• Nenhum resultado encontrado

Apresentação da segunda etapa da Validação de Conteúdo Alunos de mestrado e

4.1 Validação de conteúdo da escala

4.1.2 Apresentação da segunda etapa da Validação de Conteúdo Alunos de mestrado e

Após as análises realizadas por 20 alunos da disciplina de Empreendedorismo Social, algumas variáveis, por sugestão dos avaliadores, foram divididas em duas para melhor compreensão e também foram incluídas duas novas variáveis. A Figura 30 apresenta as variáveis que foram divididas e incluídas. Nota-se que as variáveis que foram divididas tratavam de dois assuntos que não necessariamente deveriam ocorrer concomitantemente.

Variável original Variáveis novas ou incluídas 4- Nossos produtos/serviços trazem benefícios a

um público considerado minoria ou população vulnerável, e não para a sociedade como um todo ou grupos específicos, como empresários, investidores e consumidores de média e alta renda.

2- Nossos novos produtos/serviços trazem benefícios a um público considerado minoria ou população de baixa renda.

3- Nossos novos produtos/serviços NÃO pretendem trazer benefícios para grupos

específicos, como empresários, investidores e consumidores de média e alta renda.

24- Nossos produtos/serviços são alternativas que têm sido oferecidas para pessoas e organizações como meios de se obter progresso social para suas comunidades desafiando os modelos tradicionais de se resolver problemas socioambientais.

20- Nossos novos produtos/serviços desafiam os modelos tradicionais de se resolver problemas sociais e/ou ambientais.

21- Nossos novos produtos/serviços são alternativas para que populações de baixa renda e/ou organizações sociais desafiem estruturas socioeconômicas vigentes e obtenham progresso social e/ou ambiental.

32- Nossos produtos/serviços mudaram a estrutura do mercado, criaram novos mercados de

populações vulneráveis ou carentes, ou tornaram produtos/serviços obsoletos.

28- Nossos novos produtos/serviços mudaram a estrutura do mercado e criaram novos mercados para populações carentes.

29- Nossos novos produtos/serviços mudaram a estrutura do mercado para atender pessoas de baixa renda, e tornaram produtos/serviços obsoletos. 35- Nossos produtos/serviços apresentam a

implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares que causam menos impacto e/ou incluem pessoas vulneráveis.

32- Nossos produtos/serviços apresentam a implementação de um novo método de produção ou distribuição ou significativamente melhorado que possibilita o acesso por pessoas de baixa renda.

33- Nossos produtos/serviços apresentam mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares que causam menor impacto ambiental e/ou incluem pessoas de baixa renda. 41- Implementamos um novo método de marketing

com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, em sua promoção ou na fixação de preços, objetivando viabilizar o consumo de pessoas de baixa renda, e/ou causar menos impacto ambiental.

39- Utilizamos um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto e/ou serviço, ou em sua embalagem, objetivando viabilizar o consumo por pessoas de baixa renda, e/ou causar menos impacto ambiental.

40- Utilizamos um novo método de vendas com mudanças significativas em sua promoção ou na fixação de preços, objetivando viabilizar o consumo por pessoas de baixa renda, e/ou causar menos impacto ambiental.

12- Desenvolvemos nossos produtos/serviços para suprir uma falha de mercado e atender pessoas que

não tinham acesso a eles. Variável Incluída

13- Melhoramos produtos e/ou serviços que já existiam para diminuir o impacto ambiental e/ou

atender pessoas de baixa renda. Variável Incluída

Figura 30. Variáveis divididas e incluídas Fonte: Dados da pesquisa

A Figura 31 apresenta as variáveis modificadas após a segunda etapa de Validação de Conteúdo pelos alunos de Empreendedorismo Social incluindo as variáveis que foram divididas e incluídas. As variáveis foram renumeradas nessa fase e somam 51.

Bloco 1- Variáveis de identificação de ocorrência de Inovação Social

1- Nossos novos produtos/serviços têm o objetivo de resolver problemas sistêmicos e são soluções que transformam a vida das pessoas de baixa renda.

