• Nenhum resultado encontrado

RECURSOS MOBILIZADOS E LIMITAÇÕES DO PROCESSO

No documento Envelhecer com estímulos (páginas 77-80)

CAPÍTULO 3 – ENQUADRAMENTO METODOLÓGICO DO ESTÁGIO

4. RECURSOS MOBILIZADOS E LIMITAÇÕES DO PROCESSO

Para a implementação de qualquer projeto de intervenção torna-se fulcral reunir um conjunto de recursos, nomeadamente, humanos, materiais e físicos. Neste sentido, tal como não poderia deixar de ser, no decorrer do projeto “Envelhecer com estímulos” recorremos a uma panóplia de recursos descriminados seguidamente.

4.1.1- Recursos Humanos

No decorrer do projeto foram mobilizados vários recursos humanos necessários à execução das atividades em que para além do nosso público-alvo - adultos/seniores que frequentam o centro de dia, contamos com o constante apoio da diretora técnica, direção, colaboradores e estagiária do CCPG. Para a implementação de algumas atividades, dadas as suas especificidades recorremos ao auxílio de

profissionais especializados, nomeadamente nas ações de sensibilização (diabetes, alimentação saudável, riscos cardiovasculares), na sessão de terapia do riso e nas atividades de índole musical (oficinas de cantares, oficina de percussão). Ainda neste contexto de carácter musical estiveram também envolvidos neste projeto diversos grupos locais, que com alguma frequência se deslocaram à instituição para ativamente participarem em várias iniciativas, designadamente adultos/seniores do Grupo de Cantares da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais e adultos/seniores do Grupo de Cantares de Nossa Terra. As crianças/jovens e técnicos do projeto Plano AEGG da Fraterna, assim como os adultos do Grupo de Teatro OsMusiké e os adultos/seniores do Grupo de Teatro da ADCL intervieram em algumas ações/oficinas de carácter cultural e de estimulação. No encontro de instituições que promovem o envelhecimento ativo participaram alguns adultos/seniores que frequentam a Unagui, elementos que compõem os grupos de teatro e música OsMusiké, representante da Tempo Livre e representante da ADCL.

4.1.2- Recursos Físicos

No que concerne aos recursos físicos, de grosso modo, a sala de atividades do CCPG foi a mais usada, assim como sempre que possível e as atividades o exigiam recorremos ao espaço exterior e à cantina do CCPG, onde decorreram uma panóplia de atividades (dinâmicas de grupo, oficinas culturais, oficinas de estímulos, jogos tradicionais, encontro de cantares, teatro, cantares ao desafio). Os espaços contíguos à instituição foram também usados para realizar caminhadas matinais. Algumas das atividades decorreram em espaços externos à instituição, exemplo disso temos as oficinas de exploração do património local e consequente peddy paper em torno da igreja matriz e igreja paroquial local. O salão nobre de uma junta de freguesia vizinha foi similarmente um recurso físico usado para a implementação de ações de sensibilização, bem como o espaço da Hemeroteca-Mediateca Educativa da ADCL onde decorreu uma matiné de teatro. As infraestruturas da Unagui foi um outro espaço utilizado para a promoção do encontro de instituições que promovem o envelhecimento ativo.

4.1.3 - Recursos Materiais

Relativamente aos recursos materiais foram utilizados os mais diversos materiais para a implementação das atividades. Nas dinâmicas de grupo e oficinas de estímulos socorremo-nos de mesas, cadeiras, material de escritório (esferográficas, marcadores, lápis, tesouras, cola, cartolinas, folhas de papel), revistas, jornais, fotografias, objetos pessoais dos idosos, bolas de diferentes cores, caixas de cartão, massa modelar, balões, saco pequeno opaco, baralhos de cartas, garrafas de plástico, novelo de

lã, jogo do bingo, projetor multimédia, colunas de som e computador portátil. Para as oficinas de TIC, tal como o expectável recorremos ao uso de mesas, cadeiras, computadores, impressora e software educativo. No decorrer das oficinas de alfabetização, mais uma vez necessitamos de mesas, cadeiras, para além destes materiais básicos recorremos a um flipchart, marcadores, material didático, esferográficas e um computador. Nas oficinas e atividades culturais foram vários e distintos os materiais usados, nomeadamente o computador, projetor multimédia, aparelhagem som, gravador, instrumentos musicais (tambor, bombo, guitarra, pandeireta, maracas, triângulo) cordas, pedras, rebuçados, cones, tecidos, colheres de pau, meias, alimentos (açúcar, canela, limão, água, mel, aveia, maça, ananás, feijão), limas, vernizes e carrinhas (da instituição de acolhimento, de outras instituições e juntas de freguesia locais).

A salientar que apesar de grande parte dos recursos terem sido cedidos pela instituição de acolhimento, a estagiária concomitantemente adquiriu alguns materiais necessários para a implementação de determinadas atividades, assim como, recorreu ao transporte de outras instituições locais para a deslocação de alguns grupos ao CCPG.

4.2. Limitações do Processo

Convém ressalvar que no decorrer de todo o processo de investigação e intervenção, a instituição mostrou-se sempre disponível para colaborar e resolver os constrangimentos que foram surgindo, procurando criar as condições ideais de forma a que todo o processo decorresse dentro da normalidade.

No entanto, tendo em conta as características do público-alvo deste projeto, durante o processo de intervenção foram sentidas algumas limitações provenientes, sobretudo, da sua idade e das patologias associadas à mesma, nomeadamente problemas de visão, de linguagem, de audição, doenças do foro mental tais como a alzheimer e depressão, deficiência motora, cognitiva, entre outras. Com efeito, estas doenças, condicionaram a sua participação em algumas das ações desenvolvidas, na medida em que por vezes estes adultos/seniores demonstravam momentos de ausência de lucidez, instabilidade emocional, problemas de audição, dificultando assim a comunicação e a consequente perceção sobre o que se pretendia executar.

Uma outra dificuldade sentida prendeu-se com algumas rotinas enraizadas nos adultos/seniores do Centro de Dia e que, por vezes, interferiam com os horários das atividades por nós implementadas no estágio. A título exemplificativo, mencionamos o hábito de todas as manhãs, antes de iniciarem qualquer atividade, rezarem o terço e, muitas das vezes, aguardarem pela chegada do elemento com

conhecimentos religiosos para orientar esse culto, o que se veio a constituir como um fator constrangedor na medida em que dificultava/atrasava o início das nossas atividades/sessões.

No documento Envelhecer com estímulos (páginas 77-80)