• Nenhum resultado encontrado

Animação

No documento Envelhecer com estímulos (páginas 58-61)

CAPÍTULO 2 – ENQUADRAMENTO TEÓRICO DA PROBLEMÁTICA DO ESTÁGIO

2.5. Animação

2.5.1. Sentidos da Animação

Antes de mais, importa referir que ao falarmos de animação encontramos uma panóplia de conceções, uma vez que este é um conceito com carácter polissémico, conjugando as dimensões: social, educativa e cultural.

A expressão animação tem origens greco-latinas, exprime movimento, ação, “dar vida”, “dar alento” (Ander-Egg, 2000: 90), reportando-nos para um meio pelo qual se animam as pessoas. Jacob

(2007a: 3), também ele refere que animação é “sinónimo de vida, de movimento, de actividade”.

A palavra animação, para Badesa (1995: 54) “denota cuáles son las funciones de la misma. Es decir, actuar como catalisador que desata y anima un processo que corresponde fundamentalmente a iniciativas de la misma gente.”, sendo que a animação sociocultural “se orienta preferentemente a un hacer e implica también una superación de la dicotomia entre teoria y práctica”.

Alguns autores, nomeadamente Gomez (2005: 77), aditam que a animação é vista como uma “prática sociocultural e educativa relevante para o desenvolvimento pessoal e social, atuando como mediadora entre a tradição e a mudança através da qual se deverá alcançar um conjunto de atores sociais”.

Para Jacob (2007a: 6) a animação:

representa um conjunto de passos com vista a facilitar o acesso a uma vida mais activa e mais criadora, à melhoria nas relações e na comunicação com os outros, para uma melhor participação na vida da comunidade de que se faz parte, desenvolvendo a personalidade do indivíduo e a sua autonomia.

A animação sociocultural, conforme refere Gilet (2006: 24), compreende um conjunto de práticas desenvolvidas a partir de conhecimentos de uma determinada realidade, visando a estimulação dos indivíduos para a sua participação, com vista a tornarem-se agentes do seu próprio processo de desenvolvimento e das suas comunidades.

Para Badesa (1995: 54), um dos principais objetivos da animação sociocultural centra-se na questão dos indivíduos se tornarem agentes da sua própria cultura, visando o desenvolvimento dos seus

próprios valores. O mesmo autor aponta um conjunto de características da animação sociocultural, sendo esta “promotora de valores; um elemento transformador; um canal de participação; um catalisador; promotora da vida associativa; um processo (ibidem, 1995: 55)”. Isto é, a animação sociocultural ao envolver a comunidade de modo a tornar os indivíduos agentes da sua própria cultura, deve promover o respeito, a solidariedade, a responsabilidade, a interajuda, a união e a amizade, potenciando uma participação ativa, decorrendo num determinando contexto em prole de um objetivo comum, tendo em vista a transformação e melhoria da qualidade de vida dos seus intervenientes, quer a nível pessoal, quer a nível social. Como, ainda Badesa (1995: 55), refere “El pueblo há de ser creador de su propia cultura mediante la adquisición de capacidades como, analizan situaciones, organizar y realizar acciones transformadores”.

São múltiplas as finalidades da animação sociocultural, em que segundo o autor (ibidem, 1995: 56)

devem criar as condições adequadas que incitem um maior número de pessoas a revalorizar as suas potencialidades, assim como os recursos que podem encontrar em associação com outros; diminuir, para eliminar finalmente, o buraco sociocultural entre os estratos sociais; suavizar, para, finalmente eliminar o handicap sociocultural e dar a todos as mesmas oportunidades neste campo; dar a cada um a ocasião de trocar ideias e expressar-se livremente de acordo com a marca de referência; viver em relação com as outras pessoas, na aceitação e o respeito para com cada um, seus valores, suas crenças e no seu entorno; facilitar a adesão a objetivos livremente elaborados de acordo com as necessidades, as aspirações e os problemas de cada membro e grupo social; fazer com que as pessoas participem na vida em grupo e da sociedade tentando a melhoria permanente da qualidade de vida.

