• Nenhum resultado encontrado

5 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

5.2 ORGANIZAÇÃO 1

5.2.2 Análise Inovação

Há projetos voltados para inovação, pois a empresa vive de inovação radical e incremental. São mais de 14 (quatorze) centros de pesquisa voltados a inovações, mas além disso desenvolvem soluções para as necessidades dos clientes.

A organização 1 comprou a organização Y, que era do mesmo porte, e ambas já tinham a cultura da inovação. Grande parte dos investimentos já eram feitos nessa área. Quando a aquisição ocorreu, o clima na nova organização ficou conflitante, pois eram duas culturas, embora sendo parecidas organizacionalmente (tanto no Brasil quanto nos EUA). A organização 1 tinha mais ferramentas gerenciais que a organização Y e teve que investir tempo e dinheiro para preparar os funcionários, além de os treinarem para trabalhar com as novas ferramentas. Cunha (2005) enfatizam a necessidade dessas ferramentas gerenciais, caso contrário o gerenciamento da inovação seria ad-hoc. Agora, depois de 4 anos, “as coisas melhoraram” e percebe-se que a cultura é uma só. Todos estão buscando objetivos comuns: passar pela atual crise no Brasil sem fechar nenhum escritório ou fabrica.

Segundo o entrevistado 4: “Nesse momento ainda tem um pouquinho desse passado recente de aquisição onde pessoas falam: a empresa X é melhor nesse ponto, a Y é melhor naquele ponto. Contudo isso acontece cada vez menos”. Durante esses 4 anos muitos funcionários foram trocados por não se adaptarem a nova organização (depois de tentativas diversas em ajudar o funcionário a se adaptar). Houve planos, cursos, conversas com o RH, palestras de incentivos para ajudar. Todas essas tentativas foram implementadas para manter o

funcionário que tem conhecimentos dos produtos da organização, mas também para manter os condicionantes da inovação em alta, sendo que um deles é a motivação (Barbieri, 2003).

Apesar de cada organização ter sua cultura interna, Morgan (2011) diz que ela pode ser multável no que tange a rotina, normas sócias, costumes, estruturas e parâmetros. A O1 teve muita dificuldade em mudar a cultura da organização Y, pois havia muita resistência por parte de alguns funcionários,

Transferência de conhecimentos para outras divisões não é considerado importante dentro da organização, já a cooperação entre elas sim. Geralmente quando tem algum produto já aprovado fora do país, eles passam a produzi-lo no Brasil, e vice e versa. Quando o produto está pronto para ser comercializado, há compartilhamento não só com a América Latina, mas com toda a organização.

Cresce a quantidade de inovação na organização, têm aqueles produtos que são “tipos clássicos” ou básicos na plataforma de venda, mas também têm novos produtos, especialmente nas áreas de água e energia. Além disso buscam agregar valor a produtos existentes para não virar commodity, desta forma a organização mantem o clima inovador. A inovação pode ser a implementação de um produto novo, mas também a melhoria de produtos existentes (OECD, 1997).

Há oficinas para incentivar a criatividade dentro da organização ou com outras organizações. A empresa participa, por exemplo, de feiras, exposições, convenções, a quantidade depende da área ou setor da empresa. São muitas divisões, de energia, de água, de alimentos de bebidas, institucional, papel, logo a quantidade de eventos depende do seguimento.

As inovações podem resultar em transformações estruturais, geralmente mexe na área de venda porque deve ter pessoas capacitadas e que conhecem bem o novo produto. Pode ser a inovação de um equipamento ou outro produto e é necessário ter pessoas que os conheçam bem.

Para a O1 manter os funcionários que a interessam, há o plano de retenção ou talent retention. Há pessoas dentro da organização que são chave, que conhecem produto, que possuem certos conhecimentos e muita experiência dentro da empresa, e que começam a ser tipo um mentor.

Quando a se sentir valorizado, o entrevistado respondeu: “Eu me sinto, realmente me sinto. Especialmente agora que os negócios não estão tão bem no Brasil, para não me demitirem me transferiram para Miami. Eles poderiam simplesmente me deixar de lado”.

Por ser uma organização de grande porte e que trabalha com produtos de forma diversificada, dentro de cada centro de pesquisa há divisões para pesquisas voltadas para cada área da empresa. Por exemplo, aqui no Brasil tem um centro de pesquisa que fica em Campinas com divisões nas áreas de alimentos e bebidas, metais primários, água (tratamento e redução), etc. Esta organização faz parceria com outras empresas de grande porte para desenvolver produtos, como papel e celulose. Outra parceria típica, do setor de open innovation, ocorre juntamente com as universidades, na qual a empresa investe em pesquisas e pesquisadores, buscando inovações de seu interesse. Estas fontes externas podem não só facilitar a melhoria de produtos, mas também ajudar a transformar ideias em produtos de sucesso (Barbieri, Alvares & Cajazeira, 2009).

Outra forma adotada pela organização na busca por inovações, são reuniões trimestrais para fomentar o tema, nas quais os funcionários têm a oportunidade de apresentar as suas contribuições para produtos ou processos. Se a ideia for aceita, o funcionário recebe um prêmio em dinheiro, a título de incentivo e recompensa. O entrevistado 4, por exemplo, recebeu USD 10.000 por uma ideia acolhida pela organização, que propiciou significativa redução com despesas de viagens de negócios. O entrevistado da área de inovação também foi premiado por apresentar uma sugestão simples que permitiu melhorar o processo de controle de despesas.

A percepção geral é de que os funcionários se sentem à vontade e apoiam este sistema. Segundo Cunha (2005), na organização inovadora os colaboradores devem ser incentivados a cooperar com a inovação, mas não de forma impositiva.

Figura 35: Resumo análise das camadas organização 1 - Inovação

Camadas Inovação Características

Cultura Foi criada pensando nos aspectos da sustentabilidade e produtos inovadores voltados aos clientes (ajudar os clientes a cumprirem metas sustentáveis).

Liderança Busca incentivar novas ideias.

Capital Humano Colaboram com novas ideias constantemente.

Estrutura e Processo Quando há um produto inovador e sustentável, se preciso for criam uma nova estrutura (como se fosse uma pequena empresa dentro da empresa). Novos vendedores, equipe especial para gerenciar, processos mais ágeis para implantar tudo isso.