• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III – Estudo de Caso

8. Aplicação e Portal Nature Walks – NWalks

8.2 Portal Nature Walks

Considerando a já referida importância da internet no setor do turismo, procedeu-se também à construção de um Portal reunindo informação diversa, quer relativamente aos percursos (descrição, mapas, fotos, recomendações de conduta), quer pontos de interesse a visitar no concelho, serviços de alojamento e restauração, bem como atividades e festividades.

No fundo, dentro da lógica de funcionamento dos portais, pretende-se oferecer um conjunto de informação relevante para caminhantes e complementar com outros elementos a visitar no concelho, festividades e atividades, e integrar com atividades económicas nomeadamente hotelaria e alojamento, concentrando toda a informação num só local facilitando a pesquisa e a escolha por parte do turista. Atendendo ao público-alvo, será um portal multilingue.

Não sendo já nova a construção de portais de alojamento/restauração, considerou-se imprescindível a sua construção sobretudo porque a internet é o principal meio de pesquisa de informação e de

compra para o turista da RAM e, em particular, para turistas de TERN (IESE, 2008; ECAM, 2010). Além disso, acrescentou-se valor dotando o Portal de informação sobre os percursos, sobre atividades e locais a visitar no concelho, recomendações de conduta para caminhantes bem como a integração com a App Nwalks que daqui se pode descarregar e atualizar. Deste portal o utilizador poderá depois navegar para o site de entidades que o possuam.

A implementação deste portal começou pela definição de requisitos e funcionalidades e pela elaboração de protótipos de baixa fidelidade. A construção utilizou as linguagens HTML, PHP com o recurso a Javascript e CSS para criar o design gráfico do portal. Estas tecnologias são gratuitas e

standart possibilitando uma implementação simples e um acesso generalizado por quem tenha um

qualquer dispositivo com acesso à internet seja um PC, um portátil ou um smartphone.

Foi criada uma base de dados em MySQL, para armazenar a informação referentes aos percursos e outros elementos (restaurantes, alojamento, serviços públicos, etc.). Foi utilizada a API do Google Maps para a visualização dos mapas, alterando-se o código aberto de modo a corresponder aos requisitos da aplicação Web, nomeadamente o aparecimento de marcadores informativos e os pontos de interesse.

O posicionamento do percurso foi recolhido com recurso a GPS, através de ponto com coordenadas geográficas posteriormente alojados na base de dados. O mesmo se passa em relação aos marcadores. O site e seus dados foram alojados num servidor online, serviço adquirido à empresa ProAlojamento, registando-se um domínio próprio.

Quadro 13: Funcionalidades do Portal Nature Walks

Funcionalidades Descrição

Percursos Pedestres

Lista Apresenta uma lista de percursos com informações básicas: nome, local, distancia, tempo médio e dificuldade.

Filtros Permite selecionar percursos filtrando por: local, grau de dificuldade, distância e duração.

Informação Permite visualizar informação detalhada sobre o percurso nomeadamente: nome, descrição, fotos, extensão, duração, como chegar a partir do autocarro ou de carro etc.

Ver no Mapa e Percorrer

Permite ver o mapa da Madeira com localização do Percurso. São apresentados ao longo do percurso ícones e informação referentes a:

• Hotelaria (nome, foto, pequena descrição, localização) • Restauração (nome, foto, pequena descrição, localização)

• Serviços como farmácias (nome, foto, pequena descrição, localização) • Transportes públicos (pequena descrição, localização)

• Locais de Perigo/Atenção (descrição e cuidados a ter)

Mapa Mostra a localização dos diversos percursos num mapa (API Google)

Alojamento Lista Apresenta uma lista de unidades de alojamento com informações básicas: nome, morada, preço e número de quartos etc. Permite ver localização das unidades de alojamento num mapa.

Informação Apresenta informação mais extensa sobre a unidade selecionada, bem como fotos.

Pré-reserva Permite enviar mensagem de pré-reserva.

Restauração Lista Apresenta uma lista de restaurantes com informações básicas: nome, morada,

rating e tipo de comida.

Permite ver localização de todos os restaurantes num mapa.

Ver no mapa Permite visualizar no mapa a localização de um restaurante.

Informação Permite ver informação mais detalhada do restaurante, bem como fotos.

Pré-reserva Permite enviar mensagem de pré-reserva.

Locais de Interesse

Lista Apresenta uma lista de locais de interesse com informação básica.

Selecionar Apresenta informação mais extensa sobre local de interesse: descrição, horário, preço, fotos, vídeo.

Atividades Lista Apresenta uma lista de atividades ordenadas pela data de ocorrência com informações básicas de descrição e localização.

Selecionar Apresenta informação mais extensa sobre a atividade selecionada.

Recomendações Apresenta recomendações de conduta e de segurança para praticantes de percursos pedestres.

Direcionar para sites próprios Direciona para sites próprios das entidades públicas ou agentes económicos.

Descarregar App Permite descarregar a App NWalks.

À semelhança do que se propõe para a App, o modelo de negócio proposto para o Portal consiste em fornecer acesso gratuito aos utilizadores e disponibilizar informação dos agentes económicos, por valor simbólico ou mesmo gratuito, no sentido de promover a comodidade da experiência dos turistas ao procurar percursos, estabelecimentos de restauração, hotelaria e outros serviços.

Complementarmente, para os restaurantes e unidades de alojamento que o pretendam, existirá o pagamento de pequena verba que suporte a construção e manutenção do Portal. Assim, determinado restaurante ou unidade de alojamento ou outro local poderá beneficiar de destaque adicional no Portal (aparecer primeiro nas pesquisas, mais informação, mais fotografias etc.) em troca de pagamento de uma pequena taxa. Não se trata de ter lucro com a gestão do Portal, considerando que se propõe que seja assumida por entidade pública, a autarquia, mas sim financiar os custos com a criação e manutenção do mesmo.

Figura 17: Imagens do Portal Nature Walks

O retorno deve decorrer sobretudo do aumento da satisfação do turista e da comodidade nos processos de pesquisa, escolha e compra. Complementarmente, a criação e dinamização de uma página de Facebook é uma forma simples e gratuita de apostar na componente relacional do marketing turístico: chegar aos turistas, familiares e amigos, receber feedback, criar promoções e eventos, divulgar a região, os serviços do restaurante ou unidade de alojamento e atividades para os turistas.