• Nenhum resultado encontrado

3. Simulação Monte Carlo em Medicina Nuclear

1.2. Simulação por método de Monte Carlo de estudos Gated-SPECT

1.2.2. Simulação das características básicas de uma Câmara-Gama GE Millenium MG

1.2.2.2. Modelação da geometria básica

O equipamento simulado possui as mesmas características do sistema Câmara-Gama GE Millenium MG, com dois detectores. Cada detector foi simulado com um colimador (com as dimensões máximas nos três eixos: x = 41 mm, y = 536 mm e z = 380 mm) um cristal e um compartimento posterior (c.f. figura 36).

A B

Figura 36. (A) O volume em forma de cubo (linha branca) corresponde ao volume “mundo” o qual contém todos os outros volumes geométricos simulados por GATE. Representam-se igualmente os três eixos xx (vermelho), yy (verde) e o zz (azul). (B) Imagem correspondente aos dois detectores simulados e que se encontram no interior do volume “mundo”. A cor rosa representa o colimador, a cor azul o cristal e a cinzento o compartimento posterior.

29

91

Na modelação do Colimador para alcançar a exactidão do modelo de colimador LEHR, os orifícios foram modelados de acordo com as especificações técnicas relativas ao diâmetro dos orifícios e à espessura dos septos (c.f. tabela 7).

Como tal e considerando que o colimador é constituído por orifícios em forma hexagonal, procedeu-se a diferentes cálculos para a sua simulação, desta forma conside- rou-se o hexágono regular de lado s, representado na figura 37, e as circunferências ins- crita e circunscrita, de raios r e R, respectivamente.

Figura 37. Circunferências inscrita e circunscrita de raios r e R e hexágono regular.

Para um hexágono regular, os raios r e R, e a área do hexágono, A, são dados por

(197):

Eq. 28

O raio que é especificado no GATE é o raio interno do hexágono (c.f. Apêndice A), ou seja, r. Se as duas dimensões especificadas para a largura dos orifícios do colimador (1,8mm) forem o diâmetro interno, então temos:

92

A disposição dos orifícios no colimador apresenta-se da seguinte forma (c.f. figura 38):

Figura 38. Disposição dos hexágonos no colimador LEHR usado no sistema GE Millenium MG. Dados adaptados de GE Healthcare (196).

Para determinar a distância entre os centros dos orifícios na direcção Z, pode ter- se em conta a figura 39, para uma melhor compreensão. Como para um hexágono regu- lar R = s, e a circunferência circunscrita passa pelos vértices do hexágono, então o triângulo é equilátero e todos os ângulos a azul são iguais, logo de 60º. Como os septos têm todos a mesma espessura, isso significa que todos os orifícios estão centrados ao longo de três direcções: Y, Z e a diagonal definida na figura. Então, a diagonal é a bis- sectriz de um ângulo de 60º, logo o ângulo é de 30º.

A distância entre os centros dos hexágonos da fila esquerda e do centro é metade da distância entre os hexágonos das duas filas externas. Assim:

Eq.30

Figura 39. Hexágono.

Para calcular o número total de orifícios a incluir na simulação do colimador, consi- derou-se que, cada orifício é um hexágono com diâmetro interno igual ao diâmetro efec- tivo do orifício (1,80 mm) mais a espessura dos septos (0,18 mm), ou seja, r´= 0,99 mm. Uma vez que o colimador não é constituído só por orifícios mas sim por orifícios e sep-

93

tos, esta é a área efectiva ocupada por um orifício. Tendo em conta as equações anterio- res vem:

Eq. 31

Segundo o eixo dos Y, cuja dimensão é de 536 mm obtêm-se então orí- ficios em todas as filas.

Segundo o eixo dos Z obtêm-se duas situações. As filas ímpares (primeira e terceira da figura 38), para as quais a separação entre centros é Z2 e as filas pares (fila do meio da figura 38), cuja separação entre si também é Z2, mas cuja separação para as filas ímpares é Z1. O que conta para o número de orifícios segundo Z é a distância Z1, uma vez que é esta a distância entre centros de orifícios consecutivos, estejam ou não alinha- dos. Tendo em conta o valor de Z1 = 1,98 cos (30) e as dimensões do colimador, o número de orifícios segundo Z será orifícios segundo Z. . Considerando um número inteiro de orifícios segundo ambas as direcções, o número total de orifícios é 270 x 221 = 59 670.

Por outro lado, considerando os valores exactos de orifícios em ambas as direcções, teremos um número total de orifícios igual a:

Como o número de 60 000 orifícios é uma estimativa (196), pode-se considerar que, para efeitos do GATE, o colimador LEHR tem 270 orifícios segundo o eixo dos Y e 221 orifícios segundo o eixo dos Z.

Os cálculos anteriores dão-nos informação acerca dos dois tipos de repetição a implementar no GATE: a) repetição de matriz cúbica - “cubicArray repeater” para for- mar as filas ímpares, b) repetição linear -“linear repeater” para formar as filas pares.

Para o cubicArray repeater, a repetição em Y já está calculada: 270 orifícios com espessamento de 1,98 mm entre centros. Quanto à repetição segundo Z, o número de repetições é metade do número de repetições totais segundo Z, ou seja 221/2 = 110, e o espaçamento é Z2≈ 3,4295 mm (c.f. Apêndice A).

94

Figura 40. Repetição de orifícios em forma hexagonal nas filas ímpares.

O linear repeater repete tudo o que foi feito com o cubicArray mas para as filas pares. O espessamento em Y será o raio interno do orifício mais metade do septo (0,99 mm), e o espaçamento segundo Z será Z1 = 1,98 cos (30). Quanto ao número de repeti- ções será igual a dois.

Figura 41. Repetição de orifícios em forma hexagonal nas filas pares.

Na modelação do cristal foi simulado um cristal de NaI(Tl), com a forma geométrica de uma “Caixa”, com as dimensões que são apresentadas na tabela 10.

Tabela 10.Parâmetros definidos na simulação do cristal de cintilação da Câmara-Gama

Cristal de cintilação Geometria Box Material NaI(Tl) X 8,5mm Y 536 mm Z 380 mm Posição em X -54,75 Posição em Y 0 Posição em Z 0

As propriedades do guia de luz e dos tubos PMTs não foram fornecidas pelo fabri- cante, assim, e tendo por base o artigo DeVries et al. (198), o compartimento posterior, local onde habitualmente estão os fotomultiplicadores distribuídos de forma diagonal por cima do cristal, foi considerado como uma única camada, que foi simulada como

95

sendo constituída por vidro com uma densidade 2,5 g/cm, com as dimensões de 536 mm transaxial x 380 mm axial e com uma espessura de 150 mm (c.f. figura 42).

.

Figura 42. Modelo de Câmara-Gama GE Millenium. Constituíntes simulados.