• Nenhum resultado encontrado

3. O Problema

5.3. Estudo II – Avaliação decorrente da observação

5.3.8. Análise Estatística e Apresentação de Resultados

Após reunião de todos os dados, foi criada uma base de dados que permitiu analisar e tratar a informação de forma mais concreta e conclusiva. Todo o processo de criação da base de dados, bem como da análise estatística, foi conseguido com recurso ao programa SPSS 22.0 (Statistical Package for the Social Sciences – 22.0).

No presente tópico é apresentado o tratamento de dados referentes a este primeiro estudo. Inicialmente é realizada uma análise descritiva dos dados, em cada momento de recolha, seguindo-se a verificação da existência de diferenças significativas entre as diferentes bicicletas e oscilações. Na análise descritiva apresentam-se os valores de média e desvio-padrão, bem como os valores de mínimo, máximo e testes de normalidade, para a totalidade da amostra.

Para compreender estas diferenças recorreu-se, quando confirmada a normalidade da distribuição dos dados e restantes pressupostos, a testes-t para amostras emparelhadas. Caso essa normalidade não fosse validada, procedia-se à realização de testes não paramétricos de Wilcoxon. Assumiu-se a normalidade da distribuição dos dados e a existência de diferenças significativas quando o valor de p-value se apresentou inferior a 0,050.

Uma vez que os momentos em que as bicicletas foram focadas são diferentes, esta análise e todos os testes que se seguiram também foram realizados separadamente. Ao primeiro momento de recolha de dados (dados sobre a bicicleta Normal e bicicleta ELIP Máxima) atribuiu-se a referência Momento de Recolha A e ao segundo momento de recolha (dados sobre a bicicleta Normal e ELIP Nula), Momento de Recolha B.

57

Importa referir que a análise acima referida é exclusiva dos dados recolhidos com a ferramenta SAM, analisando-se as variáveis Valência Afetiva, Ativação e Domínio das bicicletas. Relativamente aos dados recolhidos com a ferramenta GEW, procedeu-se a uma cotação das emoções mais evidenciadas pelos participantes, entre as cinco possíveis referências, uma vez que são referidas apenas palavras isoladas, sem contínuo de respostas.

5.3.8.1. Momento de Recolha A

Ferramenta SAM – Self-Assessment Manikin

Como mencionado anteriormente, os momentos de recolha ocorreram em dois momentos diferentes, sendo este tópico destinado ao grupo 1.

É de notar que a ferramenta SAM é a mesma utilizada aquando do Estudo I, apresentando as mesmas dimensões: Valência Afetiva (prazer-desprazer), Ativação (Calmo-Excitado) e Domínio da Situação (Dominado pela situação-Domínio da situação).

No sentido de possibilitar uma melhor interpretação dos resultados obtidos na aplicação da ferramenta SAM, foi realizada uma análise descritiva destes, para a totalidade da amostra.

Tabela 39 - Descrição dos dados recolhidos no Momento A, com ferramenta SAM

N Média DP Min-Max K-S Valência ELIP Máxima Normal 36 36 3,75 5,69 1,519 1,997 1 1 – 7 0,001

– 9 0,057

Ativação ELIP Máxima Normal 36 36 2,11 4,67 1,545 2,204 1 1 – 8 0,001

– 9 0,057

Domínio ELIP Máxima Normal 36 36 5,56 5,58 2,117 2,020 2 1 - 9 – 9 0,011 0,200

Verifica-se, na Tabela 39, um aumento geral das médias da bicicleta Normal para as médias da bicicleta ELIP Máxima, sendo na variável Domínio que ambas são mais semelhantes. Através da análise dos limites mínimo e máximo é possível constatar a adequabilidade dos resultados, uma vez que a ferramenta SAM é cotada numa escala de 1 a 9, limites confirmados na tabela.

Relativamente ao desvio-padrão, constata-se que os seus valores são inferiores aos valores da média, o que sugere a dispersão dos resultados em torno da mesma. Os testes de Kolmogorov-Smirnov, demonstram que as variáveis associadas à bicicleta Normal apresentam distribuição normal de dados, contrariamente às variáveis associadas à ELIP Máxima.

Após a análise descritiva dos dados, procedeu-se à realização dos testes de inferência estatística já mencionados anteriormente. Uma vez verificada a não normalidade em pelo menos uma das distribuições de dados utilizados nos testes, recorreu-se ao teste não paramétrico de Wilcoxon (Tabela 40).

58

Tabela 40 - Teste não paramétrico de Wilcoxon para as diferentes dimensões da ferramenta SAM, entre a bicicleta Normal e a bicicleta ELIP Máxima

Relativamente à Valência Afetiva, constata-se que para Z = -4,240, p < 0,001, logo existem diferenças significativas entre o prazer sentido na observação da bicicleta Normal e da bicicleta ELIP Máxima. Através da análise da tabela anterior, pode ainda identificar-se um maior prazer na segunda bicicleta.

Já na variável Ativação, verifica-se que também, para Z = -4,795, p < 0,001, se confirma a existência de diferenças significativas entre o entusiasmo sentido na observação da bicicleta Normal e da bicicleta ELIP Máxima, sendo superior na segunda.

Por fim, na variável do Domínio, determinado um valor de Z = -0,312, com p = 0,755, apura-se que, embora identificado um maior domínio percecionado durante a observação da bicicleta ELIP Máxima, a diferença para a bicicleta Normal não é significativa.

