• Nenhum resultado encontrado

4 Estudo de Caso – Hospital Nereu Ramos

5.3 Análise físico-funcional

Este subcapítulo abordará as análises referente aos aspectos físico-funcionais da área, seus parâmetros urbanos quanto a legislação, usos do solo, gabaritos e sistema viário.

5.3.1 Legislação urbana da área

Segundo o plano diretor de Tubarão o terreno escolhido está em duas zonas diferentes, sendo a primeira denominada zona comercial 2 às margens da rua Cândido Freire Leão e avenida Pedro Zapelini (Figura 5.11), enquanto o resto do terreno está na zona residencial 2.

Ambas as zonas permitem o uso institucional e possuem parâmetros muito semelhantes. Além disso a predominância do terreno uma zona residencial é valorizada, visto que a zona residencial é mais adequada ao bom desempenho hospitalar, afirmado por Fiorentini:

Idealmente, o melhor local para a implantação do hospital e que melhor atende às condições dos pacientes, principalmente dos internados, é a zona residencial; seleção essa em vista de tratar-se de região mais silenciosa, mais panorâmica, humanizada, menos poluída, menos movimentada e com reduzido tráfego; ser zona saneada, livre de odores e de vetores, dispondo dos melhoramentos essenciais ao bom desempenho da instituição. (FIORENTINI et al, 1995, pág. 24.)

Figura 5.11 – Mapa de Zonas e Quadros de Usos e Parâmetros Urbanísticos

Fonte: Prefeitura Municipal e Tubarão (graficado pelo autor).

Zona Residencial 1 Zona Residencial 2 Zona Residencial 3 Zona Comercial 2

ANÁLISE DA

ÁREA

5.3.2 Usos do solo

Por sua localização ser na avenida Pedro Zapelini e possuir ligação direta com a avenida Marcolino Martins Cabral, os terrenos próximos são muito valorizados. A predominância na área é de usos residenciais, com poucos usos mistos, poucos comerciais e muito poucos usos institucionais. Na faixa de zona comercial, espera-se um crescimento de usos comerciais e mistos, por ser uma zona que valoriza estes usos, apesar de as demais áreas serem na zona residencial (Figura 5.12).

Figura 5.12 – Mapa de Usos do solo

Fonte: Prefeitura Municipal e Tubarão (graficado pelo autor).

5.3.3 Gabaritos

A predominância na área é de habitações unifamiliares de até dois pavimentos, principalmente próximo ao bairro Vila Moema e bairro Recife (Figura 5.13). Em contrapartida próxima ao centro da cidade existe uma tendência à verticalização, com o crescimento de edifícios multifamiliares que passam de 7 pavimentos. Em toda a área quase não é visto edificações de 3 a 6 pavimentos, as edificações de predominância vertical na área geralmente passam dos 10 pavimentos.

Figura 5.13 – Mapa de Gabaritos

ANÁLISE DA

ÁREA

5.3.4 Análise do sistema viário para pedestres e veículos

Costeando o terreno, a avenida Pedro Zapelini e a rua Cândido Freire Leão são consideradas vias arteriais, que possuem fluxo intenso de veículos (Figura 5.14). As demais vias que costeiam o terreno, a rua Teodoto Tonon e Manuel Antunes Corrêa, são vias coletoras, atualmente por não serem asfaltadas ainda não possuem tráfego intenso, mas provavelmente com o desenvolvimento urbano da área, futuramente sejam mais movimentadas.

Figura 5.14 – Mapa do Sistema Viário

Fonte: Prefeitura Municipal e Tubarão (graficado pelo autor).

As demais vias próximas, além das citadas, são vias coletoras e vias locais, com menor trafego de veículos. Por ser uma área em desenvolvimento, atualmente, não possui conflitos de veículos ou trânsito elevado, além de todas as vias serem de sentido duplo.

Para a análise quanto ao acesso de pedestres, nota-se facilidade quanto a localização, que é próxima de algumas vias de transporte público, conectado com vias asfaltadas e com passeio público aceitável. Além de, por ser uma área com tendência a crescimento, futuramente a probabilidade de ser uma área com passeio público e iluminação adequadas é grande.

Existem muitos trajetos de ônibus próximos, porém apenas um deles passa em frente ao terreno, a linha 201 da empresa Transportes Capivari Ltda. (TCL). A grande maioria dos trajetos de ônibus desce a rua Prudente de Morais (conhecida por descida do morro do Canudo), tanto da empresa TCL quanto da empresa TransGeraldo. Apesar de somente uma linha ser conectada ao terreno, as linhas próximas que passam na rua Prudente de Morais estão a cerca de 400 metros do terreno, podendo ligar o mesmo a diversos bairros da cidade e do município de Capivari de Baixo (figura 5.15).

ANÁLISE DA

ÁREA

Figura 5.15 – Mapa de Transporte Público

Fonte: Google Earth (graficado pelo autor).

Para ligações de acessos intermunicipais, conta-se especialmente com a BR-101 para conexão com o terreno. A partir dela, os acessos a cidade podem derivar de onde possam vir os pacientes, dependendo da cidade ou direção que venham, precisarão acessar uma ponte para atravessar o rio e assim conectar-se as vias coletoras da cidade para chegar ao terreno (figura 5.16).

Figura 5.16 – Acesso Intermunicipal

Fonte: Google Earth (graficado pelo autor).

5.3.5 Infraestrutura Urbana

No município o abastecimento de água é feito pela empresa Tubarão Saneamento, que é responsável pelo tratamento de água e esgoto. Atualmente o tratamento de esgoto é feito em cada lote, mas está sendo implantado um sistema de tratamento de esgoto municipal. Quanto ao abastecimento de energia elétrica, a Celesc é a responsável pelo fornecimento e manutenção da rede elétrica no município.

A coleta de lixo e coleta seletiva é feita pela empresa Retrans. Segundo a prefeitura da cidade a coleta seletiva no bairro Recife acontece nas sextas-feiras a partir das 7:30, já a coleta de lixo acontece nas segundas e quintas-feiras também a partir das 7:30.

5.3.6 Equipamentos Urbanos quanto a saúde

Citados anteriormente, o HNSC, a Próvida e a Socimed, são os principais estabelecimentos de saúde no município de Tubarão. Estes com seus diferentes focos quanto ao atendimento à saúde, abrangem a região e dão suporte de saúde a todo o município, apesar de estarem localizados extremamente próximos e em praticamente um único eixo da cidade.

Quanto a rede pública, a cidade não possui Unidades de Pronto Atendimento (UPA), mas conta com uma rede de postos de saúde ampla e bem distribuída na malha urbana. Nota-se uma caracterização

Acessos ao Terreno

Terreno BR-101

Av. Marcolino M. Cabral Rua Candido Freire Leao Acesso pela Av. P. Zapelini Acesso pela Rua A. Guimarães Acesso Norte

Acesso Sul

Acesso pela Pte. M. A. Santos Acesso pela Pte. Nereu Ramos N Transporte Público Terreno Linha 201 - TCL Linha 201F - TCL Linha 204 - TCL Linha 601 - TCL Via Fórum - TransGeraldo Via Andrino - TransGeraldo

ANÁLISE DA

ÁREA

simples e necessitada de mais estrutura física para a valorização desses ambientes de saúde.

Figura 5.17 – Equipamentos Urbanos Saúde

Fonte: Google Earth (graficado pelo autor).

Documentos relacionados