• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE DE DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

5.1 Caracterização dos sujeitos da pesquisa

Para uma melhor interpretação e análise dos dados colhidos neste trabalho, é de fundamental importância um conhecimento minucioso acerca dos sujeitos pesquisados, e para isso os 12 alunos que participaram da intervenção metodológica foram submetidos a um questionário de caracterização (ver Apêndice B), com questões abertas e fechadas que foi aplicado no dia 2 de maio de 2017. As informações apresentadas nesta seção têm como base a análise dos dados colhidos neste instrumento.

Já sabemos que os alunos são da 1ª série do ensino médio, do turno da manhã, porém estes não são oriundos de uma mesma sala de aula. Cinco são da turma do 1º A, três da turma do 1º B e quatro do 1º C.

Dos 12 alunos pesquisados, com idades entre 14 a 16 anos, 6 são do sexo masculino e 6 são do sexo feminino. Um coincidente equilíbrio de sexo, uma vez que a seleção dos alunos conforme já foi mencionado na metodologia não levou em consideração este fator e sim a ordem de inscrição para participar da pesquisa.

Por questões éticas, a identidade dos participantes não será revelada, sendo eles referenciados apenas com as letras iniciais de seus nomes.

As informações colhidas no questionário referentes ao contato dos alunos com a informática foram consolidadas e estão representadas no Gráfico 1.

Gráfico 1: Informações dos sujeitos da pesquisa referentes ao contado com a informática

Fonte: Pesquisa direta

Pelo Gráfico 1 podemos observar que o contato dos alunos pesquisados com o computador não é muito grande, pois apenas 4 (33,3%) possui acesso a computador em sua residência e mesmo na escola, apenas 5 (41,6%) já tiveram aulas no laboratório de informática.

9 alunos (75%) informaram que acessam a internet e quando questionados sobre os sites que costumam visitar apontaram as redes sociais, entre elas o facebook e o whatsapp, além de sites de vídeos, como o youtube. Este cenário reforça a necessidade de uma melhor orientação aos jovens quanto ao uso da internet como instrumento de obtenção de conhecimento e não apenas de entretenimento.

Ainda sobre esta questão outro dado nos levanta uma inquietação, 3 alunos (25%), informaram que não tem o hábito de acessar a internet, o que nos revela que apesar dos avanços da tecnologia, estando à internet cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, ainda encontramos jovens em idade escolar que não utilizam este recurso.

Outro fato importante de ser observado é que nenhum dos alunos pesquisados afirmou conhecer o software geogebra. O que nos leva a refletir o quanto ainda é necessário avançar, seja na formação de professores para a utilização do software em suas aulas, ou no melhor planejamento das ações metodológicas no sentido de inserir o computador nas suas

12 3 7 8 0 9 5 4 0 2 4 6 8 10 12 14 JÁ CONHECIA/UTILIZOU O SOFTWARE GEOGEBRA?

COSTUMA ACESSAR A INTERNET? JÁ TEVE AULA NO LEI? TEM ACESSO A COMPUTADOR EM CASA?

práticas pedagógicas. Tudo isto no sentido de fazer os alunos ter mais contato com este aplicativo.

As informações do questionário referentes ao envolvimento dos alunos com a matemática estão consolidadas no Gráfico 2.

Gráfico 2: Informações dos sujeitos da pesquisa referentes ao seu envolvimento com a matemática

Fonte: Pesquisa direta

Uma constatação relevante nos mostra que 7 alunos (58,3%) afirmam que tem dificuldade no aprendizado da matemática, e ao citarem os conteúdos que apresentam mais dificuldades destacam-se com mais frequência a operação de divisão, o jogo dos sinais e a resolução de equações. Na Figura 3, podemos observar alguns comentários dos alunos sobre suas dificuldades na matemática.

Figura 3: Resposta dos alunos MRL, JPS e FBF para a pergunta: Você sente alguma dificuldade de aprendizagem dos conteúdos de matemática? Se sim descreva em que e qual a sua dificuldade.

Fonte: Pesquisa direta 1 6 11 5 11 6 1 7 0 2 4 6 8 10 12

CONSIDERA QUE O USO DA TECNOLOGIA PODE AUXILIAR NO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA? TEM DIFICULDADES DE COMPREENDER

GRÁFICOS DE FUNÇÕES? JÁ ESTUDOU O CONTEÚDO DE FUNÇÕES

QUADRÁTICAS ?

SENTE DIFICULDADE NOS CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA?

Estas dificuldades apresentadas pelos alunos estão em consonância com o que afirma Barreto (2009), que constatou em sua pesquisa, que as operações numéricas, o jogo dos sinais e as operações com a utilização de letras, ou seja, a resolução de equações, constituem obstáculos para aprendizagem da matemática.

Sobre o conteúdo de funções quadráticas, sabemos que os alunos ainda não tiveram contato com este assunto na sala de aula no ano de 2017, porém este conteúdo consta na proposta curricular de matemática do 9º ano do ensino fundamental, no entanto 11 alunos (91,6%) afirmaram nunca ter estudado este conteúdo. Apenas 1 aluno (8,3%) disse já ter visto este conteúdo, no entanto destaca ter pouca lembrança, conforme podemos ver em seu comentário na Figura 4.

Figura 4: Resposta do aluno FBF para a pergunta: Nas aulas de matemática, você já estudou funções quadráticas?

Fonte: Pesquisa Direta

Isto evidencia que o nível de desenvolvimento real para com o conteúdo de funções quadráticas é praticamente insistente. A análise do teste de sondagem de conhecimentos realizado antes da intervenção metodológica, que veremos na seção 5.2, também reforça esta afirmação.

Um fato importante percebido no perfil dos alunos é que metade possui dificuldade na compreensão de gráficos de função, sendo que esta habilidade foi bastante trabalhada nos encontros de intervenção metodológica com a mediação do software geogebra.

Em consonância com o pensamento de D‟Ambrósio (1999, 2001), Pais (2008) e Sancho (2006), 11 alunos (91,6%) consideram que o uso da tecnologia pode auxiliar na aprendizagem da matemática. Na Figura 5, destaco alguns comentários dos alunos sobre este assunto.

Figura 5: Resposta dos alunos FEAC, MJMC e AQNM para a pergunta: Você considera que o uso da tecnologia pode auxiliar no aprendizado da matemática? Se sim, descreva em que você acha que ela pode contribuir.

Fonte: Pesquisa direta

Como sugestão para melhorar o processo de ensino e aprendizagem da matemática, 8 alunos (66,6%) destacam o uso da tecnologia nas aulas de matemática. A Figura 6 traz alguns dos comentários dos alunos sobre esta questão.

Figura 6: Resposta dos alunos FBF, MJMC para a pergunta: O que você sugere ou sugeria para melhorar o processo de ensino e aprendizagem da matemática?

Fonte: Pesquisa direta

Sabemos que diante das muitas possibilidades de trabalho em sala de aula, o uso da informática pode ser um caminho a ser seguido com o propósito de melhorar processo de ensino e aprendizagem.

Pelos comentários dos alunos, percebemos que há um interesse, e até mesmo um desejo por um processo de aprendizagem mediado pelo uso da tecnologia. O que é plenamente compreensível, considerando que se trata de jovens que vivem muitas vezes

imerso neste mundo da informação on-line, pois como retrata Parnaiba e Gobbi (2010) eles já são considerados nativos desta era digital.

5.2 Análise do desempenho dos alunos no teste de sondagem de conhecimentos aplicado