• Nenhum resultado encontrado

PARTE II – DIMENSÃO INVESTIGATIVA

CAPÍTULO 3 – APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

3.1. Análise individual de cada tarefa

3.1.1. Tarefa 1 (pré-teste)

Tabela 5 – Resultados obtidos na Tarefa 1 (pré-teste)

A criança S. e D., relativamente, ao cartão 2c e 3d, respetivamente, cuja disposição dos círculos é aleatória, conseguiram identificar a numerosidade, isto é, identificaram o número de bolas de forma intuitiva/através da perceção visual, mas não visualizaram as cores, significando que fizeram subitizing percetual.

No caso da criança M., realizou, igualmente, subitizing percetual para o cartão 1a, em que a disposição da figura é retangular. Quanto à criança L., para o cartão 5b (disposição linear), realizou a contagem termo a termo, verificando-se o movimento dos lábios (conta para si), durante a visualização do cartão, não conseguindo realizar subitizing.

Categorização do comportamento observado e das respostas dadas pelas crianças

Criança Códigos dos

cartões Contagem Visualização do padrão de dedos e do padrão de algarismos Subitizing percetual Subitizing conceptual S. 2c Não se aplica SP1 M. 1ª Não se aplica SP1 D. 3d Não se aplica SP1 L. 5b C Não se aplica

67 3.1.2. Tarefa 2

Tabela 6 – Resultados obtidos na Tarefa 2

A criança S., nesta tarefa, foi a única que conseguiu realizar subitizing percetual. Conseguiu identificar o número de bolas presentes no cartão, através da perceção visual, mas quando questionada acerca das cores das bolas, não soube responder, referindo, “Não sei”. Esta criança deu resposta ao cartão 3a, sendo que a figura apresenta uma disposição retangular.

Quanto à criança M., deu resposta ao cartão 5d cujo padrão espacial envolve uma disposição circular, realizando a contagem termo a termo, pois observou-se o movimento dos lábios, ou seja, contou para si enquanto visualizava o cartão, no entanto, para além de ter realizado a contagem, conseguiu identificar o número de bolas de cada cor que compõem a figura. Referiu a quantidade de bolas azuis, mas teve alguma dificuldade em referir o número de bolas amarelas, ficando um pouco pensativa e observou-se que realizou a contagem para si (movimento dos lábios e dos dedos) de modo a obter as restantes bolas (amarelas), para chegar à quantidade total de bolas visualizadas no cartão, que era 5.

Relativamente, às duas últimas crianças, a criança D. e L., responderam aos cartões 6e e 6b, nesta ordem, tendo, igualmente, realizado a contagem termo a termo. O cartão 6e apresenta uma disposição aleatória e o cartão 6b apresenta uma disposição linear, para o número 6. Quando foram questionadas acerca do número de bolas de cada cor que Categorização do comportamento observado e das respostas dadas

pelas crianças

Criança Códigos dos

cartões Contagem Visualização do padrão de dedos e do padrão de algarismos Subitizing percetual Subitizing conceptual S. 3a Não se aplica SP1 M. 5d C Não se aplica D. 6e C Não se aplica L. 6b C Não se aplica

68

constituem as partes dessas quantidades, não souberam responder acenando com a cabeça que não.

3.1.3. Tarefa 3

Tabela 7 – Resultados obtidos na Tarefa 3

Perante os dados recolhidos nesta atividade, observou-se que a criança S. já conseguiu realizar subitizing conceptual, para os dois cartões visualizados, ou seja, tanto para o cartão 1a, cuja disposição é retangular como para o cartão 6c em que a disposição da figura é circular. Esta criança identificou, corretamente, a quantidade total de bolas e o número de bolas de cada cor, sendo que, quando lhe foi permitido apontar com o dedo para os cartões que estavam espalhados na manta, de acordo com a numerosidade dos cartões visualizados, anteriormente, não teve dificuldade em identificar o número 1 e o 6, tanto na representação destes números através do símbolo escrito (cartões 1 e 6) como na representação que utiliza o padrão de dedos (cartões 1m e 6m).

