• Nenhum resultado encontrado

ANEXO III DADOS BIOGRÁFICOS DOS PRINCIPAIS AUTORES DE VÍDEO-DANÇA (POR ORNDEM ALFABÉTICA).

No documento ISBOA F ACULDADE DE M OTRICIDADEH UMANA (páginas 196-200)

ANEXO II OBRAS DE VÍDEO-DANÇA / AUTORES.

ANEXO III DADOS BIOGRÁFICOS DOS PRINCIPAIS AUTORES DE VÍDEO-DANÇA (POR ORNDEM ALFABÉTICA).

Production Course, 2008. Video Editor at Fashion Studio / PMP Produções / Artist. Camera Operator and Assistant at Medialuso, Endemol, RTP, Sentidos Ilimitados, Agence G37.

6. BRUNO CANAS

Nasceu em Lisboa, estudou design e comunicação no IADE, design e novas Tecnologias em Milão e cinema de animação através do programa de criatividade e criação artística da Gulbenkian com a escola francesa SUPINFOCOM. Colabora enquanto videasta em diversas criações nacionais e internacionais na área do teatro e performance, nomeadamente com a Companhia Mundo Perfeito, Stan, Companhia Maior, Dood Paard, Sofia Dias & Vítor Roriz, e, mais recentemente, com a Companhia Instável, entre outros. Tem exposto com regularidade o seu trabalho de instalação vídeo interativa onde apresenta dispositivos que procuram transformar a ligação entre o público e a obra. (Informações extraídas do site: cargocollective.com/brunocanas/Bio-contact).

7. CARLOS PORFÍRIO

Nasceu em 1976, em Luanda, Angola. Em 1986 veio para Lisboa, onde cresceu, passou a sua adolescência e descobriu a paixão pela imagem. Em 1996, exerceu a função de criativo / designer gráfico numa Agência de Publicidade e de Marketing. Em 2000 e com o aparecimento da Internet, integrou uma TI (empresa do grupo), onde exerceu a função de webdesigner, coordenou e acompanhou projetos diversos para empresas de renome nacional e internacional. Frequentou o Curso intensivo de Operador de Câmara e Iluminação na Restart bem como workshops de Steadycam e Edição Criativa com o software AVID. Atualmente é Operador de Câmara e Fotógrafo para Produtoras de Audiovisuais e Eventos, Televisão e diversos Projetos Independentes.

8. CATARINA BARATA

Licenciada em Antropologia pelo ISCTE, pós-graduada em Estudos de Música Popular pela FCSH-UNL e mestre em Cinema pela ESTC-IPL, com uma dissertação intitulada “In the Midst of Confusion: da dança em cinema e da adaptação de dança para o ecrã – processos de criação intermediais”, sobre a relação entre cinema e dança, através da adaptação para o ecrã da peça da companhia holandesa The100Hands “In the Midst of Confusion”. Desde 2006, trabalha em tradução (Esloveno-Português) para a Traducta e em cinema como freelancer (operadora de câmara e editora), tendo colaborado em projetos em Portugal, no Brasil, na Guiné-Bissau e nos EUA. Fez um estágio em Média Digitais no Centro de Documentário da Universidade do Texas (UT Documentary Center), em outubro e novembro de 2009, Austin, Texas, EUA, e um estágio PEPAL na área de Antropologia, no Município de Odemira, de abril de 2011 a março de 2012. Desde 2012 integra a equipa do Projeto MO para a criação do Museu de Odemira.

9. CATARINA MIRANDA

Licenciada em Artes Visuais/ Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto (2001/2006). Completou a Programa Inovart na Galeria Sparwasser HQ (Berlim 2009/2010) Completou o Programa Leonardo Da Vinci no Espaço Cultural Altes Finanzamt (Berlin 2010/ 2011). Grau Intermédio de Ballet Clássico pela Royal Academy of London (Coimbra 1986/1998) Bolsa de Frequência de Workshops do N.E.C. _ João Fiadeiro, Companhia Última Vez (Porto 2004). Curso "Dança para a Comunidade" ministrado pelo Fórum Dança (Porto, 2004/05). "Formação Intensiva Aplicada", ministrada no Centro Em Movimento (Lisboa, 2006/07). Pós-graduação “Post School for Physical Theater and Dance”, orientado pela Plataforma “K.I.M.”, TanzFabrik/ Berlim 2010, com o apoio da Gestão dos Direitos dos Artistas.

