• Nenhum resultado encontrado

6.2 Análise dos Inquéritos aos Alunos

6.2.5 Aplicação do Tai-Chi Chuan

No que respeita à inserção de exercícios novos constata-se que no início do ano letivo a maioria dos alunos referia que a motivação aumentava. No entanto, no final do ano letivo verificou-se que foi notório um decréscimo na resposta “Sempre”, apesar da maioria continuar a referir que a inserção de novos exercícios mantém os motivados, como se constata na Tabela 8.

Tabela 8 - Dados dos Resultados sobre a inserção de novos exercícios em aula da Questão 3.7 do Inquérito 1 e Questão 3.11 do Inquérito 2.

A INSERÇÃO DE NOVOS EXERCÍCIOS NA AULA “…”

NUNCA POUCAS VEZES SEMPRE

INQUÉRITO 1 0 7 23

INQUÉRITO 2 1 10 19

Não obstante, quando questionados sobre a introdução do Tai-Chi nas aulas, aferiu-se que quase todos os alunos ficam motivados, enfatizando a importância desta prática nas aulas de TDCont., quebrando com a regularidade implementada nas aulas.

Verificando a opinião dos alunos sobre os elementos do Tai-Chi nas aulas de TDCont., a maioria tomou como importante essa interligação de disciplinas, apresentando respostas relevantes que vão ao encontro de: a existência de elementos que acalmam os alunos; a aula tornar-se mais fluida e calma; maior concentração; abrir os horizontes em relação a outras formas de movimentar o corpo; a importância da aula ter um ritmo mais lento do que a normalidade das aulas de TDCont. sem a introdução do Tai-Chi, sendo um desenvolvimento importante; tranquiliza os exercícios serem mais calmos; auxilia a decorar os exercícios; dá

De outra forma, a minoria não adotou como importante essa junção, possivelmente pela falta de compreensão da pergunta exposta, sendo as respostas mais proeminentes sobre as aulas de TDCont. serem mais movimentadas e com a implementação do Tai-Chi perder-se esse ritmo, em que esses alunos referem-se à execução das posturas no meio dos exercícios em que se insere outra dinâmica para não serem exercícios com o ritmo sempre acelerado e conseguirem-se qualidades de movimento diversas. Relaciona-se então com a questão da dinâmica apresentada da Fase da Lecionação. Outras respostas referem-se a esta fusão como não entenderem necessária e a não fazer muita diferença do trabalho de aula. No caso destes alunos, mostraram-se reticentes com a inclusão do Tai-Chi e assim não nos foi possível interpretar de forma conclusiva estas opiniões por estarem pouco fundamentadas. Por último, a opinião do aluno foi que não seria necessário a inserção do Tai-Chi nos exercícios de TDCont. para alcançar a harmonia da turma mas que a sequência fosse feita no início ou no fim da aula. Com isto, este aluno obteve uma resposta, que na nossa interpretação, considera importante a implementação do Tai-Chi Chuan nas aulas de TDCont. mas com a particularidade de não ser durante os exercícios, pretendendo apenas como foi aplicado no Estágio o exercício da execução da fórmula completa no início ou fim da aula.43

A apresentação de respostas “menos positivas” deve-se talvez à falta de maturidade, normal na fase da adolescência, bem como a falta de noção da realidade, em que alguns alunos não conseguiram captar na totalidade os benefícios possíveis da aplicação do Tai-Chi nas aulas de TDCont., ou simplesmente por falta de interesse em abordar novas práticas.

Referindo a execução do Tai-Chi Chuan no sentido de fazer com que os alunos sintam a necessidade de praticar a fórmula para os acalmar e relaxar, apurou-se a maioria com essa necessidade. Assim, tal como apresentamos na Fase da Lecionação, esta prática proporciona relaxe e acalma os alunos, em que expusemos esta técnica para que fosse utilizada para benefício pessoal mesmo fora da escola. O propósito deste estudo foi não só para utilização nas aulas de TDCont., mas como uma ferramenta que os alunos levassem consigo na entrada de uma nova fase de compreensão com o próprio corpo e mente. O uso da respiração com os movimentos suaves e ligados proporcionam um “esvaziar” da mente, focando apenas na circulação dessa respiração pelo corpo e na utilização da energia positiva com pensamentos direcionados à visualização de paisagens ou ambientes.

