• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa de Análise de Similares elaborada no âmbito global, seleciona alternativas de produções gráficas similares mas que não sejam da cidade ou da região de São Francisco do Sul. Com este material, estudam-se quais as soluções de apresentação do conteúdo, do formato, da sistematização de dados e outros detalhes específicos para a análise da Linguagem Visual e Informativa. A Análise de Similares Globais focará uma análise mais pontual, levando em consideração aspectos característicos que valem a pena considerar de cada material em questão:

• New York for Dummies. (Estados Unidos - Inglês, 2006)

Figura 19: New York City for Dummies.

Figura 20: Páginas Internas do tópico do New York City for Dummies. Fonte: CARROLL (2006).

Tipo Guia - Cidade

Detalhes 316 Páginas;

22x14cm; ±350 Gramas

Impresso maior parte em Preto. Restante em Color. Papel ±90gr (brilhante) - Provável papel offset; Sem acabamentos;

Encadernação Industrial para Livros – Páginas Coladas; Capa Flexível a Cores.

Estrutura Resumida Parte 1: Introduzindo Nova Iorque Parte 2: Planejando sua Viagem

Parte 3: Estabelecendo-se em Nova Iorque Parte 4: Explorando Nova Iorque

Parte 5: Vivendo Após Anoitecer: Vida Noturna Parte 6: A Parte dos Dez

Projeto Gráfico Trabalho Gráfico Editorial;

Tipografia Display para títulos, 18-22 pt. Serifa para textos, ±12pt; Espaçamento padrão entre linhas;

Paleta Cromática: Preto e Cinza

Leiaute de Página em 1 coluna, itens organizados por endentação.

Pros Mapas como destaques;

Boa legibilidade de fontes; Conteúdo sucinto;

Boa estrutura e organização de conteúdo Leiaute de Página sempre idêntico;

Uso de Bullets e Identação para resolver problemáticas de conteúdo

Contra Artigos compostos de texto/título apenas; Sistematização Gráfica simplória;

Sem Fotos;

Quadro 02: Avaliação do New York City for Dummies. Fonte: Autoria própria (2013).

A série “for dummies” é uma extensa e completa coleção de livros instrucionais/referenciais que pretende apresentar guias práticos para seus leitores. Mais de 2.300 títulos já foram publicados pela série que foi traduzido para inúmeras línguas e portanto, julga-se necessário a análise de um caso de sucesso.

Em cada início de capítulo é apresentado um sumário em pequenos tópicos sobre o que será exposto. O livro é basicamente todo formado por texto, com algumas imagens e quase nenhum elemento gráfico, apenas mapas e uma série de “6 ícones de interesse”. Estes ícones identificam: “Preço barato”, “Melhor do melhor”, “Alerta”, “Dica”, “Ambiente para crianças” e “Vale a procura”. Além de uma convenção em um esquema de cifras, entre uma ($) e cinco ($$$$$) para determinar o preço dos serviços/produtos dos estabelecimentos, em sua maioria Restaurante e Hotéis. Os destaques nos capítulos são tabelas com elementos apenas textuais inseridos. A forma de visualização é sempre uma coluna e os itens são apresentados sempre em forma de lista simples (normal, com bullets), além de por vezes apresentar os “ícones de interesse” .

Para a série de guias analisados, serão também levados em consideração detalhes quanto a conteúdo e a forma de apresenta-lo. Para o guia da série “Dummies” podemos notar aqui diversos elementos interessantes para serem apontados e levados em consideração. O Guia é dividido em 6 partes. Internamente, estas partes estão divididas em Capítulos. A forma em que o Mapa é apresentado, dividido em mais páginas, permite visualizar com mais precisão os nomes de ruas e a localização exata dos lugares apresentados. Segue o exemplo na Figura 21:

Figura 21: Mapa do New York City for Dummies. Fonte: CARROLL (2006).

No guia é apresentado pontos da cidade de Nova Iorque com um breve texto, um histórico da cidade e uma Linha do Tempo, simples e textual com as arquiteturas desenvolvidas a partir do século XIX. No capítulo 3 é apresentado uma cartilha das temperaturas mensais, os dias de chuva e as características de cada época do ano: Verão, Inverno, Outono e Primavera. Existe ainda um calendário mensal mostrando festividades e acontecimentos especiais. A partir da parte II do livro, e do capítulo 4, são apresentadas informações textuais sobre: Hotel, Transporte, Comida, Pontos Turísticos, Compra, Vida Noturna, Taxas e Dicas. No capítulo 5 são apresentados as formas possíveis de chegar a Nova Iorque: Aeroporto, Carro, Ônibus e Navio, além de informações relevantes para cada transporte. No capítulo 6 é comentado sobre os tipos de passeios possíveis: Para casais ou famílias, por exemplo, além de dicas e conselhos para cada um e sobre a Acessibilidade da cidade. A partir da Parte III (Capítulo 7) explica-se um pouco sobre dicas de segurança, saúde e garantias de um bom uso do tempo em Nova Iorque. É um apanhado geral sobre informações na sua maioria quantitativa. O capítulo 8 são sobre novos moradores da cidade e detalhes para os mesmos. O capítulo 9 contem a lista de hotéis selecionado pelo guia e a localização de cada, em mapas apresentados da mesma forma que já

