• Nenhum resultado encontrado

APÊNDICE A - CARTA DE APRESENTAÇÃO Sra. Diretora e demais membros da equipe gestora,

Pertenço ao quadro de professores efetivos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e, atualmente, estou cursando mestrado acadêmico em educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Minha pesquisa será realizada por mim, Luana Vaz, sob a orientação da Prof.ª Drª Cristina Massot Madeira Coelho, e deve ocorrer por meio do acompanhamento de duas turmas do Bloco Inicial de Alfabetização. Para tanto solicito sua anuência para desenvolver minha pesquisa na Escola em que VSrª é gestora.

Aproveito para esclarecer aspectos do projeto de pesquisa:

Linha de pesquisa: Escola, Aprendizagem, Ação pedagógica e Subjetividade na Educação (EAPS).

Temática: A sala de aula como espaço relacional.

Problema de pesquisa: Como os professores buscam conhecer os alunos no contexto pedagógico e de que maneira organizam o trabalho pedagógico de acordo com a turma? Objetivo geral do trabalho: compreender as dinâmicas relacionais da sala de aula e sua interface com a organização do trabalho pedagógico de professores de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal.

Discussão teórica: Perspectiva histórico-cultural (Vigotski) e a Teoria da Subjetividade de González Rey.

Metodologia: Epistemologia Qualitativa de González Rey, a partir de estudo de casos. Acompanhamento do trabalho pedagógico realizado em turmas do Bloco Inicial de Alfabetização e acompanhamento dos momentos de planejamento do professor.

Instrumentos: Observação, entrevistas individuais, análise documental e outros necessários ao longo da pesquisa.

Desde já, agradeço a atenção e me coloco à disposição para outras informações que se façam necessárias.

APÊNDICE B - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Senhor(a) Professor (a),

Este é um convite para que participe da pesquisa “A sala de aula como espaço relacional: o olhar do professor para as singularidades dos alunos”, realizada por Luana Vaz, sob orientação da Profa Dra Cristina Massot Madeira Coelho, que será apresentada à Universidade de Brasília como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.

Durante a pesquisa serão propostos diferentes momentos de observação e conversação para que os participantes, de forma voluntária, partilhem informações relacionadas à sua prática pedagógica e história de vida profissional ou pessoal que sejam relevantes para a pesquisa. Ao longo desse estudo utilizaremos instrumentos escritos e registros de informações. Com sua autorização, as entrevistas poderão ser gravadas, exclusivamente para fins acadêmicos.

A assinatura desse Termo de Consentimento Livre e Esclarecido formaliza sua participação na pesquisa. Esclareço que você poderá deixar a pesquisa no momento em que desejar. Asseguro-lhe que serão mantidas em total sigilo a sua identificação, da escola e de qualquer outro participante. Os encontros que se fizerem necessário ocorrerão em dia, horário e local previamente acordado entre você e a pesquisadora. Desde já agradeço a participação.

Atenciosamente, Luana Vaz, aluna do PPGE/FE/UnB. Declaro que li e entendi este termo de consentimento e que sou voluntário(a) a tomar parte neste estudo.

Assinatura da instituição participante ... Assinatura da pesquisadora ... Assinatura da orientadora ...

APÊNDICE C – EIXOS DA ENTREVISTA COM A PROFESSORA  Dados de Identificação

- Formação acadêmica;

- Tempo de trabalho como professora; - Tempo de trabalho nessa escola; - Turmas com as que já atuou.

 Escolha/percurso profissional - Como foi a sua escolha pela profissão?

- Fale um pouco sobre seu percurso profissional, momentos marcantes e desafiadores.  Concepções/ organização do trabalho pedagógico/ ação docente

- Como você compreende o papel do professor na aprendizagem dos alunos? - Quais são os principais focos no desenvolvimento do trabalho docente? - Elementos relevantes no momento de planejar as aulas;

- Como foi feita a definição do modo de trabalhar com a turma? - Por que alfabetizar a partir de histórias?

- Que estratégias que utiliza para conhecer e acompanhar os alunos? - O que considera importante na relação com os alunos?

 Turma/alunos

- Fale um pouco sobre sua turma.

- Conte como foi o contato com a turma nos primeiros dias de aula; - Como foram construídos os combinados?

- Qual o objetivo das atividades (dever de casa) para os pais/família? Como usam? - Teve que realizar alguma adaptação no planejamento (qual e porquê)?

- Estamos chegando ao fim do 1º bimestre. O que te apoia na construção dos relatórios dos alunos? Como você vê esse processo?

