• Nenhum resultado encontrado

Análise dos dados coletados segundo encontro

3.5 MOMENTOS DA PESQUISA DE CAMPO

3.5.3 Terceiro Momento Aplicação com os Acadêmicos do Quarto Ano

3.5.3.3 Análise dos dados coletados primeiro encontro

3.5.3.3.1 Análise dos dados coletados segundo encontro

Os dados foram coletados a partir de um questionário (Apêndice B), estruturado com 6 questões abertas e 1 pergunta que é a pergunta final do jogo

intitulado - Estudo das Cores: Goethe e Newton. O jogo também foi apresentado e aplicado aos acadêmicos.

Os acadêmicos tinham idade entre 21 e 50 anos. Divididos em 11 mulheres e 2 homens, totalizando 13 acadêmicos. Estavam matriculados no quarto ano de Licenciatura em Artes Visuais em uma universidade pública do Paraná. Esses estudantes deram as seguintes respostas para as 6 questões:

Gráfico 6 - Questão 1 – Terceiro encontro

Fonte: Autoria própria (2019).

Essa questão pretendia observar o conhecimento das Cores dos acadêmicos e se, ao longo do curso de Licenciatura em Artes visuais, esse assunto era abordado. Com as respostas da primeira pergunta do terceiro encontro, percebe-se que, ao longo do curso de Licenciatura, o Estudo das Cores de modo geral foi estudado de maneira superficial. Não sendo aprofundados nem o Estudo de Newton e nem a Doutrina de Goethe. O acadêmico 9 comenta que:

Fiz uma oficina no curso em que tive um pouco mais de compreensão sobre a Teoria das cores. No curso mesmo estudamos apenas o círculo cromático. Sobre Teoria das Cores aprendi que recebemos uma cor pela visão, que é transformada pelo nosso cérebro, assim como a imagem.

Silveira (2015, p. 7) justifica a importância desse conhecimento:

Estudar a percepção da cor em detalhes é requisito básico para estudantes das áreas que desenvolvem suas principais articulações no âmbito visual.

14%

57% 29%

0%

1b) Como teve acesso ao conhecimento sobre o Estudo das Cores?

No Ensino Básico

No curso de Arte, de maneira suscinta

Sendo assim, a Teoria da Cor é fundamental para uma ampla faixa de cursos que vão desde o Design e suas ênfases específicas, como Gráfico, Produto, Moda, Interiores, Web, Comunicação Visual, passando pelos cursos que têm como foco as Artes Visuais, tais como as Artes Plásticas, até a Arquitetura nos seus aspectos formais.

Pelos relatos dos acadêmicos, eles percebem a importância desse assunto na vida profissional e, pelo fato de ser pouco abordado ao longo do curso, buscam pesquisar em particular.

A próxima questão investiga se os acadêmicos têm conhecimento sobre Johann Goethe.

Gráfico 7 - Questão 2 – Terceiro encontro

Fonte: Autoria própria (2019).

Três dos acadêmicos ressaltaram que não sabem de quem se trata. Os demais justificaram que tem o conhecimento, mas ofertado por oficinas, PIBID, pelo estudo do TCC, e minimamente em algumas disciplinas do curso.

O acadêmico 13 comenta que: “Sim. Nas aulas de pintura, nada muito aprofundado, que tenha cativado a lembrar, lembro apenas do círculo cromático”. A questão anterior aborda o Estudo das Cores, em geral, ao longo do curso, essa verifica a Doutrina das Cores de Goethe, a qual também é citada, ao longo do curso, nada muito aprofundado.

Essa questão mostra que o curso de Licenciatura em Artes Visuais da universidade pesquisada, não tem preocupação com o Estudo das Cores voltado a Newton e Goethe.

2; 15% 1; 8%

5; 39% 5; 38%

2b) Você já ouviu falar de Johann Goethe? Comente.

Não Sim. Poeta.

Sim. Doutrina das cores. Mencionado as vezes em cursos diversos.

A próxima questão verifica o Estudo das Cores de Newton ao longo do curso de Licenciatura.

Gráfico 8 – Questão 3 – Terceiro encontro

Fonte: Autoria própria (2019).

Sobre o Estudo de Newton, os acadêmicos mostraram que sabem algumas coisas referentes ao experimento com o prisma, mas não aprofundaram muito nesse contexto.

O acadêmico 5 comenta que: “Isaac Newton estudou as cores, com aprofundamento em refração e incidência da luz. A origem das cores é a luz”.

