• Nenhum resultado encontrado

4. IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.2 ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO FINAL

Após o desenvolvimento em sala das 4 sequências didáticas previstas, aplicamos o questionário de sondagem final, para verificar se o aprendizado ocorreu da forma que notamos durante as aulas. Este questionário possuía as mesmas questões que o inicial e serviu para reafirmar o que observamos em sala de aula ao longo das sequências:

Analisando novamente a questão 1 que visava identificar se os estudantes percebiam a relação entre a disciplina de Artes e a de Ciências, diferente do primeiro momento onde 63% dos estudantes responderam que existe essa relação e 37 % responderam que não, desta vez 100% dos estudantes declaram existir relação entre ambas as disciplinas. A seguir temos algumas das respostas dos participantes:

Quadro 10. Respostas dos estudantes quanto a aprendizagem em Ciências através da observação de uma Gruta

Estudante Existência da relação entre a disciplina de Ciências e Artes

E2 Sim, por envolver na observação do meio e da paisagem

E6 Sim, porque as pinturas podem ter plantas, animais e corpo humano.

E7 Sim, temos vários lugares do mundo sendo pintado em quadros de paisagem e as paisagens tem a ver com a biodiversidade

E8 Sim porque a arte representa algo de aprende e não só para enfeita E10 Sim porque a gente aprende muitas coisas com a Arte e a Ciências

junto os dois. As obras de arte Fonte: A autora.

Fonte: A autora

Levando em consideração as respostas de E2 e E10 observamos que estudantes desenvolveram uma consciência crítica em relação ao papel de uma obra de arte. Antes da aplicação das sequências várias foram as respostas que demonstravam que para eles como já visto uma obra poderia ser diretamente associada a beleza. No entanto, essa perspectiva mudou e os estudantes passaram a atribuir às obras de arte um papel de aprendizado ao qual eles declaram serem possíveis por meio da observação ou da análise de uma obra.

Em relação a questão 2, que visava verificar se os estudantes acreditavam que disciplina de Artes poderia contribuir para aprender os conteúdos da disciplina de Ciências, 100% dos estudantes afirmaram que a Artes pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos de Ciências. No quadro a seguir tem-se as respostas dadas:

Quadro 11. Respostas dos estudantes quanto a contribuição da disciplina de Artes para aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Ciências

Estudante Contribuição da disciplina de artes para aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Ciências

E1 Sim, porque tem várias pinturas sobre a natureza como a gruta de Joseph Wright.

E6 Sim, através de desenhos e pinturas facilita o aprendizado da matéria de Ciências

E8 Sim porque a arte representa a Ciência

E10 Sim, pelas obras de artes tem Ciências o que se vê e Ciências e Artes junto

E11 Sim, ajudando o meio ambiente Fonte: A autora.

Comparando as respostas dos estudantes em relação ao primeiro questionário, percebe-se que o E1, E6 e E10 que haviam respondido incialmente que a Arte contribuía para a aprendizagem dos conteúdos de Ciências mantiveram suas respostas, porém as reformularam. Nestas agora, ficou bastante evidente que eles passaram a enxergar de forma clara a contribuição da Arte para com a Ciência e a forma como isso poderia ocorrer, a exemplo mais especificamente na E6.

Já os estudantes E8 e E11 que haviam respondido inicialmente que não poderia ocorrer essa contribuição pelo fato de não haver relação entre as matérias,

no questionário final, modificaram suas respostas, dando enfoque para a Arte como uma forma de representar a Ciência e ajudar o meio ambiente.

Ambas as respostas refletem novamente a contribuição das sequências didáticas para a aprendizagem de Ciências e reestabelecimento da relação dela com as Artes. Além disso, foi bastante positivo que eles tenham inserido nas suas respostas também a questão ambiental uma vez que demonstram avanço quanto o entendimento de que todos os assuntos trabalhados refletem no meio ambiente e cabe a eles entender essa ligação e pensar na preservação ambiental.

Referente agora a questão 4, que buscava saber se para os estudantes existia relação entre as pinturas artísticas e Ciências novamente obtivemos resultados positivos onde 100% dos participantes declararam haver a existência dessa relação. Dentre algumas respostas justificadas selecionamos para a discussão as seguintes:

Quadro 12. Respostas dos estudantes quanto a existência da relação entre as pinturas artísticas e Ciências

Estudantes Existência da relação entre as pinturas artísticas e Ciências

E6 Sim a de ter elementos científicos

E7 Sim, existe relação como a Gruta das Encantadas E9 Sim existe relação entre pinturas artísticas e Ciências Fonte: A autora.

As respostas para essa pergunta novamente demonstram e reforçam que os estudantes desenvolveram a capacidade perceptiva e associativa do conhecimento científico com as pinturas. Um exemplo claro é a respostaE6. Em primeiro momento o estudante afirmou nunca ter visto uma pintura relacionada com a Ciências e ao final das sequências, afirmou acreditar que a relação entre ambas as áreas está nos elementos científicos que uma pintura pode ter.

Com relação a questão 5, referente a crença de que era possível aprender Ciências através da observação de uma Gruta, do mesmo modo que no questionário inicial obtivemos 100% de concordância dos estudantes. Dentre algumas das que foram justificadas encontramos:

Quadro 13. Respostas dos estudantes quanto a aprendizagem em Ciências através da observação de uma gruta.

Estudantes Aprendizagem em Ciências através da observação de uma gruta.

