• Nenhum resultado encontrado

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA

ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA

Há 150 anos, a primeira versão da tabela periódica foi elaborada pelo cientista Dimitri Mendeleiev. Trata-se de uma das conquistas de maior influência na ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras.

Como reconhecimento de sua importância, a UNESCO/ONU proclamou 2019 o Ano Internacional da Tabela Periódica.

Na tabela proposta por Mendeleiev em 1869, constavam os 64 elementos químicos conhecidos até então, além de espaços vazios para outros que ainda poderiam ser descobertos. Para esses possíveis novos elementos, ele empregou o prefixo “eca”, que significa “posição imediatamente posterior”. Por exemplo, o ecassilício seria o elemento químico a ocupar a primeira posição em sequência ao silício no seu grupo da tabela periódica.

Em homenagem ao trabalho desenvolvido pelo grande cientista, o elemento químico artificial de número atômico 101 foi denominado mendelévio.

1. Atualmente, o símbolo do elemento correspondente ao ecassilício é:

a) A

b) C c) Ge d) P

2. Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Goiás encontrou um novo composto químico que aumenta de 20% para 75,4% a eficiência de telas de equipamentos eletrônicos. Esse composto pode substituir o irídio, metal raro cuja distribuição eletrônica tem como subnível mais energético o 5d7 e é

a) integrante da série dos lantanídeos.

b) representante da família dos metais alcalinos.

c) elemento químico de transição externa.

d) componente da vulcanização da borracha.

035.920 – 155432/21

3. A Tabela Periódica mais completa foi elaborada pelo químico russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907), no ano de 1869. A Tabela Periódica como a conhecemos atualmente foi organizada por Henry Moseley, em 1913.

Em dezembro de 2017 a Organização das Nações Unidas declarou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica, em reconhecimento da importância da crescente constatação global de como a química promove o desenvolvimento sustentável, e fornece soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde. Dada sua importância perguntasse, o grupo da Tabela Periódica que se caracteriza por apresentar predominância de elementos artificiais é o dos

a) metais de transição. organização dos elementos químicos foi realizada pelo russo Dmitri Mendeleev em 1869. Ele foi o primeiro a reconhecer que a relação dos elementos químicos, conhecidos até então, estava incompleta e que novos elementos seriam descobertos futuramente. Assim, Mendeleev deixou lacunas na sua tabela, que seriam preenchidas posteriormente, mas o mais surpreendente foi que ele previu com precisão as propriedades dos elementos que faltavam. Posteriormente, o modelo da tabela periódica de Mendeleev foi aprimorado pelo britânico Henry Moseley.

Neste ano, celebram-se 150 anos da organização da tabela periódica, realizada por Mendeleev e, de acordo com os seus conhecimentos a respeito da tabela periódica atual, pode-se afirmar que

a) os elementos químicos estão organizados em ordem crescente de massa atômica.

b) as colunas da tabela são denominadas períodos e as linhas, grupos ou famílias.

c) os elementos químicos mais eletronegativos estão localizados na parte inferior esquerda da tabela.

d) os elementos químicos de um mesmo grupo possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência.

e) os elementos químicos pertencentes a um mesmo período possuem propriedades químicas semelhantes.

5. A 15ª edição da Escola de Verão de Química da Uece (16-20/09/2019) teve como tema central “150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos”. O modelo atual é uma contribuição de vários pesquisadores, entre os quais se destaca Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907). Sobre o trabalho brilhante de Mendeleev, assinale a afirmação verdadeira.

a) Deixou lacunas na tabela que seriam preenchidas posteriormente pelos gases nobres.

b) Descobriu vários elementos novos, entre eles, o germânio, o frâncio e o escândio.

c) Estabeleceu a primeira lei periódica conhecida como lei das oitavas baseada na escala musical.

d) Priorizou, no alinhamento dos elementos, as propriedades químicas em detrimento da ordem de massas atômicas.

6. Os filmes de super-heróis dos quadrinhos se tornaram um fenômeno do cinema nos últimos anos. Um exemplo é o Homem de Ferro, personagem fictício dos quadrinhos publicados pela Marvel Comics. Sua identidade verdadeira é a do empresário e bilionário Tony Stark, que usa armaduras de alta tecnologia no combate ao crime.

