• Nenhum resultado encontrado

INVESTIGAÇÃO NÃO INTERVENCIONISTA

Parte 2 Análise dos componentes do grafismo animado

1- Duração

2- Técnica usada:

a) Animação

b) Captação de vídeo

c) Ambas

3- Objectos constituintes (ex.: tipografia, imagens 3D, vídeo, fotografia, logótipo, desenhos, gráficos, etc.)

4- Imagem

a) Cores (monocromáticas, policromáticas, complementares, análogas, sólidas, gradiente)

b) Tamanho

c) Formato (geométrico, orgânico, híbrido, tridimensional, linear)

d) Superfície (texturado, delineado, sombras, iluminação)

5- Tipografia (caixa-alta, caixa-baixa, estilo, legibilidade, etc.)

6- Logótipos do canal e programas (o que lhes acontece, como surgem, como são constituídos, conceito, cores, símbolos, tipografia)

7- Som (ex. real, linguagem humana, música, ruídos, silêncio, efeitos especiais, etc.)

8- Tempo (análise feita através dos cortes, transições e efeitos

temporais, ex. expandido, comprimido, flash back, slow motion, dissolve, etc. e do tempo do movimento dos objectos, observando o ritmo e que sensações transmite.)

9- Movimento no espaço

a) Câmara (zooms, panorâmicas, travelling, mosaico etc)

b) Objectos (deslocação, trajectória, direcção, rotação, translação, transformação, superposição, justaposição, etc)

10- Composição (espaço aberto ou fechado através de

enquadramentos mais abertos ou fechados, cortes rápidos ou lentos, sensação de espaço tridimensional ou plano)

11- Leitura (horizontal, vertical, centrada, equilibrada, desequilibrada, amontoada, ritmada, repetida, alternada)

a) Hierarquia

b) Texto

c) Imagem

d) Som e) Todos

3.1.3. IDENTIFICADORES CORPORATIVOS

DA MTV PORTUGAL

3.1.3.1. VINHETAS DE IDENTIFICAÇÃO

Capacete:

Esta vinheta (vídeo 1, anexo A)para além de identificar o canal, anuncia que todo o conteúdo que vai ser mostrado de seguida trata-se apenas de publicidade.

Pode observar-se uma pessoa com um capacete, dando a ideia de ser um piloto de avião a jacto, motociclismo ou de fórmula 1, em anda- mento e a grande velocidade, não sendo possível perceber com maior

detalhe pois este apenas é visível dos ombros para cima e o veículo não é mostrado. O cenário de fundo surge desfocado, dando a ilusão de grande velocidade, conforme é visível no reflexo da viseira do piloto ou no plano de fundo. Surgemluzes e cores que poderão ser de carros, casas, pessoas, etc. Existem também alguns objectos, mais abstractos, que são projectados contra o capacete, contribuindo para a sensação de velocidade.

O facto de não se mostrar o veículo a que o piloto se desloca, pode estar associado com a possibilidade de se querer que o público se fo- que na emoção e no abstracto e não na condução e tipo de veículo em concreto.

Esta vinheta pretende transmitir velocidade, adrenalina, a energia vivida pelos jovens e tem a duração de 4 segundos que tiram partido da técnica de animação 3D. O formato do personagem da animação, dos reflexos que se encontram no seu capacete e demais efeitos que se observam a voar são realistas, enquanto que o cenário não é identificá- vel. Recorre-se a diversas cores, dando ênfase a tonalidades alternadas entre quentes-frias-quentes.

As cores são essenciais para a sensação de arrastamento e grande velocidade, dando a sensação de passagem por uma diversidade de locais em constante mudança. Não são visíveis objectos sólidos, mas apenas rastos ou linhas que também são instáveis e que apresentam diversas cores.

O som da vinheta é uma música, que também contribui para a ideia de velocidade, de adrenalina e radicalismo, existindo sincronia entre esta e a imagem. Quando alguns dos objectos embatem na viseira do piloto, na música surge uma voz que indica mal-estar.

O surgimento do logótipo da MTV provoca o aumento de ritmo da música e da velocidade dos elementos em cena.

No que respeita ao tempo transmitido, este parece ser muito seme- lhante à realidade, mas num ritmo acelerado. Existem planos muito curtos, ou seja, cortes muito rápidos, dando a sensação de que tudo ocorre numa pequena fracção de tempo devido à grande velocidade em que a cena decorre. Para além disso, tudo o que envolve o piloto movimenta-se e altera-se muito rapidamente.

Figura 42 Fotogramas da vinheta de identificação Fonte: Canal da MTV Portugal. [Consult. a: 4 de Maio a 14 de Maio de 2012]

Nesta vinheta não existe qualquer tipo de movimento de câmara. As informações são dadas ao espectador através de mudanças de pla- nos e de enquadramentos. Alguns planos são especialmente fechados, destacando o capacete de lado ou o piloto de frente.

