• Nenhum resultado encontrado

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

TABELA PERIÓDICA

3. Distribuição Eletrônica na Tabela Periódica

3.1 Períodos

Os elementos que pertencem ao mesmo período apresentam o mesmo número de camadas eletrônicas.

Assim:

– elementos do 1º período possuem 1 nível de energia ocupado por elétrons.

– elementos do 2º período possuem 2 níveis de energia ocupados por elétrons.

– elementos do 7º período possuem 7 níveis de energia ocupados por elétrons.

Exemplo

2 2 6 1

11

K M

L

Na1s 2s 2p 3s

O Na se encontra no 3º período, pois possui 3 níveis ocupados por e, e número quântico principal, n = 3, para a camada de valência.

3.2 Famílias

Os elementos pertencentes a uma mesma família apresentam propriedades químicas semelhantes, pelo fato de possuírem o mesmo número de elétrons na camada de valência.

Exemplos

Para a família A, o número da família, em algarismo romano, indica o número de elétrons na camada de valência.

Por exemplo: IA = 1e na camada de valência IIA = 2 e na camada de valência.

A exceção fica com 2He = 1s2, que pertence à família VIIIA.

Também pode ser utilizada a numeração das famílias 1, 2 e de 13 a 18, onde a encontramos:

Família 1 = 1 e na camada de valência Família 2 = 2 e na camada de valência

A partir da família 13, subtrair 10 do número do grupo para encontrar o número de elétrons de valência. Por exemplo:

Família 13 = 13 – 10 = 3 e na camada de valência.

3.3 Distribuição Eletrônica

Átomos Neutros

Os elementos de uma mesma família apresentam diferentes graus de semelhança em suas propriedades químicas. Na família A, a variação de tais propriedades é mais regular, o que confere a esses elementos o nome de representativos. Neles, o elétron mais energético encontra-se num subnível s (IA e IIA) ou p (IIIA a VIIIA).

Obs.: O hélio possui número atômico Z = 2, portanto, encontramos:

2 2

n 1 1º período

He 1s 2e na camada de valência, mas pertence à família VIIIA ou 18.

  

 



035.920 – 155432/21

O elétron de maior energia encontra-se na camada de valência, para os elementos representativos. Portanto, podemos fazer a seguinte relação:

Família Camada de valência

IA ou 1 ns1

IIA ou 2 ns2

IIIA ou 13 ns2np1 IVA ou 14 ns2np2 VA ou 15 ns2np3 VIA ou 16 ns2np4 VIIA ou 17 ns2np5 VIIIA ou 18 ns2np6 Famílias A

Os elementos pertencentes a essas famílias são chamados elementos representativos e apresentam como subnível mais energético s ou p.

Exemplos:

Família A: subnível mais energético s ou p. Número da família: número de elétrons na camada valência.

Período: número de camadas com elétrons distribuídos.

3.4 Elementos de Transição

Os elementos de transição, no centro da tabela periódica (IIIB até IIB, ou 3 a 12) possuem como subnível de maior energia o subnível d, que se encontra na penúltima camada. Portanto, os metais de transição preenchem subníveis nos quais o número quântico principal é uma unidade menor que o número do período. Afora algumas exceções, podemos considerar que os elementos de transição apresentam 2 elétrons na camada de valência e podem ser representados da seguinte maneira:

ns (n 1)d2

Exemplificando, podemos dizer que o 21Sc encontra-se no 4º período, cuja camada de valência é 4s2, e possui subnível de maior energia, 3d.

Para localizarmos o número da família, utilizando a distribuição eletrônica, basta somar o número de elétrons que se encontram no subnível de maior energia com o número de elétrons da camada de valência.

Por exemplo:

2 6

2 2 6 2 6

26Fe : 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 8 família 8

Obs.: Alguns metais de transição, não seguem a distribuição eletrônica de Linus Pauling, dentre os quais destacamos:

Família 6 ou VIB

Crômio e Molibidênio

2 2 6 2 6 1 5

24

2 4

Cr :1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d

Deveria apresentar : 4s 3d

Família 11 ou IB

Cobre, Prata e Ouro

2 2 6 2 6 1 10

29

2 9

Cu :1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d

Deveria apresentar : 4s 3d

3.5 Elementos de Transição Interna

São os elementos pertencentes à série dos lantanídeos (6º período) e actnídeos (7º período) e que apresentam subnível mais energético o subnível f. São considerados pertencentes à família IIIB ou 3 e estão indicados em linhas fora e abaixo da tabela periódica.

