• Nenhum resultado encontrado

MÉTODOS DE INTERVENÇÃO

No documento Envelhecer com estímulos (páginas 74-77)

CAPÍTULO 3 – ENQUADRAMENTO METODOLÓGICO DO ESTÁGIO

3.3. MÉTODOS DE INTERVENÇÃO

A animação lúdica visou essencialmente a diversão dos idosos, interagindo quer com os utentes do centro de dia, quer com outros elementos da comunidade, atestado por Jacob (2007b: 110) quando refere que a animação lúdica “tem por objetivo divertir as pessoas, ocupar os seus tempos-livres, promover o convívio e divulgar conhecimentos, artes e saberes”. Ainda segundo o autor “a animação lúdica é o divertimento per si ” (Jacob, 2007b: 47), isto é, a animação lúdica por si só implica divertimento.

Nesse sentido, as atividades de animação lúdica proporcionaram aos adultos/seniores do centro de dia momentos de diversão, interação e convívio, disseminando/partilhando saberes, promovendo a socialização. Para tal, realizaram-se sessões promotoras de convívio entre gerações e intergeracionais, nomeadamente: sessões de teatro, canto, percussão, hora de conto, jogos tradicionais, peddy paper, encontros de cantares, entre outros.

3.3.2 - Animação turística

A animação turística teve lugar neste projeto na medida em que foram várias as saídas para visitar/explorar locais de interesse e outras instituições locais, tais como: exploração de património local (igreja paroquial e igreja matriz); visionamento de peças de teatro noutras instituições; participação em ações de sensibilização noutras instituições e participação num encontro de instituições que promovem o envelhecimento ativo. Este tipo de animação promove a partilha de experiências, sendo um fator gerador no desenvolvimento de relações pessoais e sociais, proporcionando exploração de novos locais.

3.3.3 - Animação cognitiva

A animação cognitiva teve como intuito fomentar a estimulação cognitiva e mental dos adultos/seniores, dando estímulos ao cérebro e retardando o surgimento de patologias neuro- degenerativas. Comprovado por Jacob (2007b: 72), sublinhamos que “o exercício mental regular pode aumentar a atividade cerebral, retardar os efeitos da perda de memória e prevenir o surgimento de doenças degenerativas”. Durante o estágio foram desenvolvidas várias ações neste domínio, com recurso a jogos didáticos e lúdicos pedagógicos; quiz com figuras públicas; jogos de perceção reflexiva; recordação de memórias pessoais baseadas em objetos pessoais, fotografias e acontecimentos marcantes; oficinas culturais: horas de conto (dramatização da história), cantares ao desafio (conceção da letra), peddy paper (recolha de dados e construção do guião).

3.3.4 - Animação através da expressão e da comunicação

A animação através da expressão e da comunicação fez-se representar através das oficinas de cantares, designadamente nos ensaios de cantares ao desafio (tendo como finalidade a atuação no encontro de cantares ao desafio), nos cantares do cancioneiro tradicional português (sendo o seu objetivo participar num encontro de cantares), bem como nas oficinas de expressão dramática com os ensaios da hora do conto (para as crianças/jovens de uma instituição local), assim como uma oficina de terapia do riso. Estas ações tiveram como finalidade a disseminação de usos e costumes de trato popular, assim

como a promoção e valorização das capacidades mentais e de socialização. Segundo Jacob (2007b: 91), este tipo de animação recai na “animação expressiva através da comunicação oral e corporal.”

3.3.5 - Animação estimulativa

Os adultos/seniores que frequentam o centro de dia, tal como referimos anteriormente no diagnóstico de necessidades, necessitam constantemente de estímulos. A fim de contornar esta questão foram várias as ações que visavam motivar estes elementos para uma participação mais ativa, através das oficinas culturais: encontro cantares ao desafio, hora de conto e peddy paper, na medida em que os adultos/seniores estiveram envolvidos em todas as fases destas atividades (conceção da letra cantares ao desafio; dramatização da história da hora de conto e construção de fantoches; apoio na organização do peddy paper: recolha de dados, construção do guião e acompanhamento dos grupos participantes).

3.3.6 – Animação física/motora

Tendo a animação física/motora como principal finalidade a promoção de atividades que favoreçam o desenvolvimento físico e corporal, desenvolvendo a destreza e a coordenação. Para tal no decorrer do estágio foram implementadas várias ações de carácter físico/motor, designadamente caminhadas, jogos tradicionais, expressão plástica (modelagem das bolas do bingo e construção dos fantoches – hora do conto), oficinas de música e percussão (com movimentos coordenadas e sequenciados).

3.3.7- Animação sensorial

Com o propósito de desenvolver os sentidos, com recurso à animação sensorial procedeu-se à estimulação dos cinco sentidos - visão, audição, tato, olfato e paladar. Foram várias as técnicas usadas, entre elas destacamos os jogos de estimulação visual (identificar objetos – a minha memória); oficinas de música e percussão (associando a visão, audição e tato), spa dia da mulher (aliou o olfato com a visão e o tato) e dinâmicas de grupo.

3.3.8- Animação cultural e artística

A dinamização de atividades de cariz cultural e artístico baseou-se na promoção dos saberes culturais e artísticos, funcionando como um motor impulsionador de inúmeros estímulos: físicos, motores, sensoriais, cognitivos, entre outros. Encaixam neste género de animação as oficinas culturais: canto, horas conto, peddy paper, encontros cantares, reisadas, sessões de teatro; atividades de pintura: pintura

das medalhas peddy paper; trabalhos manuais: modelagem bolas bingo, recorte e colagem “linha da vida”, construção de fantoches – hora do conto; e recolha de provérbios, adivinhas, lengalengas e quadras.

3.3.9- Animação promotora do desenvolvimento pessoal e social

A animação promotora do desenvolvimento pessoal e social esteve muito presente em todo o projeto, uma vez que foram implementadas várias sessões de recolha de provérbios, adivinhas, lenga- lengas, quadras; sessões de sensibilização e informação tendo em vista a promoção da saúde e qualidade de vida dos adultos/seniores; encontros entre gerações e intergeracionais e dinâmicas de grupo. Com estas ações pretendeu-se melhorar a autoestima dos adultos/seniores do centro de dia, promovendo o seu enriquecimento pessoal e social, fomentando o espírito de equipa, reforçando os laços de grupo.

.

3.3.10 - Animação através da expressão plástica

Como forma de incrementar a motricidade fina dos adultos/seniores foram implementadas algumas sessões neste domínio, tais como: trabalhos manuais: modelagem e numeração das bolas bingo, recorte e colagem “linha da vida”, construção dos fantoches – hora do conto e atividades de pintura: pintura das medalhas peddy paper. Recorrendo à animação através da expressão plástica, os adultos/seniores desenvolvem a “motricidade fina, precisão manual e a coordenação psicomotora (Jacob, 2007b: 88)”.

4. RECURSOS MOBILIZADOS E LIMITAÇÕES DO PROCESSO

No documento Envelhecer com estímulos (páginas 74-77)