2- Nossos novos produtos/serviços trazem benefícios a um público considerado minoria ou população de baixa renda.

3- Nossos novos produtos/serviços NÃO pretendem trazer benefícios para grupos específicos, como empresários, investidores e consumidores de média e alta renda.

4- Nossos novos produtos/serviços contribuem para solucionar problemas sociais e/ou ambientais.

5- A criação de nossos novos produtos/serviços é uma resposta para superar e resolver desafios sociais e/ou ambientais.

6- Nossos novos produtos/serviços servem para atender as necessidades humanas que não estão atualmente satisfeitas porque não são oferecidas pelo Estado ou percebidas como interessantes pelo mercado.

7- Nossos novos produtos/serviços têm objetivo de alcançar desafios sociais e/ou ambientais enfrentados por comunidades carentes.

Bloco 2- Variáveis de identificação da abrangência da Inovação Social (local-regional- nacional-global

8- Nossos produtos/serviços atendem os consumidores de ( ) um determinado local (comunidade, cidade)

( ) uma região (Estado, região sul, sudeste, norte, nordeste, etc) ( ) um país

( ) vários países

Bloco 3- Variáveis de classificação da profundidade da inovação social incremental

9- Nossos novos produtos/serviços apresentam aprimoramentos quando comparados com produtos/serviços que já existiam.

10- Nossos novos produtos/serviços já existiam, mas nós aperfeiçoamos e reduzimos os custos para que pessoas de baixa renda pudessem ter acesso a eles.

11- As modificações e melhorias que realizamos em nossos produtos/serviços fazem com que pessoas de baixa renda possam ter acesso a eles.

12- Desenvolvemos nossos produtos/serviços para suprir uma falha de mercado e atender pessoas que não tinham acesso a eles.

13- Melhoramos produtos e/ou serviços que já existiam para diminuir o impacto ambiental e/ou atender pessoas de baixa renda.

Bloco 4- Variáveis de classificação da profundidade da inovação social disruptiva 14- Nossos novos produtos/serviços possibilitam a participação social e/ou política de pessoas de baixa renda.

15- Desenvolvemos novos produtos/serviços que são mais baratos do que os que já existiam e atendem populações de baixa renda.

16-Nossos novos produtos/serviços abriram oportunidades de serem adquiridos por pessoas que jamais poderiam ter acesso a eles na forma tradicional.

17- Nossos produtos/serviços são novos caminhos concretos para superar problemas sociais e/ou ambientais e mudar positivamente a vida das pessoas.

18- Nossos novos produtos/serviços atendem a um desafio social e criam igualdade, justiça e empoderamento.

19- Nossos produtos/serviços são novas alternativas oferecidas para pessoas e organizações como meios de se obter progresso social para suas comunidades.

20- Nossos novos produtos/serviços desafiam os modelos tradicionais de se resolver problemas sociais e/ou ambientais.

21- Nossos novos produtos/serviços são alternativas para que populações de baixa renda e/ou organizações sociais desafiem estruturas socioeconômicas vigentes e obtenham progresso social e/ou ambiental.

22- Nossos novos produtos/serviços causam impacto positivo significativo transformando a vida das pessoas de comunidades de baixa renda.

23- Nossos novos produtos/serviços transformam significativamente a qualidade de vida das populações de baixa renda.

Bloco 5- Variáveis de classificação da profundidade da inovação social institucional 24- Nossos novos produtos/serviços promovem mudanças nas relações sociais aumentando o nível de participação de grupos mais desfavorecidos da sociedade.

25- Realizamos alterações em produtos/serviços que levam a inclusão de grupos historicamente excluídos e indivíduos em diversas esferas da sociedade.

26- Nossos novos produtos/serviços focam na reconfiguração de estruturas econômicas e sociais existentes com novas tecnologias mais direcionadas a minorias ou populações de baixa renda.

27- Nossos novos produtos/serviços reconfiguram a estrutura de mercado focando no social e/ou no ambiental.

28- Nossos novos produtos/serviços mudaram a estrutura do mercado e criaram novos mercados para populações carentes.