O subnível f, de maior energia, encontra-se na antepenúltima camada e apresenta 2 elétrons na camada de valência. A representação do preenchimento eletrônico para os elementos de transição interna fica.

2 n 6 série dos lantanídeos

ns (n 2)f Em que :

n 7 série dos actnídeos

  

   

Exemplo

035.920 – 155432/21

Curiosidades e Pensamento Crítico

Elementos Químicos e o nosso corpo

Carbono

Constitui aproximadamente 18% do organismo humano. Toda matéria viva é formada por combinações diferentes do carbono. Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados por carbono e hidrogênio, tal como o petróleo e o gás natural. São formados a partir de restos vegetais e animais, de épocas geológicas distantes.

O carbono está localizado no grupo IV A da tabela periódica, possuindo quatro elétrons na camada de valência.

Considerado um elemento que não é eletropositivo, nem eletronegativo. Tais características possibilitam a este elemento formar e romper ligações químicas, com o mínimo gasto de energia, permitindo grande dinamismo a nível celular.

Oxigênio e hidrogênio

O oxigênio corresponde a 65% e o hidrogênio compõe 10% do organismo. Justos formam a água, composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, indispensável à vida e que representa cerca de 60% do peso de um adulto. Também estão presentes em outros compostos orgânicos, como nas proteínas, vitaminas, carboidratos e lipídios. Os carboidratos são macronutrientes formados principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio.

Nitrogênio

Constitui cerca de 3% do organismo. Presente em moléculas orgânicas, como nos aminoácidos, unidades formadoras das proteínas e, nos ácidos ribonucleicos do DNA.

Cálcio e fósforo

Correspondem a 1,5% e 1%, respectivamente.

Ambos são importantes para o bom funcionamento das estruturas ósseas. O cálcio é o mineral mais abundante do corpo, presente em reações químicas, bem como na regulação das proteínas. O fósforo também está presente na molécula de ATP, fonte de energia celular.

Enxofre e sódio

Encontramos o enxofre em aminoácidos. O sódio participa de diversos processos bioquímicos, atuando também na regulação da pressão arterial. Correspondem a 0,25% e 0,15% do organismo, respectivamente.

Potássio e cloro

Presentes nas proporções de 0,25% e 0,15%, respectivamente. Considerado um elemento vital, o potássio atua em vários processos bioquímicos, como na manutenção dos batimentos cardíacos e transmissão de impulsos elétricos das células nervosas. O cloro, juntamente ao sódio, mantém o equilíbrio hidroeletrolítico do organismo.

Os elementos químicos que podem ser encontrados na maioria dos compostos orgânicos são denominados elementos organógenos ou bioelementos. Estão presentes em sistemas que possuem a capacidade da reprodução, mutação e hereditariedade, consideradas estas as três características fundamentais para os seres vivos, de acordo com a biologia moderna. São elementos organógenos o carbono, hidrogênio, oxigênio e o nitrogênio.

Ferro e cobre

O ferro está presente na hemoglobina, responsável por transportar o oxigênio aos tecidos. É fundamental para o metabolismo. O cobre está envolvido em diversas funções orgânicas, como na mobilização do ferro, para a produção da hemoglobina.

Zinco

Envolvido em vários processos, como no metabolismo de proteínas e síntese do material genético.

Atua como cofator em inúmeras reações enzimáticas, sendo também constituinte de muitas enzimas. Colabora contra infecções, ao promover o bom funcionamento do sistema imunológico, além de auxiliar no processo de cicatrização de feridas.

Bromo

Embora considerado um elemento essencial, não é esclarecido o seu papel biológico. Em altas concentrações é tóxico ao organismo.

Selênio

Atua como antioxidante, prevenindo diversas doenças, assim como o envelhecimento. Auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico e sistema endócrino, particularmente da glândula tireoide. Atua como anti-inflamatório e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, do Alzheimer e mal de Parkinson.

Fraqueza muscular e fadiga são indícios de sua deficiência.

Química na Prática

Obs.: Todos os experimentos e demonstrações práticas devem ser feitas na presença do Professor ou de um responsável.

035.920 – 155432/21

TABELA PERIÓDICA DE BOLACHA

Documentos relacionados