A criança M., para o cartão 4a (disposição retangular), conseguiu também, pela primeira vez, realizar subitizing conceptual, referindo a quantidade total de bolas e o número de bolas de cada cor, bem como identificou sem dificuldade, de forma intuitiva, os cartões que se encontravam na manta e que representavam o número 4 (cartões 4m e 4). No caso Categorização do comportamento observado e das respostas dadas

pelas crianças

Criança Códigos dos

cartões Contagem Visualização do padrão de dedos e do padrão de algarismos Subitizing percetual Subitizing conceptual S. 1a V SC1 6c V SC1 M. 4a V SC1 5a Sem dados SC1 D. 4b C Sem dados 5a V SP2 L. 6d C V 5a Sem dados SP2

69

do cartão 4b (disposição linear), observou-se que a criança D. realizou a contagem termo a termo, devido ao movimento dos lábios (contou para si), no entanto, referiu que eram 5 bolas, isto é, para além de ter realizado a contagem não conseguiu verbalizar o número de bolas, corretamente. Como não identificou a numerosidade do cartão, permitiu-se a outra criança dar a resposta a este e que não entra neste estudo, pelo que, relativamente, à visualização do padrão de algarismos e do padrão de dedos não se obteve dados, neste momento, para esta criança.

Por último, a criança L., quando lhe foi apresentado o cartão 6d, com uma disposição das bolas, circular, verificou-se que realizou a contagem termo a termo, devido ao movimento dos lábios, conseguindo identificar as cores que compunham a figura, mas, não soube dizer a quantidade de bolas de cada cor. Diante dos outros cartões, apontou sem hesitar para o cartão do padrão de algarismos (cartão 6), mas hesitou no cartão do padrão de dedos (cartão 6m), tendo sido questionado se esteve a contar os dedos, dizendo, de seguida, que não. Contudo, identifica, corretamente, a numerosidade relativa ao número 6.

Quanto ao cartão 5a (disposição retangular), três crianças, M., D. e L., participaram na discussão relativa à sua numerosidade e a quantidade de bolas de cada cor. Neste sentido, as crianças D. e L., ao observarem este cartão, verificou-se que realizaram subitizing percetual, uma vez que, identificaram a quantidade total de bolas e as cores que constituem a figura, mas não distinguiram quantas bolas existiam de cada cor. Como a criança D. ainda não tinha tido a oportunidade de responder, relativamente, à visualização dos cartões do padrão de dedos e do padrão de algarismos, respondeu sobre este cartão, tendo-se verificado que apontou sem hesitar para os dois cartões (cartão 5m e 5), identificando, espontaneamente, e de forma intuitiva a quantidade total de dedos e o algarismo que representava o número 5. Para a criança L., não se obteve dados nesta categoria, visto que, já tinha tido a oportunidade de responder a outro cartão, tendo sucedido a mesma situação para a criança M., todavia, esta criança, em relação às outras duas que responderam ao cartão 5a, conseguiu realizar subitizing conceptual, dado que, identificou o total de bolas presentes no cartão e o número de bolas de cada cor.

70 3.1.4. Tarefa 4 (pós-teste)

Tabela 8 – Resultados obtidos na Tarefa 4 (pós-teste)

Quanto à última atividade, ou seja, o pós-teste, de acordo com os dados recolhidos, pode- se observar que a criança S., perante o cartão 5b cujo padrão figurativo é linear, realizou subitizing conceptual, pois identificou a quantidade total de bolas e quantas existiam de cada cor, no entanto, inicialmente, enganou-se ao referir o número de bolas de cada cor, mas, de seguida, corrigiu.

A criança M., nesta atividade, relativamente, ao pré-teste, respondeu a dois cartões, o 2c com uma disposição aleatória e o 6a com uma disposição retangular, tendo realizado também subitizing conceptual. Observou-se que não houve nenhuma dificuldade em referir a totalidade de bolas e o número de bolas de cada cor, respondendo com assertividade e espontaneidade.

Por coincidência, a criança D. voltou a dar resposta ao cartão 3d (disposição aleatória), relativamente ao pré-teste, conseguindo, desta vez, realizar subitizing conceptual, tal como as outras crianças já mencionadas na análise desta atividade.

No caso da criança L., respondeu ao cartão 4d cuja disposição da figura é aleatória, não conseguindo realizar nenhum tipo de subitizing, pois concretizou a contagem termo a termo verificando-se o movimento dos lábios durante a visualização do cartão e, também Categorização do comportamento observado e das respostas dadas

pelas crianças

Criança Códigos dos

cartões Contagem Visualização do padrão de dedos e do padrão de algarismos Subitizing percetual Subitizing conceptual S. 5b Não se aplica SC1 M. 2c Não se aplica SC1 6a Não se aplica SC1 D. 3d Não se aplica SC1 L. 4d C Não se aplica

71

não conseguiu visualizar as cores que constituíam a figura, uma vez que, quando questionado sobre estas referiu “(…) as cores já não me lembro”.