• Nenhum resultado encontrado

Aprendizagem entre os pares: EEEP’s em Rede

No documento christianecruzpereira (páginas 197-200)

2 ANÁLISE DOS PROCESSOS DE GESTÃO E DAS CARACTERÍSITCAS

3.4 Aprendizagem entre os pares: EEEP’s em Rede

Como ponto de partida da apresentação do eixo “aprendizagem entre os pares”, reafirma-se que também se estrutura no campo da pratica da gestão escolar.

Por dizer respeito ao campo da prática e pelo momento finalístico da dissertação, cabe retomar, a fim de reforçar a gênese e natureza da gestão escolar, a afirmação de que a gestão escolar deve estar compromissada com princípios democráticos e com métodos de organização do trabalho escolar que não percam de vista tomada de decisão colaborativa e conjunta, efetivação de resultados e acompanhamento e avaliação das ações empreendidas para o alcance do fim da educação, que é a qualidade na formação dos estudantes.

Sendo, pois, a gestão escolar, articuladora de todas as condições materiais e humanas à disposição da escola, cabe a ela garantir, no âmbito de atuação escolar, os avanços dos processos educacionais. Na perspectiva dos documentos oficiais

que configuram a identidade das escolas profissionais do estado do Ceará, estas se configuram como uma rede, o que tem uma conotação significativamente forte que remete à noções de colaboração, de co-elaboração, de compartilhamento e de inclusão em objetivos socioeducacionais que extrapolam as metas institucionais e objetivos socioeducacionais da própria escola, em si mesma.

E é, pois, sem desconsiderar as especificidades de cada contexto macrossocial das escolas, que o eixo “Aprendizagem entre os pares” se fundamenta, ao levar em conta que a disponibilização de espaços estruturados e sistemáticos de comunidades aprendentes favorecerá o compartilhamento de experiências de práticas de gestão escolar e de aprendizagem coletiva.

Nessa perspectiva, se fundamentará o ambiente virtual na configuração de um blog, a ser denominado de EEEP's em Rede, previsto, inicialmente, para as quatro escolas pesquisadas, envolvendo os 12 sujeitos da pesquisa. Esta é a ação do PAE especificamente estruturada com foco na gestão das quatro escolas.

A recomendação às quatro escolas é a de que estruturem o diálogo a partir de dois momentos distintos. Inicialmente, o ponto de partida são os “problemas” identificados na pesquisa, exaustivamente tratados estatisticamente, por bloco de fatores de eficácia escolar. A segunda recomendação quanto ao segundo tema gerador, é a compilação das ideias apresentadas pelo brainstorming a serem realizados como atividade do eixo 1.

Adicionalmente, aos dois conteúdos iniciais gerador do compartilhamentos das práticas de gestão, acredita-se que o desenvolvimento dos eixos 1 e 2 contribuirá, sobremaneira para o aperfeiçoamento da interface entre as quatro escolas, no espaço específico do blog “EEEP's em Rede”.

Estruturalmente, propõe-se que os estudantes concluintes do Curso Técnico de Informática de uma das quatro escolas, sob coordenação do referido professor técnico, desenvolvam o blog. Certamente, a configuração do blog se definirá após, no mínimo, duas reuniões estratégicas das quatro escolas, que poderão ocorrer, ainda no segundo semestre de 2014, por ocasião dos encontros sistemáticos de formação da gestão das escolas, que oportuniza a estada dos gestores escolares, no mesmo hotel, por quatro dias. Considera-se esse período presencial dos gestores escolares como estabelecimento de reuniões sistemáticas presenciais das quatro escolas com a finalidade de aprimorar o alinhamento na troca de experiências de gestão.

A escolha por ferramenta digital parece potencializar as possibilidades de êxito nos esforços das comunidades aprendentes, ou seja, instituições que se predispõem a extrapolar os limites da organização e abrir-se a outros contextos organizacionais com abertura intelectual de troca de saberes.

Além desse aspecto, a participação em ambientes de aprendizagem integra, profissional e organizacionalmente, as pessoas que participam de conceitos como o de comunidade aprendente. Como indício dessa formulação, importa registrar que a inspiração deste eixo de intervenção educacional se deu antes do desenvolvimento desta pesquisa, ao constatar, empiricamente, a troca de experiências realizadas, espontaneamente, pelos gestores das escolas profissionais, nos três anos de formação de liderança, no horário noturno, ao término das atividades do dia. Observava que o foco sempre era a busca por práticas eficazes de gestão, em sua maioria, bem como, conhecer soluções eficazes para situações do cotidiano escolar.

Para além da observação da pesquisadora, os gestores manifestam, recorrentemente, que o momento de maior aprendizado, durante a formação, é o turno sem atividade formal de formação, ou seja, na troca de práticas de gestão, entre os pares. Na observação do compartilhamento das práticas de gestão entre os pares, ou seja, os diretores, uma ideia inquietava a pesquisadora, enquanto profissional: quanto de enriquecimento institucional se materializa, nesses momentos de troca entre os gestores! E por outro lado, quanto de perda há em não se ter, sistematizadas, as trocas das experiências de gestão! Quão útil seria para o aprimoramento da política educacional o registro das práticas de gestão! Eis, agora, neste espaço de contribuição acadêmica, a proposta de ação que poderia ter se materializado na atuação profissional da pesquisadora, há, no mínimo, dois anos.

Contextualizado o campo de interesse da gestão escolar na aprendizagem entre os pares, abre-se a possibilidade de ampliação do blog “EEEP's em Rede” às demais escolas profissionais, posteriormente à ação proposta, neste eixo, para as quatro escolas pesquisadas.

Quadro 30 – Aprendizagem entre os pares Eixo 3

Aprendizagem entre os pares: EEEP's em Rede

Ordem Ação Período Responsável

1ª Análise dos problemas encontrados na

pesquisa Setembro/2014

Comunidade escolar

Reunião estratégica entre a gestão das quatro escolas para alinhamento e definição de ações de seguimento, abrangendo definição de escala de liderança/mês entre as escolas, por todo o período de implementação do EEEP's em Rede

Outubro/2014 Gestão escolar

3ª Sensibilização e preparação da

comunidade escolar Outubro/2014

Gestão escolar 4ª

Estudos sobre comunidade aprendente e aprendizagem colaborativa em

ambientes virtuais Outubro/novembro/2014

Comunidade escolar

Definição da lógica de organização do EEEP's em Rede, da organização do tempo pedagógico dos membros para participação

Outubro/2014 Comunidade escolar

6º Reunião presencial de alinhamento da ação anterior Outubro/2014 Gestão escolar

7ª Estruturação do blog EEEP's em Rede Outubro/novembro/2014

Estudantes do Curso de Informática de uma das 4 escolas 8º Reunião estrutura do blog EEEP's em Redevirtual de validação da Novembro/2014 Gestão escolar

Operacionalização inicial do EEEP's em Rede:

criar ligação entre os membros -participar -incentivar participação sistematizar as discussões Dezembro/2014 Gestão escolar Comunidade escolar

10ª Reunião estratégica presencial Abril e junho /2015 Gestão escolar 11ª Manutenção da EEEP's em Rede

Dezembro/2014 a setembro/2015

Comunidade escolar

12º Avaliação das contribuições do

EEEP's em Rede Setembro/2015

Gestão escolar Comunidade escolar Fonte: Elaborado pela autora.

No documento christianecruzpereira (páginas 197-200)