• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.4 ANÁLISE DOS PONTOS FORTES E FRACOS DO AMBIENTE INTERNO

Antes de serem priorizados os projetos, os recursos do ambiente interno da indústria precisam ser avaliados, pois disso depende aquela classificação, na medida em que as possibilidades de administração autônoma dos fatores são uma das variáveis da matriz a ser utilizada como último filtro depurador.

Como já ressaltado no item 3.5.1.2, as percepções de produtores e especialistas não se convergiram relativamente a muitos pontos fortes e fracos do ambiente interno da indústria emergente de cachaça artesanal de qualidade.

As discrepâncias havidas nas duas percepções podem ser verificadas nas tabelas 21, 22 e 23, em que as médias aritméticas classificam os pontos fortes e fracos ou a indecisão dos respondentes.

4.4.1 Análise de fatores vinculados aos recursos humanos

Relativamente aos fatores do ambiente interno vinculados aos recursos humanos (tabela 21), houve cinco concordâncias de percepções e cinco discrepâncias. Das cinco concordâncias, quatro referem-se a pontos fortes (experiência acumulada, conhecimentos, habilidades e ambições pessoais) e uma à indecisão (equipe de vendas). Quanto às cinco divergências (capacitação competitiva, capacitação para inovação, princípios éticos dos executivos, gerenciamento e direção/administração), em todas, os produtores as classificaram como ponto forte, enquanto os especialistas posicionaram-se na indecisão, também em todas elas.

Tabela 21

Classificação de fatores do ambiente interno vinculados aos recursos humanos, pela média aritmética das respostas

______________________________________________________________________________________

Fatores Produtores Especialistas Classificação

_________________________________________________________________________

Experiência acumulada 6,11 5,80 Ponto forte

Capacitação competitiva 5,76 4,10 Ponto forte/Indecisão

Capacitação para inovação 5,82 4,30 Ponto forte/Indecisão

Conhecimentos 6,29 5,00 Ponto forte

Habilidades 5,76 5,50 Ponto forte

Ambições pessoais 5,82 5,60 Ponto forte

Princípios éticos executivos 6,35 4,50 Ponto forte/Indecisão

Gerenciamento 5,88 4,50 Ponto forte/Indecisão

Direção/administração 5,94 4,30 Ponto forte/Indecisão

Equipe de vendas 4,94 4,50 Indecisão

Fonte - Dados da pesquisa

Percebe-se ser a média dos produtores bem superior à dos especialistas, denotando certa benevolência nas respostas ou maior conhecimento de causa.

Ademais, a inexistência de pontos fracos é um bom sinal para a indústria, nesse particular.

4.4.2 Análise de fatores vinculados aos recursos organizacionais

Quanto aos recursos organizacionais, houve 10 classificações divergentes em 14 assertivas. Em apenas cinco delas os produtores assinalaram respostas classificando-as como pontos fortes (estrutura, cultura organizacional, administração de compras/material, produção/operações e pesquisa e desenvolvimento). Nas demais, mantiveram-se indecisos.

Já os especialistas não apontaram uma assertiva sequer como ponto forte, nos fatores vinculados aos recursos organizacionais do ambiente interno da indústria, como se verifica na tabela 22.

Tabela 22

Classificação de fatores do ambiente interno vinculados aos recursos organizacionais, pela média aritmética das respostas.

Fatores Produtores Especialistas Classificação

Sistema de informações 4,52 4,30 Indecisão

Processos da empresa 4,76 4,40 Indecisão

Estratégias 4,88 3,90 Indecisão/Ponto fraco

Estrutura 5,76 4,30 Ponto forte/Indecisão

Cultura organizacional 5,05 3,90 Ponto forte/Ponto fraco

Administração de compras/material 5,35 3,90 Ponto forte/Ponto fraco

Produção/operações 5,76 4,40 Ponto forte/Indecisão

Base financeira 4,64 3,90 Indecisão/Ponto fraco

Pesquisa e desenvolvimento 5,17 4,00 Ponto forte/Indecisão

Marketing (prop., promoção, preço) 4,58 4,50 Indecisão

Sistema de controle 4,82 4,40 Indecisão

Declaração missão organizacional 4,41 3,60 Indecisão/Ponto fraco

Declaração de objetivos gerais 4,35 3,60 Indecisão/Ponto fraco

Custo da estrutura 4,41 2,90 Indecisão/Ponto fraco

A propósito das declarações formais de missão organizacional e de objetivos gerais, embora os produtores tenham-se mantidos na indecisão, a situação fática parece estar mais próxima da percepção dos especialistas, que apontaram essas assertivas como ponto fraco da indústria. Outro indício vem corroborar tal posição: apenas uma destilaria atendeu ao solicitado na pesquisa e discriminou no verso do questionário as declarações de missão organizacional e de objetivos gerais.

Chama a atenção a indecisão de ambos os grupos de respondentes sobre o fator marketing, principalmente pela necessidade de posicionamento do produto que pretende ser diferenciado, sendo imprescindível o investimento em propaganda, promoção de marcas e selo de qualidade e em uma política de preço coerente com a qualidade do produto.

4.4.3 Análise dos fatores vinculados aos recursos físico/tecnológicos

Quanto aos recursos físico/tecnológicos, apuraram-se 12 discrepâncias de classificação em 13 fatores (tabela 23). Em 10 dessas divergências, os produtores classificaram o fator como ponto forte e os especialistas como ponto fraco (5) ou de neutralidade (5). Nas duas outras divergências, os produtores ficaram indecisos em uma (rede de distribuição) e classificaram como ponto fraco outra (diversificação).

Os especialistas, nesse particular, não apontaram nenhum ponto forte. Mantiveram-se em posição de neutralidade ou indecisão em relação à classificação de seis fatores e não tiveram dúvidas em apontar sete pontos fracos.

Houve coincidência em apenas um fator, classificado por ambos os grupos de respondentes como ponto fraco: distribuição. De fato, pelas manifestações dos produtores nas questões abertas relativas à visão de futuro para o setor, esse fato é destacado, quando informam haver muito produto estocado, embora haja mercado.

Tabela 23

Classificação de fatores do ambiente interno vinculados aos recursos físico/tecnológicos, pela média aritmética das respostas.

Fatores Produtores Especialistas Classificação

Instalações 5,00 3,90 Ponto forte/Ponto fraco

Equipamentos 5,94 3,50 Ponto forte/Ponto fraco

Localização geográfica 6,58 4,80 Ponto forte/Indecisão

Acesso a matérias-primas 5,76 4,80 Ponto forte/Indecisão

Rede de distribuição 4,29 3,10 Indecisão/Ponto fraco

Tecnologia de fabricação 6,05 3,90 Ponto forte/Ponto fraco

Embalagem 6,11 4,10 Ponto forte/Indecisão

Marca registrada 6,41 4,30 Ponto forte/Indecisão

Engarrafamento 5,76 3,80 Ponto forte/Ponto fraco

Rotulagem 5,58 4,50 Ponto forte/Indecisão

Diferenciação do produto 6,17 3,90 Ponto forte/Ponto fraco

Distribuição 3,76 3,40 Ponto fraco

Diversificação 3,76 4,00 Ponto fraco/Indecisão

Ressalte-se que o fator diferenciação do produto é apontado pelos especialistas como um ponto fraco, requerendo investigação mais aprofundada sobre o tema, principalmente por tratar-se de atributo essencial à estratégia genérica de enfoque na diferenciação.