponto com os eixos do plano cartesiano.

Na Figura 12, podemos observar alguns comentários dos alunos sobre as contribuições do software nesta atividade.

Figura 12: Resposta dos alunos AFO e CEGS a pergunta: Qual foi a contribuição do software geogebra para a construção dos conhecimentos que você aprendeu nesta atividade? (referindo-se a Atividade 1.1)

Fonte: Pesquisa direta

Finalizado o primeiro dia de encontro, algumas dificuldades foram levantadas pelos alunos, dentre elas destaca-se principalmente o uso do computador e o manuseio das ferramentas do software, conforme podemos ver nos comentários dos alunos FEAC e MRL, na Figura 13.

Figura 13: Resposta dos alunos FEAC e MRL, para a pergunta: Que dificuldades você teve ao longo do encontro? (referindo-se ao 1º encontro da intervenção metodológica)

Fonte: Pesquisa direta

Ao longo dos demais dias de encontro, estas dificuldades deixaram de ser identificadas nos questionários, nos levando a concluir que à medida que os alunos utilizavam o computador aprendiam a manusear as ferramentas do software.