• Nenhum resultado encontrado

Aproximações entre os pressupostos freireanos e o campo de estudos CTS

Para conhecer as pesquisas brasileiras na área da EC com articulações nos estudos CTS e a pedagogia de Paulo Freire, realizamos, preliminarmente, um levantamento bibliográfico nos trabalhos publicados nos dois maiores eventos em Ensino de Ciências e Ensino de Química, quais sejam o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (Enpec) e o Encontro Nacional de Ensino de Química (Eneq)9, respectivamente. Também nos dedicamos a um levantamento em periódicos1011 da área, qualificados entre A1 e B1.

Tomando como base o levantamento bibliográfico realizado nos anais do Enpec, identificamos que os trabalhos onde estava presente a articulação entre a pedagogia de Paulo Freire e os estudos CTS tinham os seguintes objetivos: analisar resultados de uma intervenção com reestruturação curricular utilizando a abordagem temática freireana e aportes do campo de estudo CTS; aprofundar os aspectos teóricos e metodológicos entr e o referencial freireano e o enfoque CTS por meio de levantamento bibliográfico; e investigar a origem dos temas trabalhados em Freire e em CTS. Em relação aos trabalhos apresentados nos Eneqs, seus objetivos foram: analisar as articulações entre a

9 Um recorte dessa pesquisa foi apresentado no 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). JOTA, A. B. F.; SAMPAIO, I. S.; SOUZA, T. F.; CABRAL, D. G.; DANTAS, J. M. Freire e CTS: O que Temos Publicado nos Enpecs e Eneqs?. Os anais do evento ainda não foram divulgados. 10 Levantamento bibliográfico realizado nos periódicos Alexandria – Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Ciência & Educação, Ciência & Ensino, Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Investigações em Ensino de Ciências e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC).

11 Um recorte da pesquisa foi apresentado no VI Seminario Iberoamericano CTS y X Seminario CTS. JOTA, A. B. F., CABRAL, C. G., SAMPAIO, I. S., SOUZA, T. F., DANTAS, J. M.. Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade e o pensamento de Paulo Freire: abordagem temática e formação cidadã.

36 leitura em Paulo Freire com pressupostos da educação CTS; investigar as implicações da articulação Freire-CTS na aprendizagem de química; desenvolver estratégias didáticas que abandonem a memorização e o ensino conteudista.

Os trabalhos divulgados nos periódicos analisados possuem objetivos que perpassam investigar a inserção de propostas educacionais balizadas pelos pressupostos CTS durante a formação inicial e continuada; discutir a reorientação curricular a partir da Abordagem Temática (AT) utilizando os Três Momentos Pedagógicos (3MP); analisar os encaminhamentos e limites da AT na formação de professores e na educação básica; e analisar o desenvolvimento de atividades problematizadoras no ensino de ciências.

As discussões oriundas das publicações com referenciais Freire-CTS fortalecem o discurso de uma educação para formação crítica e, mesmo que não esteja explícito, essas discussões convergem para objetivos que estão presentes na concepção de educação crítica e libertadora proposta por Paulo Freire.

Dentro do contexto das pesquisas que tecem uma articulação Freire-CTS, Strieder, Watanabe-Caramello, & Gehlen (2012) compreendem que através da articulação do pensamento freireano com os pressupostos CTS é possível superar o pensamento da suposta neutralidade da ciência e da tecnologia modernas, na direção da construção de uma consciência real efetiva, que pode ser expressa por meio da leitura crítica da realidade e a compreensão crítica sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Os/As autores/as Roso et al. (2015) defendem a articulação Freire e CTS com base na sistematização feita por Auler (2007), segundo a qual é possível uma junção em três dimensões pertinentes: 1) currículo estruturado em temas; 2) a interdisciplinaridade para a compreensão dos temas; e 3) a busca pela democratização dos processos decisórios (AULER, 2007). Os/As autores/as também veem possíveis aproximações entre os dois referenciais, considerando o argumento de que a estruturação dos currículos a partir de temas/problemas reais contribui no enfrentamento desses temas/problemas de forma interdisciplinar e na busca por democratização dos processos decisórios.