10. CLÁUDIA BATALHÃO Site: http://claudiabatalhao.blogspot.pt/

11. DÁRIO PACHECO (COLECTIVO F5)

Licenciado em Dança pela Escola Superior de Dança - Instituto Politécnico de Lisboa e é Técnico de Comunicação Social pelo curso tecnológico da Escola SEC. Madeira Torres. Atualmente dirige em colaboração com o Videasta José Gonçalves a estrutura artística independente Colectivo F5. Como docente exerceu atividade na Escola Superior de Dança de Lisboa, onde produziu um vídeo-dança no âmbito de Project com alunos do 2º ano da licenciatura, lecionou na Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche e no Externato dos Primeiros Passos, em Torres Vedras como professor de Dança. Desde 2007, desenvolve trabalho com outros artistas de dança, teatro, vídeo e cinema: Aldara Bizarro (“Jungle”), Bruno Rodrigues (“Time About Time”), Guillermo Weickert (“Corpo Emprestado”), João Botelho (“A Corte do Norte”), John Romão (“Uma Etiqueta de Dor”), José Gonçalves (Colectivo F5), Raúl Ruiz (“Mistérios de Lisboa”), Sara Barros (“Seven”), Teresa Ranieri (“This way”), Willi Dorner (“Bodies in Urban Spaces”). O seu trabalho de vídeo-dança já foi reconhecido a nível internacional, tendo sido apresentado em Portugal, Áustria, Turquia, Chile e França.

12. FELIPE MARTINS

Felipe Martins é realizador e professor. Estudou Física, Cinema e Vídeo, completou uma pós-graduação em Arte e Comunicação (ESAP) e um Mestrado em Ciências da Comunicação. Atualmente está a fazer um Doutoramento pela Universidade do Minho. Escreve e realiza trabalhos de ficção nas áreas de cinema e vídeo. A sua curta-metragem Dido e Aeneas estreou no TNSJ e foi selecionada para competições em Vila do Conde e Paris.

13. JOÃO LUZ Site: vimeo.com/joaopluz

14. JOÃO PAULO SANTOS

Artista de circo e realizador, diplomado pela conceituada Escola Superior de Circo, em França, o CNAC. Em 2004 cria a sua companhia de novo circo “O último Momento” e ganha o prémio dos jovens talentos de circo com o seu primeiro espetáculo “Peut-Étre”.

15. JOSÉ GONÇALVES (COLECTIVO F5)

Licenciou-se em design no IADE (2010). Realizou um curso de autoedição na Belas artes de Lisboa pela Oficina do Cego (2011) e Laboratório de Vídeo II na Ar.Co, centro de arte e comunicação visual de Lisboa (2012), com Luísa Homem. Participou na Experimenta Design - bienal de Design de Lisboa em 2011, com o livro de ilustração Homem Medo; em Dezembro do mesmo ano publicou o livro de fotografia Vale a Pena Viver e Morrer Aqui. Esteve presente nos “Encontros à Volta do Livro de Artista e da Auto-Edição” no Atelier ReAl e na coletiva de artes plásticas “Isto Também Sou Eu” no Espaço Liberdade Provisória. Em 2012 o livro Homem Medo foi adquirido pela Biblioteca Gulbenkian. O seu trabalho encontra-se entre o design gráfico, a ilustração, a impressão, a fotografia e o vídeo. Desde 2011 desenvolve projetos na área do vídeo-dança e vídeo arte, como diretor e produtor, em colaboração com o coreógrafo/intérprete Dário Pacheco (Colectivo F5). Na Escola Superior de Dança de Lisboa, seccionou e produziu um vídeo-dança no âmbito de projeto com alunos do 2º ano da licenciatura. O seu trabalho de vídeo-dança já foi reconhecido a nível internacional, tendo sido apresentado em Portugal, Áustria, Turquia, Chile e França.