Ferramenta GEW – Geneva Emotional Wheel

Tal como o SAM, o GEW é novamente utilizado neste estudo. Para a bicicleta Normal (Tabela 41) verificaram-se emoções como o Envolvimento/Interesse, mais referenciados com 9 identificações, seguido de Nenhuma Emoção Sentida, isto é, indiferença, também com 9. O Desprezo/Desdém também foram significativamente mencionados, com 6 identificações, e, por fim, salienta-se também a referência de Espanto/Surpresa, com 4 identificações.

Tabela 41 - Frequência de categorias emocionais da experiência de utilização na visualização da bicicleta Normal, recolhidas através da ferramenta GEW

Emoções (Bicicleta Normal) Frequência

Envolvimento/Interesse 9

Nenhuma emoção sentida 9

Desprezo/Desdém 6

59

Na ELIP Máxima (Tabela 42) são, uma vez mais, o Envolvimento/Interesse as emoções mais referenciadas, bem como o Divertimento/Riso, igualmente com 23 identificações. Seguidamente, verificaram-se como bastante presentes as emoções Espanto/Surpresa e, em último, o Gozo/Prazer.

Tabela 42 - Frequência de categorias emocionais da experiência de utilização na visualização da ELIP Máxima, recolhidas através da ferramenta GEW.

Emoções (Bicicleta ELIP Máxima) Frequência

Envolvimento/Interesse 23

Divertimento/Riso 23

Espanto/Surpresa 17

Gozo/Prazer 11

5.3.8.2. Momento de Recolha B

Ferramenta SAM – Self Assessment Manikin

Mais uma vez, é de salientar que este Momento de Recolha B, corresponde ao segundo grupo, constituído pelos 14 participantes. De forma semelhante ao realizado no Momento A, segue-se, primeiramente a análise descritiva dos dados.

Tabela 43 - Descrição de dados, recolhidos no Momento A, com a ferramenta SAM

N Média DP Min-Max K-S Valência ELIP Nula Normal 14 14 3,71 5,36 1,437 1,216 1 3 – 6 0,200

– 7 0,195

Ativação ELIP Nula Normal 14 14 2,36 4,43 1,550 1,869 1 1 – 6 0,046

– 7 0,139

Domínio ELIP Nula Normal 13 13 4,08 5,69 2,431 1,043 1 3 – 7 – 9 0,200 0,200

Através da análise da Tabela 43, constata-se um aumento geral das médias da bicicleta Normal para as médias da bicicleta ELIP Nula. Os valores do limite mínimo e máximo confirmam a adequabilidade dos resultados e os valores de desvio padrão são também inferiores aos valores da média, sugerindo dispersão dos dados em torno da mesma. Os testes de Kolmogorov-Smirnov demonstram que não existe normalidade de distribuição para todas as variáveis, em ambas as bicicletas, exceto na Ativação face à bicicleta Normal.

Seguiram-se testes de inferência estatística, nomeadamente testes não paramétrico de Wilcoxon.

Na Valência Afetiva, verifica-se que para Z = -3,267, p = 0,001, logo existem diferenças significativas entre o prazer sentido na observação da bicicleta Normal e da bicicleta ELIP Nula, sendo percecionado um maior prazer na segunda bicicleta.

Também na variável Ativação, se constata que para Z = -2,968, p = 0,003, confirmando-se a existência de diferenças significativas entre o entusiasmo sentido na observação da bicicleta Normal e da bicicleta ELIP Nula, sendo superior na segunda. Por fim, na variável do Domínio, com um valor de Z = -1,615 e p = 0,106, embora identificado um maior domínio percecionado durante a observação da bicicleta ELIP Nula, a diferença para a bicicleta Normal não é significativa.

60

Ferramenta GEW – Geneva Emotional Wheel

Por sua vez, após a aplicação da ferramenta GEW, identificaram-se as emoções mais mencionadas pelos participantes, tendo sido evidenciadas um total de quatro emoções para cada condição experimental, referidas nas tabelas seguintes. É de notar que as restantes emoções identificadas pelos participantes eram referidas apenas uma ou duas vezes, não se revelando como relevantes para análise. Apenas num dos casos (Tabela 44), se verificou a necessidade de registar mais duas emoções, entrando assim, no quadro das mais referenciadas.

Para a bicicleta Normal verificam-se emoções como o Envolvimento/Interesse, mais referenciados com 5 identificações, seguido de Outra emoção sentida, com 9. O Desprezo/Desdém também são mencionados, com 3 identificações, e, por fim, salienta-se também a referência de 3 emoções com o mesmo número de identificações: Gozo/Prazer, Desapontamento/Pesar, e Irritação/Raiva, com 2 identificações (Tabela 44).

Tabela 44 - Frequência de categorias emocionais da experiência de utilização na visualização da bicicleta Normal, recolhidas através da ferramenta GEW

Emoções (Bicicleta Normal) Frequência

Envolvimento/Interesse 5

Outra emoção sentida 4

Desprezo/Desdém 3

Gozo/prazer 2

Desapontamento/Pesar 2

Irritação/Raiva 2

Por sua vez, na ELIP Nula são também o Envolvimento/Interesse as emoções mais referenciadas, com 12 identificações, seguido do Espanto/Surpresa com 7. O Orgulho/Exaltação e a Maravilha/Sentimento de Espanto, apesar de mencionadas apenas três vezes, fazem parte das 4 emoções mais identificadas na visualização da ELIP Nula, como verificado na Tabela 45.

Tabela 45 - Frequência de categorias emocionais da experiência de utilização na visualização da ELIP Nula, recolhidas através da ferramenta GEW

Emoções (Bicicleta ELIP Nula) Frequência

Envolvimento/Interesse 12

Espanto/Surpresa 7

Orgulho/Exaltação 3

Maravilha/Sentimento de Espanto 3

Documentos relacionados