 Dúvidas específicas percebidas nos momentos de observação e nas dinâmicas conversacionais.

- Você contou que tinha receio em relação ao aluno Evandro e que com o tempo mudou esse olhar. O que possibilitou essa mudança?

- Você disse que o Fernando deu muito trabalho na primeira semana de aula e que agora apresenta outro comportamento. O que mudou? A que você atribui essa mudança?

APÊNDICE D – COMPLEMENTO DE FRASES Prezada Professora,

Complete as frases abaixo com a primeira ideia que surgir em sua mente. Se necessário, utilize a folha em branco para dar continuidade às frases.

1- Eu gosto _____________________________________________________________ 2- O tempo mais feliz ____________________________________________________ 3- Eu queria saber _______________________________________________________ 4- Meu maior medo ______________________________________________________ 5- Eu sou ______________________________________________________________ 6- Na escola ____________________________________________________________ 7- Sofro quando _________________________________________________________ 8- Não posso ___________________________________________________________ 9- Eu preciso ___________________________________________________________ 10- Ser professor ________________________________________________________ 11- Na vida as coisas _____________________________________________________ 12- Fracassei ___________________________________________________________ 13- Odeio ______________________________________________________________ 14- Eu gostaria __________________________________________________________ 15- Meu futuro __________________________________________________________ 16- Minhas expectativas __________________________________________________ 17- Fico inconformado ___________________________________________________ 18- Este lugar __________________________________________________________ 19- Minha maior preocupação é ____________________________________________ 20- A sala de aula _______________________________________________________ 21- Desejo _____________________________________________________________ 22- Eu, secretamente, _____________________________________________________ 23- Espero _____________________________________________________________ 24- Fico triste ___________________________________________________________ 25- Queria poder mudar ___________________________________________________ 26- Amo _______________________________________________________________ 27- Esforço-me _________________________________________________________ 28- Eu prefiro ___________________________________________________________

29- Minha sala de aula ____________________________________________________ 30- Frustra-me __________________________________________________________ 31- Minha principal ambição _______________________________________________ 32- Eu sempre posso _____________________________________________________ 33- Meu maior prazer ____________________________________________________ 34- Tentarei conseguir ____________________________________________________ 35- Minhas obrigações ___________________________________________________ 36- Fico feliz ___________________________________________________________ 37- Eu brigo ____________________________________________________________ 38- Os outros ___________________________________________________________ 39- Me relaciono ________________________________________________________ 40- Quando estou sozinha _________________________________________________ 41- Meus alunos _________________________________________________________ 42- Não suporto _________________________________________________________ 43- Não consigo _________________________________________________________ 44- As crianças _________________________________________________________ 45- Minha vida futura ____________________________________________________ 46- Procuro ____________________________________________________________ 47- De vez em quando penso _______________________________________________ 48- Meu maior desejo ____________________________________________________ 49- Meu tempo __________________________________________________________ 50- Luto _______________________________________________________________ 51- O passado __________________________________________________________ 52- Aborrece-me ________________________________________________________ 53- Necessito ___________________________________________________________ 54- Ser professora _______________________________________________________ 55- Minha infância ______________________________________________________ 56- Fico deprimida quando ________________________________________________ 57- Algumas vezes _______________________________________________________ 58- Em casa ____________________________________________________________ 59- Minha família _______________________________________________________ 60- Quando posso _______________________________________________________ 61- Minha maior frustração ________________________________________________ 62- Aprender ___________________________________________________________

63- Tenho dúvidas _______________________________________________________ 64- Eu não quero ________________________________________________________ 65- As pessoas __________________________________________________________ 66- Preciso reorganizar ___________________________________________________ 67- Quando eu era criança _________________________________________________

APÊNDICE E - REDAÇÃO “EU E MINHA TURMA”

Trata-se de um registro escrito livre, de gênero a ser escolhido por você, que represente um “retrato” da sua sala de aula. Imagine que você tenha que contar para um amigo que mora longe como é a sua turma e como têm sido os momentos que você e seus alunos têm vivenciado juntos. Você pode incluir ainda um posicionamento pessoal, reflexões, críticas, momentos marcantes, desafios...qualquer pensamento que considere relevante para compreender você e sua turma. ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

APÊNDICE F - DINÂMICA CONVERSACIONAL COM OS ALUNOS A partir da história “Uma professora muito maluquinha”, de Ziraldo

Questões norteadoras  O que vocês acharam da história?

 Qual parte gostaram mais? E qual parte gostaram menos?

 Quais as semelhanças e diferenças entre a turma da história e a turma de vocês?  Falem sobre a turma de vocês.