16. LUÍS MARRAFA

Luís Marrafa was born in 1975, first experience with dance was in Germany in his early age starting with break-dance. After in Évora, Portugal he attended Jazz dance classes in 1985. In 1995 and 2002 he received notions in contact/improvisation and contemporary dance technique. In 2007 he has a Dance degree by “Escola Superior de Dança” in Lisbon, Portugal. He had a good influence through artists like Teresa Ranieri, Karine Ponties, António Cabrita, Sasha Waltz, Hofesh Shechter, Guillermo Weickert, Suzanne Link, Heidi Weiss, Ludger Lamers and many others. In 2009 he gets a Scholarship from the Portuguese Government through INOVart program in the Dance Company Dame de Pic/ Karine Ponties, Brussels. He is developing his own work as a Choreographer. He created the dance film “when the body speaks”, “IIB” award best dance video and best picture in 2007, “Untitled” award with the best performance in 2012. He created, “Unstable”, “Unstable part2”, “Light night, “Escape”, “Coffeeloop”, “Disquiet”, “TRANSISTOR”, “13824horas” and “Limits”. Luís Marrafa is a co-founder from the dance

structure “Marrafa” and the dance space “StairCase.studio” in Brussels. (Informações extraídas do site: www.luismarrafa.blogspot.pt).

17. NÉ BARROS

Coreógrafa e bailarina, co-fundadora e membro da direcção do balleteatro. Ao longo da sua carreira, tem desenvolvido em ligação os seus trabalhos artísticos com os científicos cujas áreas de principal pesquisa são a estética e as práticas contemporâneas na dança e nas artes performativas. Em 2004, conclui Doutoramento em Dança (FMH, Universidade Técnica de Lisboa) com a tese Corpo e sentido: uma proposta sobre a materialidade na dança. Obtém, em 1992, o Master of Arts in dance studies no Laban Centre, City University em Londres, com o espectáculo Pensamentos silenciosos e um texto Dance as discourse. Frequentou a Faculdade de Ciências do Porto entre 1981-84 e concluiu, em 1990, o Curso Superior de Teatro (ESAP). Iniciou a sua formação em dança clássica e mais tarde trabalha dança contemporânea e composição coreográfica, nos Estados Unidos, Smith College, onde reside entre 85 e 86. Desenvolve trabalho artístico regular desde o início dos anos noventa em particular com a companhia do balleteatro. Em 2007, a convite do Teatro Nacional São João realizou o Ciclo Né Barros, onde apresentou alguns trabalhos mais emblemáticos e performances. Coreografou para a Companhia Nacional de Bailado Passos em Branco (1999), pela qual viria a receber o Prémio Melhor Coreografia, e para o Ballet Gulbenkian exo (2001). A convite do C.C.B. e Remix Ensemble coreografou Nº 5 (2002) que representou Portugal nos encontros Repèrages de Danse à Lille (França). Os seus trabalhos contam regularmente com colaborações de diversos artistas das áreas da fotografia e cinema, música e artes plásticas em particular, com Daniel Blaufuks, Cesário Alves, Filipe Martins, Saguenail, Carlos Assis, Alexandre Soares, Sérgio Azevedo, Carlos Guedes, Roberto Neulichedl, Gabriela Vaz, José Álvaro Correia, Nuno Coelho, Albuquerque Mendes, Nuno Carinhas, Vera Castro, Alexandra Cruz, Manuel Casimiro, ELASTIC Group of Artistic Research. Destaque para a colaboração com Lygia Pape na reconstrução dos seus Ballets Neo- Concretos (2000). Fez teatro, destaque para a personagem Ofélia de Hamlet Machine de Heiner Muller numa encenação de João Paulo Seara Cardoso e Isabel Barros. Foi protagonista na longa-metragem Mas’sin um filme realizado por Saguenail. Realizou video-dança com circulação em diversos festivais. Em 2006 e 2007 fez parte da comissão de selecção do Festival Curtas de Vila do Conde. Tem orientado teses nas áreas da performance, das artes performativas, dança e novas tecnologias. Na sua actividade como formadora, tem sido convidada a leccionar em diversas instituições, FMH, ESD, ESE e ESAP. Investigadora no Grupo de Estética, Politica e Artes do Instituto de Filosofia (U.P.), colaboradora no Centro de Estudos Arnaldo Araújo e entre 2005-07 no IHA- Estudos de Arte Contemporânea. Tem artigos publicados sobre o Corpo, análise, composição e estética da dança e das artes performativas. Organizou diversos eventos, em particular, Mostra em Itália sobre a dança em Portugal (1999); encontro internacional, Metamorfoses do sentir, tendo como convidado central o filósofo Mario Perniola e do qual editou um livro homónimo (1998). Em 2009, fez parte da comissão organizadora e científica do encontro “Artes performativas e novos Discursos” promovido pelo CEAA. Em 2009 publicou o livro Da

No documento ISBOA F ACULDADE DE M OTRICIDADEH UMANA (páginas 196-200)