• Nenhum resultado encontrado

2. SPECT em sincronismo com o sinal do electrocardiograma Gated-SPECT

2.6. Aplicações Clínicas

Os estudos de Gated-SPECT apresentam-se vantajosos, na prática clínica, visto per- mitirem com um mesmo estudo, retirar dois tipos de informação distinta: a avaliação da perfusão do miocárdio e a avaliação da função ventricular.

Ao nível das aplicações clínicas, esta técnica de imagem surge com particular rele- vância no diagnóstico de isquémia do miocárdio, mas aplica-se ainda, na avaliação diagnóstica de doentes com factores de risco coronários, estratificação de risco após enfarte, ou pré-cirurgia e monitorização terapêutica após revascularização coronária (3).

No diagnóstico de isquémia do miocárdio, sabe-se que a isquémia está associada a uma diminuição da perfusão do miocárdio, bem como a uma diminuição da contractibi- lidade da área afectada e que surge sempre que o doente está sujeito a um esforço, seja físico (146), farmacológico (146), ou mental (147). Danias et. al. citado por Go et. al.

(51) demonstrou a importância desta técnica de imagem na diferenciação de cardiopato-

logia isquémica da não isquémica, tendo concluído que estudos de pacientes com car- diopatologias isquémicas apresentavam valores de scores e de variabilidade da função regional do miocárdio superiores aos estudos de pacientes, que apresentavam cardiopa- tologias não isquémicas.

Na avaliação diagnóstica de doentes com factores de risco coronários, os estudos de Gated-SPECT permitem obter informação adicional que certamente não seria obtida só com os estudos SPECT do miocárdio. Por exemplo, num estudo de SPECT do miocár- dio, se um paciente apresentasse uma perfusão do miocárdio normal sairia com a indi- cação de um valor de prognóstico excelente (148). No entanto, se o mesmo paciente realizasse um estudo Gated-SPECT e apesar da perfusão do miocárdio parecer ser nor- mal, apresentasse um valor de FEVE < 45 % certamente iria alertar o clínico para conti- nuar a investigar o miocárdio, o mesmo não sucederia se a função ventricular fosse con-

49

siderada normal. Esta é uma situação que pode surgir, por exemplo, em pacientes com doença dos três vasos, nos quais a evidência científica aponta para uma subestimação da isquémia (51), visto existir um balanço global das paredes do miocárdio hipoperfundi- dadas, o que poderá ser evidenciado quando se utiliza a técnica de imagem Gated- SPECT.

Para além desta aplicação ao nível do diagnóstico, os estudos de Gated-SPECT, apresentam-se ainda com relevância na diferenciação de defeitos fixos ao nível da per- fusão do miocárdio, de artefacto de atenuação de tecidos moles (3). Os locais de atenua- ção mais comuns são ao nível do tecido mamário (com atenuação da parede anterior) e do hemidiafragma esquerdo (com atenuação ao nível da parede inferior). Os estudos de Gated-SPECT permitem, contudo, diferenciar defeitos fixos de artefactos dado que se consegue visualizar a motilidade e espessamento da parede do miocárdio (3).

Os estudos Gated-SPECT também encontraram um papel de relevância na estratifi- cação do risco, visto que, podem ser usados para estimar a função residual após o infarte do miocárdio (149) e os pacientes podem ser estratificados em função do risco tendo em conta os valores de FEVE e dos volumes VTS.

Segundo Wahba et. al. (149), os parâmetros de FEVE e do volume VTS obtidos com a técnica de imagem Gated-SPECT permitem obter informações adicionais sobre a per- fusão e a morbilidade do paciente em estudo. Shair et al. (150) mostraram que pacientes com uma extensão de defeitos de perfusão grande mas com uma FEVE de 45% ou um VTS de 70mL apresentam menor taxa de mortalidade, quando comparados com pacien- tes que têm uma extensão de defeitos de perfusão ligeira mas com FEVE < 45% ou um VTS > 70 mL (150).

Para além desta indicação, esta técnica de imagem também é útil na avaliação de ris- co pré-operatório de pacientes submetidos a cirurgias não cardíacas graves, consideran- do que permitem predizer eventos cardíacos perioperatórios (151).

Os estudos de Gated-SPECT são também particularmente adequados na monitoriza- ção terapêutica após revascularização coronária, nomeadamente na comparação entre o estado funcional global e regional do ventrículo esquerdo (FEVE, VTS e motilidade), antes e após a revascularização.

Com base na descrição e caracterização que se fez dos estudos Gated-SPECT, neste capítulo da dissertação, pode-se constatar que sendo uma técnica de imagem de valor significativo, revela problemas relacionados com os radiofármacos usados, com a ins-

50

trumentação clínica, com os protocolos de aquisição e com o processamento dos dados, os quais carecem de maior investigação.

Neste âmbito, surge o presente trabalho de investigação que tenta contribuir para a optimização de protocolos de aquisição no que diz respeito à diminuição da actividade extra-miocárdia que interfere na avaliação qualitativa e quantitativa da região infero- septal do miocárdio e ainda, e porque os protocolos padrão dos estudos Gated-SPECT requerem tempos longos de aquisição por estudo, em média de 20 minutos, tentar-se-á reduzir o tempo de aquisição por estudo.

Por este motivo, no estudo exposto na presente dissertação, recorreu-se também à simulação de Monte Carlo com o objectivo de contribuir para a optimização de parâme- tros de aquisição desta técnica de imagem, nomeadamente na redução dos tempos de aquisição por estudo, considerando que, por questões éticas, económicas e financeiras, nem todos os estudos poderão ser realizados em pacientes e considerando também que a simulação de Monte Carlo tem assumido cada vez mais um papel preponderante no domínio da Medicina Nuclear, conseguindo muitas vezes auxiliar na investigação de parâmetros difíceis de realizar em estudos em pacientes.

No ponto seguinte será então feita uma descrição geral da simulação Monte Carlo, e posteriormente, por ter sido a plataforma usada nesta dissertação, será feita uma caracte- rização da plataforma de simulação Monte Carlo Geant4 Application for Tomographic Emission (GATE).

51