O corpo do condutor inclina-se de vez em quando para a sua es- querda, como que a desviar-se de objectos que possam vir contra ele. Os restantes objectos e os arrastamentos de luzes e cores, que vão do sentido exterior do ecrã para o seu interior, acabando até por ultrapas- sar o piloto. Estes movimentos mais uma vez transmitem a ideia que o condutor se encontra em andamento, no sentido do ecrã.

O signo visual do canal surge através de um fundo branco. Este último aparece primeiro de cima para baixo e só depois o logótipo no sentido inverso, preenchido pelas imagens do piloto que estão a ser transmitidas atrás. O fundo branco cresce, ocupando a totalidade do ecrã, observando-se apenas o signo visual da emissora. A palavra pu- blicidade surge a branco sob um rectângulo com as imagens do condu- tor da esquerda para a direita, em caixa-alta, numa letra sem patilha, condensada, constituindo o único elemento textual da vinheta.

A imagem e o som transmitem os valores pretendidos pelo canal, não sendo um elemento mais importante que o outro, mas é principal- mente através do movimento que estes são compreendidos.

Animais

Nesta vinheta, (vídeo 2, anexo A),observa-se um animal sozinho, a preto e branco, numa floresta. Um outro animal, todo ele colorido, em tons de rosa e laranja, aproxima-se dele, tocando-lhe e transmi- tindo-lhe as suas cores. Lentamente, vão surgindo outros animais que acabam por ter a mesma atitude, tornando o primeiro animal multi- cor. A própria floresta, que inicialmente também estava a preto e bran- co, com este fenómeno acaba por ficar colorida.

Os significados transmitidos por esta vinheta estão relacionados com a solidão vs amizade. O primeiro animal a surgir encontra-se a preto e branco exactamente por se encontrar sozinho e triste.

Figura 43 Fotogramas da vinheta de identificação Fonte: Canal da MTV Portugal. [Consult. a: 4 de Maio a 14 de Maio de 2012]

A vinheta divide-se em dois momentos. Um primeiro, a preto e branco, sugerindo tristeza, angústia e solidão da personagem. Um se- gundo momento, em que surgem diversos animais que se juntam ao primeiro e lhe dão um abraço de forma a deixá-lo feliz, conseguin- do que ele e tudo em redor ganhe cor. Neste contexto, a cor sugere amizade, companhia e alegria. As cores usadas são contrastadas, com predomínio de cores quentes. Esta vinheta pretende portanto mostrar que alguns dos valores da MTV são o conforto, a socialização, a extro- versão e a proximidade com o telespectador.

Com uma duração de 19 segundos, a vinheta resulta da técnica de animação 2D com a qual se desenharam os personagens e o cenário associado a uma música e à identidade visual da emissora. Cada per- sonagem tem um formato diferente, não sendo iguais entre si e não se assemelhando a seres vivos reais. São personagens imaginárias, de carácter infantil, alegres e carinhosos.

A música acompanha os momentos da narrativa, começando por ser calma e triste e ganhando alegria e ritmo acelerado quando surge a cor. No entanto, a música tem algo de aconchegante e confraterni- zante.

Nesta vinheta, não há muito a referir sobre o tempo. Não há ma- nipulação através dos cortes nem da duração dos planos, já que estes têm uma duração equilibrada e idêntica entre si. Em relação ao tempo do movimento dos personagens, estes movem-se com calma, mas não muito lentamente.

Ao contrário da vinheta anteriormente analisada, nesta existem alguns movimentos de câmara, que acabam por ser bastante subtis, transmitindo sensações agradáveis e aconchegantes. Em quase todos os planos da animação existe movimentos de câmara, como zooms, panorâmicas ou travellings que têm como objectivo enfatizar as sen- sações que se deseja transmitir. Quanto ao movimento dos objectos, existe o dos personagens e o da identidade visual.

Os personagens registam várias deslocações através dos movimen- tos em cena de um lugar para outro, em resultado das interacções en- tre eles, como rodearem-se uns aos outros e mostrarem afecto. Para além dos movimentos dos personagens, existe também o da identi-

dade visual. Neste caso acontece o mesmo que na vinheta analisada anteriormente, mas sem o elemento que se refere à publicidade.

Nesta vinheta os elementos coabitam graficamente pois partilham uma ambiência cromática, linguagem visual e ritmo. Cada elemento transmite sensações que reforçam os restantes elementos. Tanto o som como a cor, juntamente com o movimento, têm duas fases, alterando- -se de modo a mostrar a passagem da solidão para a amizade. Cada elemento apela a um sentido diferente: a imagem, à visão e o som, à audição.