E1 Sim, através da gruta de Joseph Wright E2 Sim, para termos ideia de como é E5 Sim, observando bem

E9 Sim, lá tem coisas da Ciência

E11 Sim, sobre a luz, bichos, animais etc Fonte: A autora.

No questionário inicial, os estudantes atribuíram a aprendizagem através da observação de uma gruta a imagens, para utiliza-las em explicações para ensino de determinado conteúdo. As respostas se mantiveram, todos continuaram acreditar na possibilidade de aprendizagem por meio da observação de uma gruta. No entanto, o que percebemos no quadro acima, é que os estudantes deram destaque em suas respostas, as observações e em cada elemento que lhes foram significativos no processo de aprendizagem. A exemplo o estudante E1 associou o conhecimento sobre grutas a pintura de Joseph Wright. Já o estudante E11 atribuiu a possibilidade de aprendizagem a tudo que foi visto durante as aulas, como a luz e animais.

Outra questão na qual foi mantida 100% das perguntas com a resposta “sim” foi a questão objetiva número 6, que visava descobrir se para os estudantes havia relação entre a disciplina de Ciências e uma Gruta. Todos os participantes reafirmaram existir essa relação.

Como incialmente acreditava-se que os estudantes associavam diretamente a palavra Ciências com natureza e meio ambiente aproveitamos desse conhecimento prévio, dessa associação para o trabalho em sala. Pois, na concepção de Pelizzari: “A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio.”

No entanto, acredita-se que dessa vez a ocorrência das respostas não se deu somente por relacionarem a palavra Ciências com a palavra natureza, mas, sim como demonstrado nas demais questões, porque eles realmente passaram a enxergar e entender essa relação por meio das sequências.

Quanto a questão 7 voltada a saber se para os estudantes existia alguma gruta na região em que eles moravam como já observamos no questionário inicial

72% responderam que havia, no entanto, esse número foi reduzido para 63%. Embora trabalhado em sala que as grutas que poderiam ser encontradas na região em que os estudantes habitam, acredita-se que houve redução nas repostas pelo fato de que o enfoque da nossa abordagem foram as grutas litorâneas. Parte do grupo pode ter levado em conta que onde moram não existem grutas, tal como as que demos enfoque como a de Joseph Wright e a Gruta das Encantadas.

Essa reposta gerou grande dualidade quanto a análise pois, por um lado demonstra que talvez fosse necessário explicitar melhor a diferença entre as grutas de forma geral e as grutas litorâneas. Já por outro lado mesmo havendo essa redução a resposta foi vista como positiva porque demonstra que parte do grupo dos estudantes, passou a conhecer a Gruta das Encantadas tão a fundo de modo a ser capaz de entender que esta gruta é uma formação de biodiversidade única, e não existe nada igual a no local onde vivem.

Já nas questões 8, 9 e 10, questões objetivas, visavam perceber qual a familiaridade dos estudantes com o ambiente natural do litoral paranaense, com a Ilha do Mel e com a Gruta das Encantadas. Como resposta da questão 8, obtivemos a mesma porcentagem onde 72% dos estudantes declararam conhecer o litoral paranaense.

Quanto a questão 9, assim como na anterior, onde inicialmente 36% dos estudantes declararam conhecer a Ilha do Mel, mas no questionário final apenas 18% declararam conhecê-la. Já em relação a questão 10 que visava saber se os estudantes conheciam a Gruta das Encantadas a resposta permaneceu a mesma sendo que todos os estudantes declararam não conhecer esta Gruta.

No caso das questões 8 e 9, essa mudança significativa, quando se fala em conhecer o local, se deve ao fato dos estudantes terem entendido o modo “conhecer” como além de estar fisicamente no local, ou seja, conhecer de forma aprofundada através do aprendizado que ocorreu em sala de aula. O mesmo ocorreu na questão 10 em que as respostas foram mantidas. No entanto, como inicialmente já havíamos tido essas respostas, ficou comprovado que o “conhecer” neste caso envolvia também estar no local fisicamente.

Quando mudamos o foco das perguntas novamente e agora perguntamos se eles acreditavam que a Arte e a Ciências poderiam ajudar ou não na preservação

ambiental, obtivemos 100% das questões respondidas com um “sim”. Dentre algumas justificativas:

Quadro 14. Respostas dos estudantes em relação a contribuição da Arte e da Ciência para a preservação ambiental.

Estudante Arte e a Ciências poderiam ajudar ou não na preservação ambiental

E2 Sim, para termos ideia de como é e não podermos destruir E6 Sim, pois arte é cultura e faz

parte de tudo

E8 Sim que a arte pode ajudar só de ver

E11 Sim porque podemos falar sobre os problemas com a Arte. Fonte: A autora.

No questionário inicial quando realizada esta pergunta, os estudantes não sabiam ao certo se essa contribuição poderia ocorrer, bem como não souberam justificar a resposta dada. Em contrapartida, no questionário final tivemos além da resposta sim, várias justificativas que envolveram e demonstraram as diferentes percepções ambientais.

Alguns exemplos disso temos a reposta E2 onde o estudante declara que conhecendo a natureza através da Ciência pode-se então preservá-la. Essa resposta coincide com a E8 onde foi dito que a Ciência pode ajudar “só de ver”. Essas duas respostas refletem de maneira direta a relação que eles desenvolveram observando as imagens. Os estudantes passaram ter a consciência de que uma imagem quando estudada detalhadamente contribui para a aprendizagem.