Seu traje é feito de titânio (22Ti48), reforçado com fibra de carbono e revestimento cerâmico (usado em coletes à prova de balas e blindagem de carros). Já o capacete é hermeticamente selado, não permitindo, por isso, contaminação por fumaça ou venenos. A viseira é retrátil e um processador ligado à cabeça capta os sinais do cérebro, interpreta as ordens e as repassa para o traje.

Instalado no peito do herói, um reator realiza a fusão fria do elemento paládio (46Pd106) para gerar a energia que alimenta as partes-chaves do traje. Além disso, ele também é capaz de disparar raios de energia.

Disponível em: https://www.pinterest.pt/jucianim/desenho/?lp=true.

Acesso em jan. 2018.

Em relação aos elementos químicos constituintes do traje do Homem de Ferro,

a) o titânio é considerado um metal de transição da seja, da família do nitrogênio.

d) no núcleo dos átomos do elemento paládio, encontram-se 46 prótons.

e) o número atômico do elemento titânio é 48.

7. Atente para o seguinte enunciado:

“[…] há no átomo uma quantidade fundamental que aumenta em passos regulares conforme passamos de um elemento ao seguinte. Essa quantidade só pode ser a carga do núcleo central positivo, de cuja existência já temos a prova definitiva”.

035.920 – 155432/21

Essa descoberta, que permitiu definir o número atômico criando uma nova lei de recorrência para a tabela

8. Existem cinco elementos que são necessários a todos os organismos e seis elementos (fundo escuro) são mais abundantes nos sistemas vivos, conforme a “mini-tabela periódica” apresentada, onde apenas os elementos citados são indicados.

BROWN, LeMay, BURSTEN. Química Central. 9ª.Edição.

PEARSON. SP-2005. pag. 49. Adaptado.

Analisando apenas esses onze elementos, não podemos afirmar que

a) os necessários a todos os organismos se encontram apenas na forma de cátions.

b) os necessários a todos os organismos são apenas do 3º e 4º períodos da tabela periódica.

c) os mais abundantes nos sistemas vivos são todos eles pertencentes a classe dos não metais.

d) os mais abundantes nos sistemas vivos têm sua maioria nos grupos 15 e 16 da tabela periódica.

9. Em 2019, o mundo celebra o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, instituído pela Assembleia Geral da ONU e pela UNESCO.

Nesses 365 dias, as Nações Unidas comemoram um século e meio da descoberta do Sistema Periódico, em 1869, pelo russo Dmitri Mendeleev. A celebração é uma forma de reconhecer a tabela como uma das conquistas mais influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da Química, mas também da Física, da Biologia e de outras áreas das ciências puras.

A Unesco explica que o ano internacional é uma oportunidade para refletir sobre a história da tabela periódica e também sobre outros temas, como o papel das mulheres na pesquisa científica, as tendências e as perspectivas globais sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável, além dos seus impactos sociais e econômicos.

Organização das Nações Unidas, 2019.

Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-comemora-ano- internacional-databela-periodica-em-2019/.

Acesso em: 03.mar. 2019.

Uma das características do sistema periódico proposto por Dmitri Mendeleev (1834-1907), em 1869, foi a a) organização dos elementos químicos em ordem

crescente de número atômico.

b) repetição periódica das propriedades dos elementos químicos conforme seus prótons. subnível mais energético e o período em que se encontra na tabela periódica são, respectivamente:

a) 5d5 e 5º período. águas, esgotos e piscinas; flúor, usado no tratamento da água potável e em produtos de higiene bucal; iodo, cuja adição no sal de cozinha é obrigatória por lei para evitar a doença denominada bócio; bromo, não encontrado na natureza na forma isolada, mas seus compostos são aplicados como catalisadores de reações orgânicas, misturados a combustíveis, em revelações fotográficas, entre outros.

No que diz respeito aos halogênios, assinale a afirmação verdadeira.

a) Normalmente, o cloro é usado em piscina como C2. b) O flúor não é usado isoladamente, mas sim, na

forma de fluoretos.

c) A adição de iodo no sal de cozinha se dá na forma de iodetos ou iodatos de cálcio e magnésio.

d) O bromo não se encontra na natureza na forma isolada de Br, mas sim, na forma Br2.

 Texto para a questão 12.

Barcarena, no nordeste do Pará, é uma cidade da Amazônia marcada por desastres ambientais. Há semanas, depois de fortes chuvas, houve um vazamento de rejeitos em uma das empresas do polo industrial, o que contaminou rios da região. No município de Barcarena, já houve outros registros de crimes ambientais de contaminação.

