• Nenhum resultado encontrado

Aposentadorias, Pensões e Exonerações Serviço Quantidade

No documento Relatório de Gestão 2008 (páginas 177-179)

Licença Adoção 1

Licença Paternidade 8 Licença falecimento pessoa da família

(licença nojo) 5

Licença Casamento (Gala) 2 Licença por motivo de afastamento do

cônjuge, sem vencimento 1 Licença para tratar de interesses

particulares 12

Licença para atividade política 13 Licença incentivada sem

remuneração 3

Licença prêmio por assiduidade 117 Exercício Provisório 1

Fonte: Relatório de Gestão PRDHS/2008

Aposentadorias, Pensões e Exonerações 

Serviço Quantidade Aposentadorias docentes 25 técnico-administrativos 98 Pensões 42 Exonerações 12 Vacâncias 7 Abono de Permanência 138

Pagamentos de exercícios anteriores (mês de dezembro/08) de abono de permanência

servidores aposentados 25 servidores ativos 115 Averbação de Tempo de Serviço 720

Auxílio Funeral

servidores ativos 10

aposentados) 44 Certidões de Tempo de Contribuição 33

Registro no Sistema SISAC dos atos de

aposentadorias e pensões 453

Fonte: Relatório de Gestão PRDHS/2008

Dentre as atividades desenvolvidas para atender às atividades relacionadas ao Recursos Humanos no ano de 2008, destacam-se as novas ações implementadas, como por exemplo: 1) Implantação do Plano de Saúde Suplementar aos servidores docentes e técnico- administrativos ativos e seus dependentes, bem como para os pensionistas da UFSC, que conta com 9.340 vidas (dados de dezembro de 2008).

Essa ação culminou com a criação do Serviço de Atenção à Saúde Suplementar - SASS/DDAS, cujo objetivo é a supervisão, acompanhamento e execução de ações decorrentes do contrato que implantou o plano de saúde na UFSC; 2) Implantação do sistema de cômputo do tempo de serviço ou de contribuição e do tempo de serviço público

prestado sob condições insalubre, penosa e perigosa para os servidores submetidos ao regime da CLT, conforme Orientação Normativa n.º 07/2007, da SRH/MPOG. Durante o ano de 2008, ocorreu o registro, análise e conclusão de 950 pedidos de contagem de tempo para aposentadoria especial; 3) Institucionalização do Projeto “Comemorando a UFSC”, em parceria com a SeCArte, cujos objetivos são: a) Institucionalizar a comemoração anual do aniversário de fundação da UFSC; b) Reconhecer e valorizar, por meio da concessão do prêmio “amigo da UFSC”, integrantes da comunidade interna e externa à UFSC que, de uma forma ou outra, fazem parte da sua história; c) Reconhecer o trabalho do servidor aposentado, através da entrega de certificado aos servidores que se aposentaram no exercício de 2008, mediante avaliação da vida funcional pelo DDAP, DDPP e DDAS; 4) Assinatura de convênio com a Procuradoria Federal em Santa Catarina que trata da prestação de serviços de perícia médica aos servidores daquele órgão.

As ações de capacitação promovidas atenderam 1.425 servidores, entre técnico- administrativos e docentes, com um total de 1.286 horas de participação em cursos de capacitação profissional. Em parceria com o LLE/CCE, foi disponibilizado para 100 servidores docentes e técnico-administrativos da UFSC um desconto de 50% do valor total da taxa de matrícula. Por pagamento de taxas de inscrições em cursos e eventos de curta duração foram atendidos 437 servidores. Afastaram-se de suas atividades laborativas, em busca de aperfeiçoamento profissional, 18 servidores técnico-administrativos, seja para a realização de cursos de especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado ou para licença capacitação.

Foi destaque na área de capacitação a implantação dos módulos “Iniciação às Atividades Técnico-Administrativas da UFSC”, destinado aos recém-admitidos e “Aposenta- Ação”, destinado aos servidores que estão próximos da aposentadoria.

Candidatos classificados em Concursos Públicos realizados em 2005 e 2006, com validade, foram nomeados. Para o provimento de 32 vagas para cargos da Carreira do Magistério Superior, foi realizado Concurso Público para Departamentos de Ensino desta Universidade, e a nomeação de candidatos classificados está prevista para janeiro de 2009. Pela modalidade de contratação “professor-equivalente”, foi realizado Concurso Público para docentes do Magistério Superior. Para provimento de cargos efetivos da carreira técnico- administrativa em educação, foi publicado Edital de Concurso Público com 148 vagas, sendo 14 vagas utilizadas para a nomeação de candidatos habilitados em concursos anteriores, ainda em vigência.

Neste ano, foram gerenciados 266 novos contratos de professores-substitutos do Magistério Superior e 70 do Magistério de 1.º e 2.º Graus.

No ano de 2008, dezessete servidores foram redistribuídos para a UFSC e três foram redistribuídos para outras IFES. Quatro cedências de servidores para outros órgãos foram efetivadas.

Neste ano, destacam-se números importantes relativos à força de trabalho na UFSC, que, mesmo tendo havido as nomeações de servidores técnico-administrativos e docentes, informadas acima, observou-se 123 aposentadorias (25 docentes e 98 técnico- administrativos); 12 exonerações; 07 vacâncias e 10 falecimentos (servidores ativos).

A Comissão de Estudos do Dimensionamento dos Servidores Técnico-Administrativos da UFSC está em fase de análise dos dados enviados para elaboração de indicadores e aplicação no Dimensionamento de pessoal na Instituição. A Comissão designada com a finalidade de desenvolver e implantar o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores do PCCTAE na UFSC finalizou proposta para encaminhamento ao Conselho Universitário, com previsão de implantação no ano de 2009.

O percentual de Incentivo à Qualificação foi concedido a 145 servidores pertencentes ao PCCTAE, variando de 5% a 75% sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor. Para 163 servidores técnico-administrativos em educação, foi concedida Progressão por Capacitação Profissional.

Em 2008, progrediram por avaliação 597 docentes do Magistério Superior/PUCRCE; 36 docentes do Magistério de 1.° e 2.° Graus/PUCRCE; e 09 docentes pertencentes ao Plano de Carreira e Cargos do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Por titulação, progrediram dois docentes do Magistério Superior/PUCRCE; nove docentes do Magistério de 1.° e 2.° Graus/PUCRCE; e um docente do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Foram acompanhados no período de estágio probatório 375 servidores, entre docentes e técnico-administrativos. Foi homologado o resultado das avaliações que aprovaram no estágio probatório: 35 docentes do ensino superior; 6 docentes do ensino de 1.º e 2.º Graus; e 26 técnico-administrativos em educação.

Foram registradas 85 solicitações de necessidades de servidores, sendo atendidas 58. Trezentos e quarenta e nove remoções/remanejamentos foram efetuados em 2008.

Ações diretas referentes à assistência social, à saúde e à segurança do trabalho, resultaram em 602 atendimentos individualizados de situações sociais; 3.590 perícias de junta médica; 221 casos discutidos em reuniões multidisciplinares (DDAP, DDPP, DAP/HU, DISS, DSST e Junta Médica Oficial); 1.950 atendimentos de saúde ocupacional; 197 setores periciados na área de insalubridade e periculosidade; 777 atendimentos de saúde bucal, entre outros.

No documento Relatório de Gestão 2008 (páginas 177-179)