• Nenhum resultado encontrado

6 ANÁLISE DOS DADOS

6.1 A atividade de sondagem x produção final

6.1.2 Análise sob o ponto de vista da competência III

COMPETÊNCIA III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nesta competência pudemos

observar um grande crescimento quanto à nota da primeira para a segunda versão. A média da turma na primeira redação foi de 88,88, chegando a 148,88 pontos na segunda produção.

Gráfico 3 - Diferença média na competência III

Fonte: Dados da pesquisa.

Para uma seleção, relação, organização e interpretação de dados e informações a serem inseridos nos textos, foi feito o quadro tópico onde cada aluno, de posse da sua redação diagnóstica, repensou sobre a distribuição dos dados argumentativos ao longo do texto. Estaremos fazendo uma análise da redação diagnóstica, com o quadro tópico e a redação final de um dos alunos.

Dificuldade observada: Dificuldade quanto à seleção, relação, organização e interpretação de dados e informações.

Estudantes não conseguem fazer o uso adequado de fatos e informação dentro do texto, às vezes, usando-os de forma equivocada ou escolhendo algum que não contribua para sustentar a tese.

Para a melhoria desta competência, uma atividade bastante significativa, trazendo relevantes resultados para a competência III, foi o quadro tópico (já explicitado anteriormente, apêndice 03). É necessário que o aluno saiba selecionar, relacionar, organizar e interpretar dados e informações. A escolha dos argumentos, bem como a sua distribuição no texto para a construção de um texto coerente e produtivo em defesa de um ponto de vista, é uma atividade bastante complexa e requer que o estudante, trazendo vários dados sobre determinado assunto, saiba distribuí-los e interligá-los ao longo do texto. Portanto, faz-se necessário um planejamento prévio para que a redação consiga o seu propósito: argumentar sobre determinado assunto, apresentando uma tese e defendendo-a no decorrer do texto.

Outra atividade desenvolvida para melhorar a competência III, foi o Check List (apêndice 02). Na competência III, o material traz uma observação importante acerca da progressão textual e que tenha uma direção que seja passível de ser observada durante a leitura da redação.

6.1.2.1 Análise da redação diagnóstica

Quadro 21 - Dificuldade quanto à seleção, relação, organização e interpretação de dados e informações do aluno M

“Hoje em dia o número de homossexuais vem aumentando e junto a isso vem o crescimento dos homofobicos, ou seja, aqueles que são contra as pessoas que se sentem atraídas pelo mesmo sexo. A homofobia é um grande problema na sociedade, tão grande que chega a causar mortes de jovens, na maioria dos casos.

Durante muito tempo tinha-se apenas uma visão de casal, aquele formado por um homem e uma mulher, quando o índice de homossexualidade foi crescendo se tornou difícil a compreensão da sociedade a essa situação, principalmente os pais que são os que tem que dar apoio aos filhos no momento. Com isso, muitos jovens ficam com medo de assumir a sua homossexualidade e de ser criticado por alguém ou que seus pais não os entendam e os expulsem de casa.

A melhor solução para esse problema é deixar de lado nossas diferenças, deixar de lado os fatos que nos impedem de viver em harmonia com o próximo, isso nos tornaria cidadãos melhores.”. (aluno M)

Fonte: dados da pesquisa.

Quanto à análise do seu primeiro texto, percebe-se que a estudante apresentou fatos e opiniões que estão de acordo com o tema proposto, no entanto, muito presos a argumentos do seu próprio repertório, sem fazer uso diversificado de informações, fatos em defesa de um ponto de vista.

Basicamente, os seus argumentos giram em torno da concepção de que um casal é formado por um homem e uma mulher e do respeito aos pais e da preocupação em relação à sua opinião. Percebe-se que não houve uma expansão quanto ao encadeamento das ideias, com crescimento progressivo.

A organização dos argumentos é avaliada na competência III, que diz respeito à hierarquização dos argumentos, ou seja, organizá-los de maneira que trate dos argumentos primários e, em seguida, os argumentos secundários. Ao compararmos o argumento utilizado no primeiro parágrafo que diz “Hoje em dia o número de homossexuais vem aumentando e junto a isso vem o crescimento dos homofóbicos[...]”. Mais adiante a aluna retrata a mesma condição já colocada por ela no texto: “[...] aquele formado por um homem e uma mulher, quando o índice de homossexualidade foi crescendo[...]”. No entanto, retrata o crescimento

dos homofóbicos e, posteriormente, dos homossexuais. Pensamos que a organização desse argumento poderia ter tomado uma outra ordem para melhorar a compreensão do leitor.