29- Nossos novos produtos/serviços mudaram a estrutura do mercado para atender pessoas de baixa renda, e tornaram produtos/serviços obsoletos.

Bloco 6- Variáveis de classificação do tipo de inovação social de processo

30- Nossos produtos/serviços são bens ou serviços novos ou significativamente melhorados por um novo método de produção que atendem objetivos sociais e/ou ambientais.

31- Nossos produtos/serviços incluem melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes materiais, softwares, facilidade de uso e outras características funcionais que visam causar menor impacto ambiental e/ou facilitar o seu uso por pessoas de baixa renda.

32- Nossos produtos/serviços apresentam a implementação de um novo método de produção ou distribuição ou significativamente melhorado que possibilita o acesso por pessoas de baixa renda.

33- Nossos produtos/serviços apresentam mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares que causam menor impacto ambiental e/ou incluem pessoas de baixa renda.

34- Nossa organização envolve novos métodos de produção, de abastecimento ou significativamente melhorados que visam reduzir os custos unitários para consumidores de baixa renda.

Bloco 7- Variáveis de classificação do tipo de inovação social de produto

35- Nossos produtos/serviços têm características inovadoras que melhoram sua função e/ou se adequam às demandas e/ou perfil do consumidor de baixa renda.

36- Na nossa organização substituímos insumos por materiais com características melhoradas, especialmente focando na sustentabilidade da cadeia produtiva ou menor impacto social e/ ou ambiental.

37- Nossos produtos/serviços apresentam mudanças que não alteram sua função ou uso previsto, mas melhor se adequam às demandas e/ou perfil do consumidor de baixa renda. 38- Nossos produtos/serviços possuem modificações em seus atributos que são percebidas como valiosas pelos consumidores, especialmente os de baixa renda.

Bloco 8- Variáveis de classificação do tipo de inovação social de marketing

39- Utilizamos um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto e/ou serviço, ou em sua embalagem, objetivando viabilizar o consumo por pessoas de baixa renda, e/ou causar menos impacto ambiental.

40- Utilizamos um novo método de vendas com mudanças significativas em sua promoção ou na fixação de preços, objetivando viabilizar o consumo por pessoas de baixa renda, e/ou causar menos impacto ambiental.

41- Nossos produtos/serviços envolvem mudanças substanciais no design de um produto/serviço já existente para que melhor se adequem ao perfil do consumidor de baixa renda e/ou para que o impacto ambiental seja mínimo.

42- Buscamos o aumento do volume das vendas por meio de mudanças no posicionamento de nossos produtos/serviços e na sua reputação objetivando torná-los acessíveis para consumidores de baixa renda

43- Desenvolvemos um novo meio para a venda de bens e/ou serviços aos consumidores de baixa renda.

Bloco 9- Variáveis de classificação do tipo de inovação social organizacional

44- Na nossa organização utilizamos novos métodos organizacionais nas práticas de negócios para atender pessoas de baixa renda e/ou diminuir impacto ambiental.

45- Na nossa organização utilizamos novos formatos organizacionais do local de trabalho e/ou nas relações externas que garantem maior inclusão social.

46- Na nossa organização realizamos melhorias nas práticas organizacionais para ampliar a diversidade, inclusão e equidade nas relações.

47- Nossa organização atinge seus objetivos sociais e/ou ambientais utilizando-se de parcerias com outras organizações para aprender novos métodos de trabalho.

48- Buscamos adquirir conhecimentos externos e interagir com outras organizações para atingir nossos objetivos sociais e/ou ambientais.

49- Nossa organização interage com outras empresas para compartilhar conhecimento e atingir objetivos sociais e/ou ambientais.

50- A transferência de conhecimento com organizações sociais é fundamental para desenvolver a capacidade inovadora de nossa organização.

51- Nossos produtos/serviços fazem parte de novas iniciativas e parcerias que tem o objetivo de diminuir problemas sociais e ambientais.

Figura 31. Variáveis alteradas após a segunda rodada de Validação de Conteúdo Fonte: Dados da pesquisa