• Nenhum resultado encontrado

 Analisar os dados tabulados com aplicação da leituras orientadas e redação da Monografia.

Conteúdos

4.1Análise dos dados

4.2Redação e Revisão da Monografia 4.3Apresentação e Defesa do TCC

METODOLOGIA

Encontros presenciais com o orientador versando sobre os tópicos supracitados. Desenvolvimento de trabalhos, individuais de pesquisa.

ATIVIDADES DISCENTES

O aluno será acompanhado por um orientador ao longo do desenvolvimento de seu TCC e, ao final, apresentara a sua monografia a uma Banca de Avaliação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Banca Avaliadora, composta pelo orientador e dois convidados que dominam a área abordada farão uma avaliação do trabalho escrito e defendido oralmente, segundo critérios pré-definidos do Regulamento do TCC do Curso.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CERVO, Arnaldo L., BERVIAN, Pedro A., SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6ed.Sao Paulo : Pearson Prentice Hall, 2007.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Pesquisa em comunicação. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2009. 171 p. ISBN 9788515001095.

SALVADOR, Angelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica: elaboração de trabalhos científicos. 10. ed. Porto Alegre: Sulina, 1982.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BASTOS, Lília da Rocha et al. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações, monografias. 5. ed.. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

CASTRO, Claudio de Moura. A prática da pesquisa. 2ed. Sao Paulo : Pearson Prentice Hall, 2006. ISBN : 978-85-7605-085-4. (disponível online)

HÜHNE, Leda Miranda (org.). Metodologia científica: textos e técnicas. 7.ed. Rio de Janeiro: Agir, 2001.

ILHESCA, Daniela Duarte, SILVA, DEBORA T. M., SILVA, Mozara R. Redação Acadêmica. Curitiba : Intersaberes, 2013. (Serie Por Dentro do texto). ISBN : 978-85-8212-535-9. (disponível online)

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 314 p. ISBN 9788522466252

PLANO DE ENSINO

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCIPLINA: PRÁTICA PROFISSIONAL EM PUBLICIDADE III

CARGA HORÁRIA: 90 H PERÍODO: 8º

EMENTA

Incentivar estágios e oferecer nos laboratórios experimentais do curso de Comunicação Social a possibilidade de os alunos exercitarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, simulando com casos reais o ambiente profissional da atividade publicitária.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

O objetivo desta disciplina é garantir que o aluno da instituição saia preparado para atuar no mercado profissional, uma vez que este deve exercitar durante o curso os conhecimentos adquiridos em sala de aula e vivenciar o ambiente profissional da atividade publicitária. PROGRAMA DETALHADO Não se aplica METODOLOGIA Não se aplica ATIVIDADE DISCENTE

Realizar estágio na instituição e/ou em empresas públicas e privadas a fim de exercitar na prática o conteúdo aprendido em sala de aula. Ao final do período é necessário o encaminhamento de relatório das atividades desenvolvidas.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será feita a partir do relatório entregue. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Não se aplica

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Não se aplica

PLANO DE ENSINO

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CARGA HORÁRIA: 60 H

PERÍODO: 8º

EMENTA

Apresentação dos conceitos básicos, os aspectos sociológicos do comportamento do consumidor e os principais estágios do processo de compra. A teoria de Maslow. Teorias de Herzberg, Freud e Jung. Motivação e perpecpção. Processos de decisão de compra. Relacionamento com o Consumidor. Cultura e SubCultura. Teoria de papéis e grupos de referência. Classes sociais e status. Comportamento do consumidor organizacional.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Os alunos deverão conhecer as principais teorias que tentam explicar o comportamento do consumidor.

 Identificar os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor.  Atualizar os alunos quanto ao comportamento do consumidor na internet.

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Objetivos

Conhecer aspectos básicos do comportamento do consumidor.

 Compreender o que motiva o consumo e o processo de decisão e compra dos produtos.

Conteúdos

1.1- Introdução ao comportamento do consumidor

1.2- O processo de motivação de compra, Processo de decisão de compra, aspectos mercadológicos que influenciam a decisão

1.3- A teoria de Skinner. Estímulos elicitadores. O brinde no consumo

UNIDADE 2 - ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Objetivos

Entender os aspectos históricos do comportamento.

