• Nenhum resultado encontrado

Análise dos dados coletados através dos desenhos dos alunos

CAPÍTULO 4 – APRENDENDO COM A INFÂNCIA

4.2 Análise dos dados coletados através dos desenhos dos alunos

Como já vimos, foi pedido aos alunos que fizessem um desenho com o tema: “Uma aula muito legal”. O objetivo desta atividade foi o de verificar suas visões de professor e alunos no contexto de sala de aula.

Dois alunos faltaram nesse dia, portanto, temos 17 desenhos. Destes, apenas 7 mostram figuras de professor. Possivelmente este fato ocorreu por ter sido pedido aos alunos que retratassem uma aula, o que parece ter feito com que eles se preocupassem mais com os conteúdos ensinados. Tendo as disciplinas ou as atividades como foco, contamos com 5 desenhos referentes à aula de Matemática; 4 relacionados à aula de Inglês; 3 ligados à aula de Geografia; 2 de Ciências; 1 de Língua Portuguesa; 1 de Educação Física e 1 de Libras. Vejamos alguns exemplos:

A Jhenifer retratou a aula na qual a professora ensinou o conceito de fração utilizando barras de chocolate de verdade. Não desenhou a professora nem os alunos, mas destacou as barras de chocolate sobre as carteiras. Nota-se que os chocolates são diferentes, o que condiz com o relato da professora. No desenho da lousa ela escreveu: “Fração com chocolate”.

Figura 5 - Desenho da aluna Jhenifer

Duas aulas foram retratadas pela aluna Júlia: a de Matemática, na sala de aula e a de Educação Física, na quadra. Na parte do desenho que mostra a aula de Matemática está escrito “Matica” na lousa e há uma conta de multiplicação, com o resultado correto. A professora não foi desenhada, nem os alunos, mas escreveu o seu nome e o de duas colegas nas respectivas carteiras. Na parte do desenho que mostra a aula de Educação Física, ela pintou a quadra e desenhou a si mesma com uma bola na mão e uma colega, que identificou por “Melica”. Bem acima da quadra ela escreveu “Educaçao Físsica”, com caneta vermelha.

Figura 6 - Desenho da aluna Júlia

A Laiane retratou uma aula de Matemática, sobre frações. Não desenhou os chocolates, nem a professora e nem os alunos. Retratou a lousa, pintou todo o trabalho e desenhou flores. De acordo com Bédard (1998, pp. 53 e 77), normalmente as crianças desenham flores para agradar as pessoas; as flores também podem simbolizar alegria e busca de felicidade. Notei que este foi o único desenho com flores.

Figura 7 - Desenho da aluna Laiane

ATainá retratou uma aula de Matemática. Escreveu o título do desenho (“Uma aula muito legal”), colocou contas de dividir no desenho que fez da lousa, sem os resultados. Não desenhou a professora, nem os alunos. Ela desenhou sobre as carteiras retângulos brancos com linhas horizontais que se parecem com folhas de cadernos, mas, segundo ela, são representações dos chocolates. A Tainá também citou essa aula na entrevista.

Figura 8 - Desenho da aluna Tainá

A aluna Brenda retratou a aula de Geografia sobre as regiões do Brasil. Segundo relatos dos alunos e da professora, as crianças deveriam localizar as regiões no mapa e em seguida entrevistar pessoas da escola (alunos, funcionários, professores) para saber de qual região eles vieram. A aluna desenhou a professora, que está sorridente. Não desenhou os alunos, somente 3 carteiras. No desenho que fez da lousa ela escreveu: “Sair e pesquisar pela a escola”. Outra aluna, a Isabella, também mencionou essa aula durante a entrevista.

Figura 9 - Desenho da aluna Brenda

O Lucas também retratou a aula de Geografia, na qual os alunos tiveram de localizar as regiões no mapa e em seguida entrevistar pessoas da escola. Ele escreveu o título do desenho (“Uma aula muito legal”). No desenho da lousa, escreveu a data, o nome da disciplina, o assunto, desenhou o mapa do Brasil e escreveu as perguntas da pesquisa. Ele pintou o desenho utilizando apenas a cor verde.

