• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III – Estudo de Caso

8. Aplicação e Portal Nature Walks – NWalks

8.1 Aplicação Nature Walks – NWalks

Uma das propostas centrais de criação de valor para este produto, os percursos pedestres em áreas rurais e naturais, passou pela conceção e construção de uma aplicação móvel (App) denominada Nature Walks (NWalks). Com esta App pretendeu-se dar resposta à utilização autónoma dos percursos facultando aos turistas uma ferramenta georreferenciada que indicasse o percurso a seguir, assinalando os pontos de interesse e os pontos de perigo, indicasse localização de serviços de alojamento e restauração e permitisse dar o alerta em caso de situações de emergência, entre outras funcionalidades.

Uma pesquisa no portal de Apps de Portugal (http://appsportugal.com) revelou, entre mais de 1000 Apps para Android e iPhone, dois exemplos de Apps especificamente para percursos pedestres com informação sobre percursos, como lá chegar, pontos de interesse e fotos. Nenhuma possuía os aspetos mais inovadores desta proposta: as funcionalidades de alerta de pontos de perigo, funcionalidade SOS, a informação detalhada sobre restauração e alojamento e outras atividades.

O primeiro passo no desenvolvimento da aplicação foi a definição de requisitos e a criação de um diagrama de forma a descrever a aplicação a ser implementada. Com base nos requisitos definidos foi criado protótipo de baixa fidelidade de forma a conceber aspeto gráfico da aplicação.

Após a conceção, passou-se a implementação da aplicação Android através do uso do Android SDK (Software Development Kit). Foi usada a API (Application Programming Interface) do Google Maps para representar os mapas na aplicação, uma vez que é gratuita e de fácil implementação. Foi necessário obter uma API Key para poder usar a API.

Os dados necessários para a aplicação foram armazenados numa base de dados local com o uso de ficheiros XML, de modo a que estes estejam disponíveis ao utilizador sem necessitar da qualquer ligação a Internet. Esta apenas será necessária para as atualizações ou acesso a ficheiros tais como galeria de imagens adicionais ou para obter a localização atual do utilizador.

A interface gráfica da aplicação é constituída por vários layouts em XML. A aplicação em si foi implementada em código JAVA. Cada atividade/função é constituída por um ficheiro JAVA e um ou mais Layouts (XML).

Foram definidas as seguintes funcionalidades para a App:

Quadro 12: Funcionalidades da Aplicação Nwalks

Funcionalidades Descrição

Minha localização (no mapa) Mostra posição atual do utilizador com base na API do Google.

Percursos Pedestres

Lista Apresenta uma lista de percursos com informações básicas: nome, local,

distância, tempo médio e dificuldade.

Filtros Permite selecionar percursos filtrando por: local, grau de dificuldade,

distância e duração.

Ver no Mapa e Percorrer

Permite ver mapa da Madeira com localização dos Percursos

Ao selecionar para percorrer um percurso é apresentada a posição atual do utilizador nesse percurso.

São apresentados ao longo do percurso ícones e informação referentes a: • Hotelaria (nome, foto, pequena descrição, localização)

• Restauração (nome, foto, pequena descrição, localização)

• Serviços como farmácias (nome, foto, pequena descrição, localização) • Locais de Perigo/Atenção (descrição e cuidados a ter)

Como chegar Apresenta informações de como chegar a partir do autocarro ou de carro. Informação Permite visualizar informação detalhada sobre o percurso nomeadamente:

Conhecer melhor Permite ouvir gravação de voz/vídeo sobre edifícios, monumentos ou

pontos de interesse.

Alojamento

Lista Apresenta uma lista de unidades de alojamento com informações básicas: nome, morada, preço e número de quartos etc. Permite ver localização da

unidade de alojamento num mapa.

Ver no mapa Apresenta a localização do alojamento no mapa.

Informação Apresenta informação mais extensa sobre a unidade selecionada. Pré-reserva Permite enviar mensagem de pré-reserva.

Restauração

Lista Apresenta uma lista de restaurantes com informações básicas: nome,

morada, rating e tipo de comida.

Ver no mapa Permite visualizar no mapa a localização do restaurante. Informação Permite ver informação mais detalhada do restaurante. Pré-reserva Permite enviar mensagem de pré-reserva.

Locais de Interesse

Lista Apresenta uma lista de locais de interesse com informação básica. Selecionar Apresenta informação mais extensa sobre local de interesse: descrição,

horário, preço, fotos.

Conhecer melhor Permite ouvir gravação de voz/vídeo sobre edifícios, monumentos ou

pontos de interesse.

Atividades

Lista Apresenta uma lista de atividades ordenadas pela data de ocorrência com

informações básicas de descrição e localização.

Selecionar Apresenta informação mais extensa sobre a atividade selecionada. Conhecer melhor Permite ouvir gravação de voz/vídeo.

Alertas Envia uma mensagem pré-definida e/ou observação escrita pelo utilizador, para entidade gestora (autarquia) indicando existência de situações de

alerta (queda de pedras, rutura das levadas, queda de varandim etc).

SOS Permita efetuar uma ligação com o serviço de emergência.

O modelo de negócios proposto consiste em fornecer a App gratuitamente aos utilizadores e disponibilizar informação dos agentes económicos, por valor simbólico, no sentido de promover quer a qualidade e comodidade da experiência dos turistas ao percorrer percursos, quer publicitar a restauração, hotelaria e outros serviços.

Complementarmente, para os restaurantes e unidades de alojamento que o pretendam, existirá o pagamento de pequena verba que suporte a construção e manutenção da App. O que aqui se propõe é que determinado restaurante ou unidade de alojamento ou outro local beneficiem de destaque adicional na App (aparecer primeiro nas pesquisas, mais informação, mais fotografias etc) em troca de pagamento de uma pequena taxa.

O retorno deve decorrer sobretudo do aumento da satisfação do turista – e tenha-se presente que a recomendação por familiares e conhecidos é um importante fator de escolha neste segmento, bem como da fidelização que também é elevada no TERN (IESE, 2008). Não se trata de ter lucro com a gestão da App, considerando que se propõe que seja assumida por entidade pública, a autarquia, mas sim financiar os custos com a criação e manutenção da mesma.

Figura 16: Imagens da Aplicação Nwalks