Em 2004, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou uma pesquisa que concluiu que a água consumida pela população, em 26 localidades, estava contaminada por íons de metais pesados tais como Pb2+, Cd2+ e Hg2+, descartados pelas indústrias. Amostras de água de Vila Nova, Burajuba e do Distrito Industrial apresentaram concentração de chumbo 12 vezes maior que o máximo permitido por uma resolução de 2011 do Ministério da Saúde.

Disponível em: https://tinyurl.com/ydhahee2.

Acesso em: 06 mar. 2018. Adaptado.

Tabela de padrão de potabilidade para Algumas Substâncias químicas que representam

Acesso em: 06 mar. 2018. Adaptado.

035.920 – 155432/21

12. Entre os elementos citados, o único pertencente ao grupo dos metais alcalinoterrosos é o

a) arsênio. metabólicas. Entre os minerais, doze são essenciais. São divididos em macrominerais – aqueles cuja necessidade diária é maior que 100 miligramas e cujas funções principais estão ligadas à estrutura e formação dos ossos, regulação dos fluidos corporais e secreções digestivas, como o cálcio, o fósforo, o magnésio, o cloreto, o sódio e o potássio – e microminerais ou elementos traço – aqueles de necessidade inferior a 100 miligramas por dia, como é o caso do ferro, do zinco, do selênio, do cobre, do iodo e do manganês –, cujas funções estão relacionadas a reações bioquímicas, ao sistema imunológico e ação antioxidante.

Com relação ao cálcio, especificamente, sabe-se, por exemplo, que ele participa da coagulação sanguínea, da contração muscular, da secreção hormonal, da transmissão nervosa e, junto ao fósforo, participa da estrutura de várias enzimas, além de atuar em equilíbrio com esse elemento e ser fundamental para a manutenção do tecido ósseo. Leites e derivados, cereais integrais, castanhas, soja e derivados, vegetais verde-escuros são fontes de cálcio.

Considere a Tabela Periódica e avalie as seguintes proposições sobre o cálcio:

I. É um metal alcalino terroso;

II. Pode formar ânion bivalente;

III. O íon formado por esse elemento é isoeletrônico do íon formado pelo potássio;

IV. No estado fundamental, sua camada de valência é a N, a mesma também para o fósforo. personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico (Z) igual a 41 tem

Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois.

KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos

químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. Adaptado.

A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se a

a) terem elétrons no subnível f.

b) serem elementos de transição interna.

c) pertencerem ao mesmo grupo na tabela periódica.

d) terem seus elétrons mas externos nos níveis 4 e 5, respectivamente.

e) estarem localizados na família dos alcalinoterrosos e alcalinos, respectivamente.

15. A tabela periódica é um arranjo tabular dos elementos químicos, ordenada por seu número atômico (número de prótons), configurações eletrônicas e propriedades químicas recorrentes. Esta ordenação mostra as tendências periódicas, como elementos com comportamentos semelhantes. De acordo com a disposição dos átomos da tabela periódica, agrupados de acordo com a localização do elétron de menor energia nos orbitais s, p, d e f, três afirmações foram feitas:

I. Os elementos posicionados nos agrupamentos s e d são chamados de metais;

II. Alguns elementos posicionados no agrupamento p são chamados halogênios e gases nobres;

III. Os elementos posicionados no agrupamento f são chamados de lantanídeos e actinídeos.

Está(ão) correta(s):

16. Um professor de química propôs uma atividade lúdica a seus alunos denominada “Caça ao PoQUÍmon”. Ele confeccionou fichas que apresentavam a figura e o nome de um personagem do jogo Pokemon Go®. O aluno deveria localizar, na tabela periódica, a família de origem do personagem e, para isso, ele deveria primeiro identificar, no nome do personagem, as representações de símbolos de elementos químicos. Só valiam letras lidas da esquerda para direita. A família de origem do personagem era aquela do elemento com maior eletronegatividade, dentre os elementos químicos simbolizados nas letras do seu nome.

Considere estes personagens:

035.920 – 155432/21

No jogo “Caça ao PoQUÍmon”, esses personagens pertencem, respectivamente, às famílias dos elementos a) alcalinos e do nitrogênio.

b) alcalinos e calcogênios.

c) halogênios e do nitrogênio.

d) halogênios e calcogênios.

e) alcalinoterrosos e calcogênios.