Numa perspetiva mais pedagógica, Ander-Egg (2000: 100), define a animação sociocultural como

um conjunto de técnicas sociais que, baseadas numa pedagogia participativa, tem como finalidade promover práticas e atividades voluntárias que, com a participação ativa de todos, se desenvolvem no seio de um determinado grupo ou comunidade e se manifestam nos diferentes âmbitos de atividades socioculturais que procuram o desenvolvimento da qualidade de vida.

Seguindo ainda a linha de pensamento de Ander-Egg (2000), a animação sociocultural é vista como uma forma de interrelacionar indivíduos e/ou grupos de qualquer faixa etária, num processo contínuo de crescimento, desenvolvendo competências e aptidões do indivíduo no grupo, com o intuito de participar no seu ambiente social e de o transformar.

A animação, segundo Rocha (2013: 29), tem um papel importante em qualquer projeto, uma vez que é um instrumento, um meio de intervenção, um processo ou uma ação comunitária, tendo como objetivo a eleição da participação ativa num processo de desenvolvimento, que seja de integração e autonomia das pessoas e grupos.

Alguns autores, nomeadamente Serapicos (2011: 4), entendem que a animação sociocultural tem vindo a evoluir e a ser valorizada. Este tipo de animação necessita de organização na realização de atividades de promoção do desenvolvimento comunitário, social, educativo e cultural. Assim sendo, corroboramos Rocha (2013: 29) quando este menciona que a animação provoca uma modificação no ser humano, sendo vista como uma forma de dar resposta a um determinado problema social.

Em suma, a animação sociocultural é um processo que visa a participação ativa dos indivíduos e ou comunidades com vista à sua transformação e melhoria da qualidade de vida.

2.5.2. Animação de Adultos/Idosos

O recurso à animação sociocultural nos adultos/idosos, tal como Antunes & Pereira (2014: 135)

aludem, constitui-se como uma metodologia de intervenção que viabiliza o desenvolvimento da qualidade de vida na população idosa, através não só da promoção da sua saúde física e mental, mas também da dimensão dos afetos e das relações. Esta ideia é tida como um eixo facilitador da continuidade de uma vida com sentido e com qualidade integrada na família e na comunidade. As autoras aditam ainda (2014: 136) que a animação sociocultural:

Apresenta-se como um novo paradigma de intervenção com idosos caracterizado por atribuir ao idoso o papel de protagonista da sua história de vida e por uma postura ativa e participativa apostada na promoção da relação interpessoal e da participação social com vista a possibilitar a continuidade da integração do idoso no seu universo familiar e comunitário favorecendo, assim, a manutenção de uma vida com sentido e com qualidade.

Outros autores, como Silva (2009: 65), reforçam estas ideias ao asserirem que a animação de idosos é assertivamente uma das formas de melhorar a qualidade de vida dos idosos.

A animação na terceira idade é fulcral quer no aspeto social quer no aspeto humano, pois é na faixa etária em causa que o ser humano requer um outro nível de atenção, disponibilidade e carinho. E, tal como é esperado, para surtirem tais efeitos, é fundamental existir uma grande afinidade e cumplicidade entre o grupo e o animador Trindade (2010: 3).

Um outro autor (Jacob, 2007a: 6) define a animação de idosos como uma “maneira de actuar em todos os campos do desenvolvimento da qualidade de vida dos mais velhos, um estímulo da vida mental, física e afectiva da pessoa idosa”, distinguindo-a em sete domínios distintos, nomeadamente: animação física ou motora, animação cognitiva, animação através da expressão plástica, animação através da comunicação, animação associada ao desenvolvimento pessoal e social, animação comunitária e a animação lúdica (ibidem: 12).

A animação dos seniores surge, assim, como uma forma destes obterem uma maior autonomia, uma cidadania ativa, aquisição de conhecimentos, participação/desenvolvimento social e pessoal, bem como melhorar o relacionamento com outros indivíduos.

No documento Envelhecer com estímulos (páginas 58-61)