• Nenhum resultado encontrado

4 Procedimento metodológico

4.8 Análise dos dados

Para Creswell (2007), o processo de análise de um conjunto de dados consiste em extrair sentido de texto, voz e imagens provenientes de uma coleta, a partir de uma sequência de etapas que envolvem a preparação dos dados para análise, a condução a diferentes análises, o aprofundamento no entendimento dos resultados, a representação dos mesmos e, por fim, a interpretação do seu significado.

Nesta pesquisa foram realizadas análises de dados em dois momentos distintos: após a coleta na fase quantitativa e após a coleta na fase qualitativa. Para análise dos dados coletados na primeira etapa foi utilizada estatística descritiva a fim de averiguar padrões e relações entre os mesmos. Na fase qualitativa foi utilizada a técnica de análise do conteúdo, com o intuito de reforçar os fatores que emergiram da etapa quantitativa ou suscitar novos fatores.

4.8.1 Tratamento de dados do questionário

Os dados levantados na fase quantitativa da pesquisa foram analisados através da estatística descritiva a partir de uma tabulação inicial direcionada a formular a codificação necessária para a sua adequação às análises estatísticas pertinentes, auxiliadas pelo software SPSS® versão 19.

Para conhecer o perfil dos respondentes, foi realizada uma análise univariada, cujos valores de frequência relativa obtidos foram representados de forma gráfica. O mesmo procedimento foi realizado para descrever o perfil das instituições pesquisadas, quanto à área de atuação, ao número de funcionários, ao orçamento destinado a TI, dentre outras questões. O perfil tecnológico das instituições pesquisadas foi retratado em tabelas de distribuição de frequência das opções formuladas. Algumas análises bivariadas também foram realizadas, utilizando tabulações cruzadas, que proporcionaram uma identificação mais apurada acerca da área de atuação das instituições em relação aos tipos de práticas de terceirização experimentados.

A fim de aprofundar a análise estatística da amostra foram criadas duas sub- amostras, cujas dimensões serão explicitadas no capítulo de análise, separadas em relação ao critério dos funcionários estarem trabalhando em instituições que tiveram ou não experiência em terceirização de SI. Este aprofundamento, mediante comparação das sub-amostras, deveu-se à intenção de verificar, quando da análise dos questionários em relação aos critérios listados, se existiu alguma contaminação nas amostras devido a

uma parcela dos respondentes não ter tido ainda experiência com o fenômeno estudado, e permitiu instituir uma comparação intergrupal na amostra analisada.

As verificações efetuadas sobre as opiniões de cada um dos sub-grupos de respondentes acerca dos possíveis fatores motivadores da terceirização de sistemas de informação, identificados com base nas teorias e elementos organizacionais selecionados para a pesquisa, foram realizadas mediante a obtenção da distribuição de frequência, cujos cálculos foram apresentados em tabelas. Para ilustrar grandes discrepâncias ou semelhanças, com o devido cuidado estatístico foram ainda estabelecidos alguns confrontos intergrupais sobre as medidas das percepções colhidas.

4.8.2 Tratamento de dados da entrevista

O estudo pormenorizado dos dados da fase das entrevistas foi realizado utilizando a técnica de análise de conteúdo, que é um dos procedimentos clássicos para examinar minuciosamente o material textual, não importando a origem deste (FLICK, 2009). De acordo com Cooper e Schindler (2003), a análise de conteúdo mede o conteúdo semântico da mensagem. Sua amplitude faz dela uma ferramenta flexível e vasta, que pode ser usada como uma metodologia ou como uma técnica para um problema específico.

Dentre as diversas técnicas de análise de conteúdo existentes, a mais utilizada é a análise temática, que se baseia na decodificação de um texto em diversos elementos, que por sua vez são classificados e agrupados. Em outras palavras, a análise temática consiste em isolar temas de um texto e extrair as partes utilizáveis (RICHARDSON, 2007). Esses trechos isolados são, por sua vez, utilizados em uma análise comparativa mais refinada que, no caso desta pesquisa, deu origem aos fatores motivadores.

O procedimento de análise de conteúdo das entrevistas realizadas na pesquisa deu-se com a transcrição dos dados das respostas e agregação dos mesmos sob cada pergunta norteadora do roteiro de pesquisa.

Em seguida, foi realizada a etapa de organização do vocabulário utilizado pelos respondentes, em resposta a cada questão da entrevista, em função da ocorrência de determinadas palavras-chave, que foram anotadas e organizadas em uma tabela para cada assunto abordado.

Após a construção das tabelas, procedeu-se com a análise e agrupamento das opiniões e ideias correlatas que emergiram das expressões verbais manifestadas pelos diferentes indivíduos, reforçando as similitudes, as recorrências de respostas e as

divergências de opiniões, bem como tudo que pôde ser alçado à condição de complementaridade, apesar de algumas vezes refletir opiniões mais individualizadas.

Por fim, procurou-se agrupar as respostas dos entrevistados por meio de similitude textual com o núcleo temático das questões e analisá-las comparativamente, a partir dos aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais, contextuais e tecnológicos que as mesmas evocaram; resultando na confirmação de alguns fatores motivadores identificados na pesquisa quantitativa e suscitando novos, os quais foram devidamente interpretados e comparados com o referencial teórico utilizado na pesquisa e passaram a figurar na lista peculiar das motivações para terceirização de sistemas de informação no setor público.