17. Um elemento químico X apresenta configuração eletrônica 1s2 2s2 2p4. Podemos afirmar que, na tabela periódica, esse elemento químico está localizado no a) 2º período, família 6A.

b) 3º período, família 6A.

c) 2º período, família 7A.

d) 3º período, família 7A.

e) 4º período, família 5A.

18. Os mergulhadores utilizam atualmente, para respirar, cilindros contendo 74% de gás oxigênio (O2) e 26% de uma mistura contendo gás nitrogênio (N2) e gás hélio (He), porque a respiração utilizando apenas ar pode causar uma série de problemas. Quando os mergulhadores se encontram em grandes profundidades, o gás nitrogênio pode fazer com que a pessoa perca a noção da realidade, experimentando uma sensação como se estivesse embriagada. Já o gás oxigênio pode acelerar o metabolismo, afetando os sistemas nervoso e respiratório. Para minimizar esses problemas, é feita a mistura do ar com o gás hélio.

Disponível em: http://www.acorianooriental .pt/noticias/view/.Acesso em: 01 set. 2014.

São dados os números atômicos: N (Z = 7), He (Z= 2) e O (Z = 8)

Em relação aos gases utilizados pelos mergulhadores, assinale a alternativa verdadeira.

a) Os gases nitrogênio e hélio pertencem à família dos gases raros ou inertes.

b) O ar que respiramos tem uma composição de 78%

de oxigênio, 20% de nitrogênio e 2% de outros gases.

c) O nitrogênio é um elemento de transição e pertence à família 5B da tabela periódica.

d) O gás hélio pertence à família dos gases nobres, o nitrogênio pertence à família 5A ou 15.

e) A molécula do gás oxigênio apresenta duas ligações covalentes e tem geometria trigonal.

19. Os sais minerais na alimentação são extremamente importantes no metabolismo celular devido à sua representatividade na massa corporal, que é cerca de 4%

a 5%. Por exemplo, um homem de 70,0 kg possui aproximadamente 2,8 kg de sais minerais. Esses sais podem ser assim distribuídos: 50% de cálcio, 25% de fósforo e os outros 25% de magnésio, sódio, cloro, lítio, potássio, enxofre, ferro, zinco, cobre, iodo, manganês e outros.

Enciclopédia Conhecer 2000. Nova Cultural, 1995. Adaptado.

Dentre os metais citados que estão contidos nos sais minerais, verifica-se que

a) o sódio, o magnésio, o potássio e o cálcio são classificados como metais alcalinos.

b) o cálcio e o fósforo constituem a maior parte da massa corporal do ser humano.

c) o ferro, o zinco, o cobre e o iodo são metais de transição.

d) o lítio é o metal alcalino de menor massa atômica.

20. A folha de flandres é ideal para embalar alimentos, bebidas e outras substâncias visando a sua conservação além do tempo normal, quando expostas à temperatura

a) é um elemento de transição interna.

b) é um metal maleável e sólido, nas condições ambientes.

c) é utilizado apenas em folhas de flandres.

d) tem símbolo químico Es.

e) é um metal de dureza elevada.

21. Estudo sobre o teor de metais em solos superficiais de 14 parques públicos do município de São Paulo revelou elevada presença de metais potencialmente tóxicos, como chumbo, cobre e arsênio. As concentrações estão acima dos valores de referência definidos pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e acima de valores de intervenção em países como Alemanha e Holanda, o que poderia representar risco para a saúde dos frequentadores.

Disponível em: http://agencia.fapesp.br/10461.

d) o arsênio tem oito elétrons na camada de valência.

e) o chumbo e o arsênio são elementos representativos.

22. Um elemento químico cuja distribuição eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1 está presente em diversos utensílios domésticos. Sobre esse elemento químico, são feitas as afirmações a seguir.

I. Encontra-se no terceiro período da tabela periódica;

II. É classificado como ametal;

III. Tem tendência a formar ligações iônicas com metais;

IV. Possui 3 elétrons na camada de valência.

São corretas as afirmações:

a) I e IV b) I e II c) II e III d) III e IV

035.920 – 155432/21

23. As famílias (ou grupos) em uma tabela periódica são representadas pelas linhas verticais e indicam a quantidade de elétrons na última camada de um átomo.

As linhas horizontais são os períodos e indicam a quantidade de camadas que um átomo possui, ou seja, se um átomo tiver cinco camadas, o elemento está no quinto período.