Figura 10 - Desenho do aluno Lucas

A Bianca retratou uma aula no zoológico, referindo-se ao passeio que eles fizeram no segundo semestre. Desenhou a professora, com um vestido vermelho e o cabelo loiro (no dia em que foi feito o desenho a professora estava de vestido vermelho). O desenho é bem colorido, a professora está sorridente. Ao pintar, a aluna tomou bastante cuidado para não ultrapassar as linhas que delimitam os objetos e seres que ela desenhou.

Figura 11 - Desenho da aluna Bianca

O Julio retratou a aula de Ciências na qual eles montaram o corpo humano utilizando um boneco de plástico. Esta aula foi citada nas entrevistas por ele mesmo e também por outra aluna, a Brenda. A utilização do boneco contendo as partes do corpo humano parece ter sido muito atrativa para as crianças, por se tratar de um objeto concreto que elas podiam manipular. No desenho há uma lousa, na qual está escrito “Corpo Humano”; ele desenhou a professora e os alunos em suas carteiras.

Figura 12 - Desenho do Júlio

A Vitória desenhou a aula de Libras, que foi realizada no pátio da escola, segundo o relato da professora. Nessa aula, eles fizeram uma dramatização, da qual os alunos participaram. O desenho está todo colorido, os dois professores retratados estão sorrindo, o sol também está sorrindo e há um desenho de um coração ao lado da palavra “Libras”, que também está pintada.

Figura 13 - Desenho da aluna Vitória

Destacamos também que, dos 17 desenhos, 11 não mostram a figura de colegas, sendo que 1 mostra só os nomes e em 5 aparecem o nome ou a figura. Duas crianças retrataram a si mesmas e suas colegas.

A Yasmin, por exemplo, retratou a aula de Inglês sobre o Halloween. Não desenhou a professora. Desenhou ela mesma e mais três amigas, todas fantasiadas para a festa. Escreveu o nome da cada uma acima do respectivo desenho. Na lousa, desenhou uma abóbora sorridente e escreveu “FELIZ HALLOWEEN”. Logo abaixo da lousa há outra abóbora que foi apagada e alguns doces. Ela e suas amigas estão dizendo “Doces ou travessuras?!”. No balão que ilustra essa fala há o desenho de uma abóbora sorridente, um morcego e uma bala.

Figura 14 - Desenho da aluna Yasmin

A figura da professora sorridente apareceu em cinco desenhos, sendo que um deles retrata os dois professores de Libras (a professora e o professor, ambos sorridentes). De modo geral, os desenhos parecem revelar que os alunos se sentem acolhidos e alegres nestas aulas. Naturalmente, o sentimento não é o mesmo para todos os alunos, pois o Guilherme desenhou a professora sem rosto e a professora retratada pela Rafaela parece bem séria, talvez brava.

A cor verde predomina na maioria dos desenhos (13 em 17), provavelmente em razão da lousa e das carteiras serem verdes, bem como a quadra onde eles têm as aulas de Educação Física. Por outro lado, de acordo com Bérdard (1998, p. 32), “o verde representa a Natureza [...]; compõe-se do amarelo e do azul, refletindo assim a curiosidade, o conhecimento e o bem-estar”.

Podemos dizer que essa atividade contribuiu para entender o ser professor na perspectiva dos alunos. De modo geral, podemos notar que os alunos retrataram os professores em ação, fazendo o seu trabalho. Eles veem os professores como mediadores, como articuladores daquilo que precisam aprender. As representações das aulas e dos conteúdos estão ligadas ao trabalho dos professores e, assim, os alunos parecem recolocar a questão do ensinar como o centro da atuação docente. Uma atuação da qual os estudantes são coautores, marcada não somente por dimensões afetivas, mas também cognitivas.