 Analisar os conceitos psicológicos que influenciam no comportamento.  Aplicar conceitos mercadológicos com base nas premissas psicológicas. Conteúdos

2.1 Psicologia, Sociologia e Marketing. Fatores que influenciam o comportamento. 2.2 Teorias de Freud e o comportamento do consumidor. Teorias racionais sobre o comportamento do consumidor. Teorias de Herzberg e Jung.

2.3 O Consumo na infância.

UNIDADE 3 – ASPECTOS SOCIOLOGICOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Objetivos

Compreender influências sociais no comportamento.

 Analisar a influência cultural no comportamento do consumidor. Conteúdos

3.1 Influência da Cultura e subcultura no comportamento. Estudo da Teoria de Maslow 3.2 Teoria dos papéis e grupos de referência, a busca pelo status

3.3 O Neuromarketing e o entendimento dos verdadeiros desejos do consumidor

UNIDADE 4 – O CONSUMIDOR ORGANIZACIONAL E A INTERNET NO CONSUMO Objetivo

 Desenvolver o planejamento de relacionamento com os consumidores finais e B2B.Criar estratégias de relacionamento na internet

Conteúdos

4.1- O Relacionamento com o consumidor final, serviço de atendimento ao cliente e atendimento físico.

4.2- O comportamento do consumidor na internet e as redes sociais como ferramenta de relacionamento

4.3- O comportamento do consumidor B2B, CRM e comportamento do eleitor

METODOLOGIA

Aulas expositivas versando sobre os tópicos supracitados, podendo contar com o apoio de recursos audiovisuais, além do desenvolvimento de trabalhos, individuais ou em grupos.

ATIVIDADES DISCENTES

Além da importância dos debates em sala de aula, o aluno terá a oportunidade de analisar, criar e discutir através dos trabalhos propostos anúncios que trabalham os conceitos de comportamento do consumidor.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação se dará através de 2 provas com valor de 7 (sete) pontos e o desenvolvimento de trabalho de análises de anúncios para A1. Para A2 os alunos vão escolher um tema/cliente para desenvolver uma campanha de acordo com os conceitos de comportamento de consumo estudado.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GIGLIO, Ernesto. O Comportamento do Consumidor. SP. Ed. Pioneira. 2002

KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004. 339 p. ISBN 8522437793 (broch.)

SAMARA, Beatriz, MORSCH, Marco Aurelio. Comportamento do Consumidor : Conceitos e Casos. São Paulo : Prentice Hall, 2005. ISBN : 978-85-7605-009-9.(disponível online)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FERREL, O .C. et al. Estratégia de Marketing. São Paulo: Editora Atlas, 2000.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 8. ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2010. 227 p. ISBN 9788571081598 .

KOTLER, P.,KELLER, K. L. Administração de Marketing.Trad. Sônia Yamamoto. 14ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. ISBN: 978-85- 8143-000-3. (Disponível online) PAIXAO, Marcia Valeria. A influência do consumidor nas decisões de marketing. Curitiba : Intersaberes, 2012. ISBN : 978-85-8212-282-2. (disponível online)

SHETH, Jagdish et al. Comportamento do Cliente: indo muito além do comportamento do consumidor. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO PARA MERCADOS DE QUALIDADE CARGA HORÁRIA: 60 H

PERÍODO: 8º

EMENTA

Mercados de qualidade são mercados cujos produtos e serviços são percebidos, prioritariamente, pelos seus aspectos qualitativos, isto é, pela expertise que requerem ou pelas características que fazem com que seus produtos sejam distintos entre si em termos de qualidade. Esses aspectos podem fazer seus valores econômicos variarem consideravelmente, de um produto a outro. Utilidades, funcionalidades ou quantidades não são tão relevantes quanto as qualidades e isso torna a lógica desses mercados menos objetiva, se comparada aos parâmetros que orientam outros mercados. Bens de luxo, produtos agroalimentares, arte e serviços especializados podem se enquadrar nesses mercados e demandar um tratamento diferenciado do seu consumidor, bem como a utilização de ferramentas mais apropriadas para sinalizar a qualidade e se relacionar com a sua clientela.

Documentos relacionados