Entre as alternativas a seguir, indique aquela que contém afirmações exclusivamente corretas sobre os elementos cujas configurações eletrônicas são apresentadas a seguir:

Elemento Configuração eletrônica I 1s22s22p63s1

II 1s22s22p4

III 1s22s22p63s23p64s2 IV 1s22s22p63s23p6

V 1s22s22p63s23p5

a) O elemento III é um gás nobre e o elemento II é um halogênio.

b) Os elementos I e III situam-se, respectivamente, no terceiro e no quarto períodos da tabela periódica.

c) O elemento V é um calcogênio e situa-se no quinto período da tabela periódica.

d) O elemento II é um halogênio do segundo período, enquanto o elemento IV situa-se no sexto período da tabela periódica.

e) O elemento I é um metal alcalinoterroso.

24. Observe a posição do elemento químico ródio (Rh) na tabela periódica.

Assinale a alternativa correta a respeito do ródio.

a) Possui massa atômica menor que a do cobalto (Co).

b) Apresenta reatividade semelhante à do estrôncio (Sr), característica do 5º período.

c) É um elemento não metálico.

d) É uma substância gasosa à temperatura ambiente.

e) É uma substância boa condutora de eletricidade.

 Texto para a questão 25.

O selênio (Se) é um micronutriente que tem sido associado à redução de risco de alguns tipos de câncer. No entanto, o excesso desse mineral pode causar selenose. A figura apresenta um dos alimentos mais ricos em selênio e o teor de Se encontrado na análise de uma amostra oriunda da região Amazônica.

Disponível em: www.agencia.cnptia.embrapa.br. Adaptado.

A classificação do selênio quanto às propriedades metálicas e a sua configuração eletrônica da camada de valência no estado fundamental são, respectivamente, a) não metal e 4s24p4.

b) metal e 4s24p4. c) não metal e 3s23p4. d) metal e 3s23p4. e) não metal e 4p6.

26. Um aluno estava analisando a Tabela Periódica e encontrou vários conjuntos de três elementos químicos que apresentavam propriedades semelhantes.

Assinale a alternativa na qual os conjuntos de três elementos ou substâncias elementares estão corretamente associados às propriedades indicadas no quadro a seguir.

035.920 – 155432/21

Números atômicos consecutivos

Reatividades semelhantes

Mesmo estado físico à temperatura ambiente a) Pt, Au, Hg H2, He, L1 C2, Br2, I2

b) C, Br, I O2, F2, Ne Ne, Ar, Kr c) Li, Na, K O2, F2, Ne Pt, Au, Hg d) Ne, Ar, Kr Mg, Ca, Sr C2, Br2, I2

e) Pt, Au, Hg Li, Na, K Ne, Ar, Kr 27. De acordo com o a tabela periódica abaixo, assinale a

alternativa incorreta quanto à posição dos algarismos romanos que estão substituindo os símbolos dos elementos químicos:

a) O elemento químico representado por II é um gás nobre.

b) O elemento químico representado por VII possui número atômico igual a 36.

c) O elemento químico representado por IX possui número de massa igual a 133.

d) O elemento químico representado por I é um gás a temperatura ambiente.

e) O elemento químico representado por X pode ser classificado por metal alcalinoterroso.

28. A tabela periódica sistematizou o estudo dos elementos químicos e favoreceu o amplo desenvolvimento da química. Com relação ao estudo dos elementos químicos, considere as seguintes configurações eletrônicas atribuídas aos elementos A, B, C e D.

A-1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6

B-1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p5 C-1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d3 D-1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p4.

Analise as configurações dos elementos:

I. O elemento A é um gás nobre;

II. O elemento B pertence a família 17;

III. Os elementos A, B e D são representativos e o elemento C é de transição;

IV. Os elementos A e C pertencem ao mesmo período.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas a) I, III e IV

b) II, III e IV c) I, II e IV d) I, II e III e) I, II, III e IV

29. A tabela periódica é dividida em blocos s, p, d e f, conforme mostrado na figura abaixo. Essas designações devem-se ao preenchimento desses subníveis ou subcamadas.

Em relação à organização dos elementos em blocos, assinale a alternativa correta.

a) No quarto período, podem ser utilizados oito elétrons nos orbitais 4s e 4p, e 10 elétrons nos orbitais 3d.

b) A ordem do grupo dos blocos s e p da tabela periódica corresponde ao total de elétrons dos átomos.

b) A ordem do grupo dos blocos s e p da tabela periódica corresponde ao total de elétrons dos átomos.

Documentos relacionados