comentado: Cada região por página. O capítulo 10 é sobre jantar e comer na cidade, similar ao capítulo 9, onde são apresentado seleção de estabelecimentos e mapas. A partir da parte IV (Capítulo XI) são explorados os principais pontos turísticos da cidade, como sempre, com dicas de onde e como visitar, além de como chegar até os lugares em questão e sobre os tours pagos. Novamente apresentado com mapas e listas. O capítulo 12 é sobre compras. O capítulo 13 possui itinerários para serem seguidos, divididos em já elaborados cronogramas, como: “3 dias”, “5 dias”, “Museus”, “Com sua Família”, etc.. Nos capítulos 14, 15 e 16, os capítulo sobre Cultura, comenta-se sobre teatros, música, balé, ópera, bares, etc... Apresentado da mesma forma que antes com listas, alguns destaques e mapas. Na parte VI são apresentados algumas seleções, nomeadas de “Os Top 10 baratos da experiência da cidade”, apenas demonstrando os selecionados como “os melhores” de cada sessão. Chegando ao final do livro, o apêndice possui um pequeno guia com telefones, endereços, peculiaridades da cidade, feriados e outras informações de interesse público.

• Lonely Planet: Barcelona. (Reino Unido - Inglês, 2007)

Figura 22: Barcelona City Guide. Fonte: KAMINSKI & MARIC (2007).

Tipo Guia - Cidade

Detalhes 241 Páginas;

20x13cm; ±350 Gramas

Impresso maior parte em Preto e Azul, restante em Color. Papel ±90gr (semi-brilhante) - Provável papel offset; Sem acabamentos;

Encadernação Industrial para Livros – Páginas Coladas; Capa Flexível a Cores.

Estrutura Resumida Parte 1: Introduzindo Barcelona Parte 2: Os Pontos-Alto de Barcelona Parte 3: Iniciando Parte 4: Contextualização Parte 5: Arquitetura Parte 6: Vizinhanças Parte 7: Compras Parte 8: Comer

Parte 9: Beber e Vida Noturna Parte 10: Artes

Parte 11: Esportes e Atividades Parte 12: Dormir

Parte 13: Excursões Parte 14: Transporte Projeto Gráfico Trabalho Gráfico Editorial;

Tipografia Myriad Condensed (Sem serifa) para títulos, 18-22 pt. Myriad e outra Serifa para textos, ±12pt;

Espaçamento padrão entre linhas; Paleta Cromática: Preto e Azul Leiaute de Página em 2 coluna.

Pros Boa legibilidade de fontes;

Capítulos e partes separadas e segmentados Boa estrutura e organização de conteúdo Leiaute de Página sempre idêntico;

Uso de Bullets e Endentação para resolver conteúdo Contra Artigos compostos de texto/título apenas;

Conteúdo Excessivo

Sistematização Gráfica simplória; Sem Fotos;

Quadro 03: Avaliação do guia "Lonely Planet: Barcelona City Guide". Fonte: Autoria própria (2013).

“Lonely Planet” é uma das maiores séries de guias para turismo existente na atualidade, com uma vasta série de títulos e informações compiladas sobre cidades e regiões do planeta. É um guia para viajantes, exploradores e curiosos. A maioria dos seus livros possui mais de uma edição, no caso o livro analisado possuía sua 6ª edição.

O Livro é dividido em capítulos, após a introdução/histórico e um diretório de informações úteis, são apresentados de acordo com temas, itens em listas. Possui

um index ao fim do livro. Na maioria das páginas, o texto é apresentado em 2 colunas. A maior parte da informação quantificada é apresentada em Listas e possui a cor azul como títulos e destaques. Além de apresentar uma tabela com fundo cinza-claro para informações com maiores destaques. como segue na imagem a seguir:

Figura 23: Páginas Internas do guia. Fonte: KAMINSKI & MARIC (2007).

Documentos relacionados