As respostas se dividem em “não sei”, “estudo físico sobre a origem da cor” e “refração”. A resposta “não sei”, para uma turma de quarto ano é preocupante, pois logo estarão, se já não estiveram lecionando. Como abordarão o tema Cor de maneira completa com os alunos? As outras duas respostas mostram maior conhecimento sobre o estudo das cores de Newton.

Comparando essa questão com os questionários anteriores, percebe-se que não mudam muito as respostas dos acadêmicos do primeiro e quarto ano do curso.

10; 77% 1; 7%

1; 8% 1; 8%

3b) Qual a vinculação entre Isaac Newton com o Estudo das Cores?

Experimento com um prisma. Estudo físico sobre a origem da cor.

Refração. Não sei.

Gráfico 9 - Questão 4 – Terceiro encontro

Fonte: Autoria própria (2019).

Nessa questão, a maioria dos acadêmicos discorre que ambas são importantes para o ensino. Em segundo lugar os que consideram que é apenas a Doutrina das Cores de Goethe e, em terceiro, apenas os Estudos de Newton. Com essa questão os acadêmicos demonstram que “Goethe estava certo em associar as cores aos sentimentos, mas isso não invalida a teoria de Newton” (POSSEBON, 2009, p.117).

O acadêmico 3 comenta que: “Ambas. Dentro da ciência nenhuma teoria é absoluta e ambas contribuem para uma melhor compreensão de mundo”. Os estudos se complementam pelo fato de que Goethe começa onde Newton parou e aborda pontos que não foram abordados pelas pesquisas feitas por Newton.

A próxima questão investiga como os acadêmicos trabalhariam com o Estudo das Cores em sala de aula, refletindo que estamos em um mundo informatizado e que tudo chama mais atenção dos alunos que apenas a teoria em sala de aula. Por isso a proposta era pensar em atividades diferenciadas para trabalhar com as Cores.

2; 15% 1; 8%

10; 77% 0; 0%

4b) Qual "teoria" você considera mais relevante para o ensino?

Goethe Newton Ambas

Gráfico 10 - Questão 5 – Terceiro encontro

Fonte: Autoria própria (2019).

Com essa questão buscou-se verificar algumas ideias de como trabalhar com o Estudo das Cores, além da “teoria”, pois trabalhar apenas com conteúdo torna a aula desinteressante. Pensando na atualidade, onde os alunos tem muitos aparatos, que chamam a sua atenção ao seu redor, são interessantes usar diversos meios para despertar o interesse desses alunos.

O acadêmico 10 justifica que trabalharia da seguinte forma:

De modo interdisciplinar, perpassando: a história sobre o estudo de cores, sua formação física, sua influência psicológica, uso dentro da publicidade e propaganda, formação e classificação das cores pigmento e seus usos dentro da arte.

A resposta mais citada pelos acadêmicos foi fazer leitura de imagens, trabalhar com obras de arte em sala de aula e estudar todos os elementos presentes na imagem, desde a Cor até a história da arte, a sociedade do período em que a obra foi feita, e o que foi proposto pelo pintor que a produziu. Em segundo lugar ficou o contexto histórico, investigar o que estava ocorrendo quando determinado estudo da Cor ocorreu, sendo de Newton, de Goethe ou outros, para entender o motivo pelo qual se chegou à determinada conclusão. Em terceiro lugar, ficaram as respostas deixadas em branco e Cores e sensações causadas pelas Cores. Essa última poderia focar na Doutrina das Cores de Goethe e na história da arte desde primórdios da Arte Rupestre até os dias atuais, e investigar as características de cada cor ao longo desse período. Em quarto lugar ficaram as respostas: filmes, internet e propaganda. Nessa última

2; 15% 1; 8% 1; 8% 3; 23% 4; 31% 2; 15%

5b) Descreva como você trabalharia sobre o Estudo das Cores em sala de aula.

Leitura de obra de arte. Filmes. Internet e propagandas.

proposta, há um leque bem abrangente de possibilidades, e se podem juntar todos os aspectos que os acadêmicos sugeriram.

Ao pensar em ferramentas que auxiliem o ensino sobre as Cores no ensino, a questão a seguir, busca saber sobre o jogo proposto como produto educacional desta dissertação.

Gráfico 11 – Questão 6 – Terceiro encontro

Fonte: Autoria própria (2019).

Com a resposta dos alunos percebe-se que o jogo é uma ferramenta promissora para auxiliar no ensino sobre as Cores. Pois trabalha o Ensino das Cores de maneira lúdica, e pela forma que o software de criação de jogos digitais, Construct 2, se constitui, permite que as perguntas sejam alteradas, e todas as vezes que for trabalhar com os alunos, há a possibilidade de trazer questões diferenciadas sobre o assunto.

Documentos relacionados