43

Sobre a instabilidade sentida nos alunos por estarem perto da altura do exame de passagem para o Curso Secundário de Dança, o maior número de alunos acusou instabilidade neste caso, verificando-se uma situação que dita o percurso académico futuro do aluno, onde o aluno trabalha bastante para melhorar as suas prestações e competências para a obtenção de uma valorização técnica e artística. Desta forma foi utilizada como estratégia o Tai-Chi Chuan como auxilio no aumento de confiança necessário para o Exame. Assim, sobre a confiança no trabalho dos alunos ao longo do ano, obtivemos resultados bastante positivos da maioria mostrando-se confiantes pelo seu trabalho, revelando que o processo motivacional através da implementação do Tai-Chi Chuan ao longo do Estágio tenha sido desempenhado positivamente atingindo o objetivo dos alunos acreditarem neles próprios.

Na questão relativa aos alunos sentirem mais interligação ao longo do ano com os colegas, foram impressionantes os resultados expressos pelas respostas dos alunos em concordarem com a escolha de haver interligação com os colegas ao logo do ano, demonstrando deste modo que a implementação do Tai-Chi Chuan foi concretizada positivamente, conseguindo com que inter-relação dos alunos se desenvolvesse e melhorasse.

Consoante a não realização das posturas de Tai-Chi Chuan na aula de TDCont. com os resultados revelados positivos nas questões anteriores, este ponto mostrou-se fora da média, com a maioria a revelar-se “Poucas Vezes” motivada, podendo questionarmo-nos pelo facto de estarmos a abordar adolescentes que não têm opiniões ainda marcadas? Ou os alunos preferiam realizar as posturas de Tai-Chi num exercício à parte sem ser introduzido nos exercícios de Graham? Terá sido pouco o tempo disponibilizado para a realização da Lecionação? Estas dúvidas ficam em aberto sem termos uma resposta concreta.

De outra forma comparativamente à prática do Tai-Chi proporcionar aos alunos bem- estar, “esmagadora” maioria concorda com a questão apresentada tomando como importante a inclusão desta técnica de forma regular, periódica e contínua. Um dos propósitos apresentados neste relatório foi o bem-estar seja ele emocional ou físico, desta forma os valores indicam- nos que o Tai-Chi é benéfico e assim uma mais-valia nas aulas de TDCont. fazendo com que o futuro bailarino esteja equilibrado e saudável, apto para continuar com o seu desenvolvimento. Seguindo a mesma linha mas acerca da meditação e o relaxamento, apresentando-se como uma resposta aberta onde selecionámos as soluções mais relevantes e pertinentes como por exemplo:

 Sentem-se mais calmos e relaxados; 

 Sossego;

 Diminui o cansaço e faz com que se abstraiam dos problemas;  Motiva mais para trabalhar;

 Sentir melhor consigo mesmo; mais leve;  Como se viaja-se para fora do corpo;  Diminui a tensão do dia-a-dia;  Sentimento de tranquilidade;  Sentimento de felicidade;  Produz boas energias;  Tende a reduzir o stress;

 Modifica positivamente a forma como reagem aos conflitos.

Mais uma vez, obtivemos excelentes opiniões sobre o desenvolvimento do Tai-Chi Chuan nas aulas de TDCont., atingindo os objetivos e fomentando nos alunos o gosto por esta arte marcial, proporcionando-lhes satisfação na realização das aulas, tal como na opinião dos alunos de encarem o Tai-Chi Chuan como um aperfeiçoamento para o desempenho técnico e artístico até na própria aula de técnica Graham. Com a efetuação do Tai-Chi Chuan, revelaram-se outras qualidades rítmicas não muito exploradas em aula como a movimentação num ritmo lento, já indicado na Fase da Lecionação e da Observação Estruturada. Esta quase quietude foi difícil de implementar, em que os alunos automaticamente aceleravam o ritmo dos exercícios. Mostrou-se desafiante pois desta forma teriam que tomar mais atenção à qualidade técnica, ao percurso exato dos movimentos, aos pormenores, tendo tempo para executar na perfeição dos exercícios.

Para finalizar, com a questão da prestação do Tai-Chi Chuan para o progresso das relações com os colegas as opiniões foram idênticas na consideração que o Tai-Chi tenha contribuído para o melhoramento das relações. Tal como já referido anteriormente, teremos que colocar questões devido aos dados serem tão semelhantes, tais como: A instabilidade dos dados deve-se ao facto de estarmos a abordar adolescentes que não têm opiniões “definidas”? Ou não terão muito à-vontade em contactar fisicamente uns com os outros? Terá sido pouco o tempo disponibilizado para a realização da Lecionação?

Documentos relacionados