Em relação à interpretação das informações e fatos, os argumentos devem ser contextualizados, principalmente em relação ao seu ponto de vista, procurando ir além da reprodução de textos motivadores ou do senso comum. Percebemos que a estudante não interpreta informações e as contextualiza.

Figura 36 - Quadro Tópico do aluno M

Fonte: Elaborado pelo estudante M

Com a produção textual diagnóstica finalizada, uma das próximas etapas diz respeito à construção de um quadro tópico. Essa é uma estratégia para que possamos compreender o “caminho das ideias” de modo a organizá-las e hierarquizá-las. Conseguimos perceber, a partir da construção do quadro tópico, a organização das ideais, ou seja, as palavras-chave para essa produção chamam-se homossexualidade e homossexual. Ou seja, para haver homossexualidade, faz-se necessário haver um homossexual.

O termo homossexualidade é abordado como a base, elencando dois aspectos onde a homossexualidade passa a ser abordada no contexto da sociedade e familiar e para essa instituição, falta a compreensão. Por outro lado, quanto à abordagem da homofobia, retrata a aversão e, muitas vezes, a morte que culmina em um argumento secundário: o de casal ideal.

Para esses argumentos elencados, conseguimos perder a clareza quanto ao medo de ser julgado. Mais adiante, apresenta a proposta de intervenção. Constam 5 perguntas para a intervenção que são: o quê? quem? como? para quê? e o detalhamento, embora a sua proposta de intervenção tenha sido muito superficial e não contribua para uma conclusão efetiva. 6.1.2.2 Análise da redação final

Quadro 22 - Evolução quanto à seleção, relação, organização e interpretação de dados e informações do aluno M

“A homofobia é a aversão as pessoas que se sentem atraídas por outras do mesmo sexo. Na atualidade, o número de homossexuais vem crescendo e junto a um número de homofóbicos também. A homofobia é um grande problema que chega a causar mortes de jovens na maioria dos casos.

Durante muito tempo, a sociedade tinha apenas uma visão de casal, um casal ideal, aquele formado por um homem e uma mulher. Ser homossexual é crime em mais de 70 países, a homofobia já provocou pelo menos 216 assassinatos em janeiro até setembro do ano de 2015, de acordo com o levantamento do Grupo Gay da Bahia. Com o índice de homossexualidade aumentando, se tornou difícil a compreensão de partes da sociedade, devido a isso, os jovens tem medo de assumir e ser julgado. Na França, a chance de um homossexual acabar com a própria vida é treze vezes maior que um heterossexual.

A opressão contra os homossexuais não quer dizer somente a violência, mas também a reivindicação de seus direitos. Em junho do ano de 2015, a Suprema Corte do Estados Unidos aprovou a união civil homossexual, o que é um grande avanço já que os EUA é uma grande potência e influencia outros países.

Sendo assim, medidas devem ser tomadas, o Poder Legislativo deveria aprovar o Projeto de Lei 122 de 2006, assim criminalizando a homofobia, palestras com psicólogos e nós também devemos fazer a nossa parte compreendendo e respeitando. Só assim o país estará assegurado da homofobia.” (aluno M)

Fonte: Dados da pesquisa.

Conseguimos perceber uma grande diferença entre a produção inicial e a final. As informações do quadro tópico estão contidas na versão final, o que mostra o quanto essa atividade contribuiu para a melhoria da seleção, relação, organização e interpretação de informações, cobrado na competência III.

Como consta no quadro tópico, o que se apresenta no texto na versão final, o estudante fez uma introdução trazendo o significado de expressões como homossexual e homofobia. Posteriormente, como trazido pelas palavras-chave, o estudante aborda concepções quanto à sociedade e à família, fazendo referência à aversão que algumas pessoas parecem apresentar, causando a morte de homossexuais. Em relação à proposta de intervenção, comparando a construída na atividade do quadro tópico para a versão final, houve

o aprimoramento dos elementos da intervenção, pois a atividade contribui, como percebemos, para a reflexão quanto aos elementos escolhidos e colocados no texto.