• Nenhum resultado encontrado

3.2.1 COLEÇÃO 1 – Português: linguagens

A coleção Português: Linguagens é formada por três volumes de livros para o ensino médio. A organização dos livros tem como critério orientador do estudo a literatura. Assim, cada unidade apresenta um movimento literário, ou parte dele, e a sequenciação se dá pelo avanço no estudo das escolas literárias portuguesas e brasileiras. Segundo o manual do professor, os livros em questão procuram auxiliar o estudante a construir suas capacidades leitoras, uma vez que os resultados dos estudantes brasileiros em testes que buscam avaliar o nível de leitura não foram satisfatórios nos últimos anos. Também são exploradas nas coleções atividades de produção de textos, a partir da noção de gêneros textuais. Cada livro possui quatro unidades, com uma quantidade de capítulos que varia conforme os assuntos tratados.

As unidades contêm um painel de abertura com imagens, sugestões de pesquisa e textos curtos que antecipam um pouco o projeto e o assunto literário a ser trabalhado na

unidade. Cada unidade possui capítulos intitulados “Literatura”, “Língua, uso e reflexão”, “Interpretação de textos” e “Produção de textos”. Entretanto, o número de vezes que um tipo de capítulo aparece em uma unidade varia. É comum haver mais de um capítulo “Literatura” em uma unidade. As unidades terminam com questões do ENEM e de vestibulares associadas aos assuntos trabalhados, além de um projeto didático. O Manual do Professor, ao final do livro, esclarece as escolhas metodológicas e teóricas dos livros.

Quadro 1: Estrutura dos livros na Coleção 1

Introdução

Unidade 1 Literatura31

Produção de texto

Língua: uso e reflexão Interpretação de textos Em dia com o vestibular

Projeto Unidade 2 Unidade 3 Unidade 4 Bibliografia Índice Remissivo Manual do professor

Como assinalado no quadro, o interesse desta pesquisa recai sobre a seção “Produção de textos”, na qual são exploradas propostas para a realização de variados gêneros, nas modalidades oral e escrita da língua. Segundo o Manual do Professor, os capítulos de produção de texto organizam-se em torno de algumas seções essenciais, como: “Trabalhando o gênero”, “Produzindo o gênero em estudo”, “Avalie o seu texto” e uma seção restrita a produções escritas, chamada “Escrevendo com expressividade/coerência/coesão”. São analisadas, neste trabalho, as propostas de produção de textos orais apresentadas nessa seção nos livros que compõem a coleção.

31 Essas categorias de capítulos não apresentam um número regular para todas as unidades, mas estão presentes em todas. Especificamos apenas a unidade 1 para apresentar uma ideia da estrutura do livro.

Além disso, o manual do professor indica que os projetos apresentados durante o livro apresentam propostas de produções de textos que auxiliam os alunos a compreender a realização situacional dos gêneros. Assim, são alvo de análise também as produções de projetos que se utilizam da modalidade oral em práticas comunicativas, apresentando um trabalho sistemático.

Segundo a resenha do PNLD 2012 (2011, p. 55-56), nesse livro, o “princípio orientador do eixo da oralidade mostra-se bem organizado, com propósitos bem delineados e com base em atividades relacionadas aos gêneros orais públicos”. Espera- se, segundo essa avaliação, encontrar nos livros analisados um trabalho sistemático com gêneros orais relevantes que esclareça os estudantes quanto aos objetivos comunicativos inerentes ao uso do gênero.

3.2.2 COLEÇÃO 2 - Língua Portuguesa – linguagem e interação

A coleção Língua Portuguesa – linguagem e interação é formada por três livros para o Ensino Médio. Cada livro é estruturado por um capítulo introdutório com conceitos fundamentais sobre linguagem, mais doze capítulos organizados em quatro unidades. Cada uma das unidades é composta por uma seção de abertura, intitulada “Pra começo de conversa”, três capítulos, uma seção de sugestões para estudo “Agora é com você!” e uma seção de encerramento “E a conversa chega ao fim”. Um tema representativo e coerente com a faixa etária dos alunos é atrelado à unidade. Cada unidade leva à realização de um projeto de leitura, análise e produção de textos.

Os capítulos estão organizados de acordo com o estudo de gêneros textuais. A organização e a seleção dos gêneros trabalhados, segundo o manual do professor, obedecem a critérios de progressão (para uma aquisição progressiva de estruturas linguísticas e discursivas) e de organização dos gêneros por modos de organização do

discurso. Assim, a primeira unidade – em todos os volumes – possui gêneros relacionados

ao modo de organização narrativo, a segunda, a terceira e a quarta aos modos de organização descritivo, explicativo e argumentativo, respectivamente. Entretanto, esses gêneros estão restritos à modalidade escrita da língua.

A estrutura dos capítulos é formada pelas seguintes seções: “Texto”, “Para entender o texto”, “As palavras no contexto”, “Gramática textual”, “Literatura: teoria e história”, “Linguagem oral”, “Língua – análise e reflexão”, “Prática de linguagem”, “Produção escrita”, e “Para ir mais longe”. O quadro abaixo ilustra a estrutura dos livros.

Quadro 2: Estrutura dos livros na Coleção 2

Capítulo introdutório

Unidade 1 Para começo de conversa

Capítulo 1 – Gênero Texto 1

Para entender o texto As palavras no contexto Gramática textual

Literatura: teoria e história

Linguagem oral

Língua: análise e reflexão Prática de linguagem Produção escrita Para ir mais longe Capítulo 2 – Gênero

Capítulo 3 – Gênero Capítulo 4 – Gênero Agora é com você!

E a conversa chega ao fim Unidade 2 Unidade 3 Unidade 4 Questões do ENEM Bibliografia Manual do professor

A seção “Linguagem oral” é de interesse para esta pesquisa, uma vez que os gêneros que guiam os capítulos estão restritos à escrita. Os dados utilizados no trabalho foram adquiridos na seção “Linguagem oral”, representativa da prática da oralidade na coleção. A estrutura do ensino de oralidade nesses livros diferencia-se da estrutura proposta nos outros livros analisados. Enquanto os outros livros apresentam a oralidade nos capítulos de produção textual, esse livro propõe uma seção apenas para linguagem oral.

O Manual do Professor detalha os aspectos teóricos e metodológicos que norteiam os livros. O Manual do Professor apresenta uma “Introdução”; uma “Primeira parte”, na qual são explicados a estrutura da coleção, das unidades e dos capítulos, além de textos para leitura e reflexão e sugestões de textos; e uma “Segunda parte”, com orientações específicas para cada volume.

Segundo o PNLD (2011, p.30), “para o ensino da oralidade, a coleção oferece, na seção ‘Linguagem oral’, propostas de atividades que levam o aluno à reflexão e ao exercício de diferentes gêneros orais”. Espera-se, portanto, a partir da leitura da resenha, um trabalho consistente com gêneros orais por meio da seção apresentada.