A investigação temática freireana proporciona o estudo de temas que possibilitam uma leitura crítica do mundo, e essa leitura crítica do mundo pode ser

potencializada pela compreensão crítica das relações entre a ciência, à tecnologia e a sociedade. Além disso, contribui para a superação da concepção linear da educação científica, que preconiza a apropriação de uma postura científica pelo estudante como preliminar a sua preparação para uma integração em processos decisórios. Na verdade, a cultura científica não é independente da participação social – são dimensões articuladas (Roso et al., 2015).

Centa e Muenchen (2016), ao discutirem a articulação Freire-CTS considerando as contribuições do Pensamento Latino Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (Placts), defendem que é possível uma conexão devido à perspectiva da relação temática. Apropriando-se de Auler (2002) como um dos seus principais referenciais teóricos, essas autoras consideram que Freire e CTS convergem para a democratização das decisões em temas sociais envolvendo ciência e tecnologia – finalidade do campo de estudos CTS também presente na matriz teórico-filosófica de Paulo Feire.

Analogamente, Roso e Auler (2016) apontam para alguns encaminhamentos para uma articulação entre os pressupostos freireanos e os estudos CTS, com base no Placts: o estudo dos currículos temáticos, interdisciplinaridade e a construção de uma cultura de participação em processos decisórios.

Ainda no que se refere à articulação Freire-CTS, Zanotto et al. (2016) sugerem que essa articulação seja feita a partir da utilização dos conhecimentos populares para a construção da ACT. Para os/as autores/as, a valorização dos saberes populares pode ser uma forma de despertar o interesse dos/as alunos/as pela disciplina, minimizando as dificuldades que surgem da ênfase que é dada à memorização de fórmulas e classificações.

Souza & Marques (2017) articulam os referenciais freireanos e o campo de estudos CTS por meio da abordagem de problemas ambientais no contexto educacional. Essa abordagem contribui para promover uma alfabetização científica crítica, associando a aprendizagem de conteúdos científicos à discussão das relações CTS.

Ainda sobre a articulação Freire-CTS, Auler (2007) compreende que a articulação é pertinente por se entender que a democratização das decisões comparece na matriz teórico filosófica de Paulo Freire, o qual defende que se deve propiciar a leitura crítica do mundo.

Para uma leitura crítica do mundo contemporâneo é fundamental uma compreensão crítica sobre as interações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade,

38 considerando que a dinâmica de desenvolvimento social está condicionada aos avanços científicos-tecnológicos de forma determinista (AULER et al, 2009).

Nessa direção, Santos (2008) nos diz que uma educação com enfoque CTS na perspectiva freireana busca acrescentar ao currículo discussões de valores e reflexões críticas que possibilitem desvelar a condição humana, uma educação que não se restrinja ao uso ou não de tecnologias. A articulação entre Freire e CTS significa resgatar a agenda política do movimento CTS (SANTOS, 2008).

Ainda em relação a articulação Freire-CTS, Auler e Delizoicov (2006) defendem que a aproximação Freire e CTS ocorre considerando a busca de participação, de democratização das decisões em temas sociais que envolve ciência e tecnologia, defendida pelo movimento CTS. Tal pensamento está em consonância com o pensamento de Paulo Freire, quando o autor defende que alfabetização deve propiciar a leitura crítica da realidade (AULER e DELIZOICOV, 2006).

Tal articulação (Freire-CTS) resulta da compreensão de que a busca de participação, de democratização das decisões em temas sociais envolvendo Ciência-Tecnologia, objetivo central do movimento CTS, contém elementos comuns à matriz teórico-filosófica adotada por Freire, considerando que seu fazer educacional parte do pressuposto da vocação ontológica do ser humano em “ser mais” (ser sujeito e não objeto histórico), havendo, para tal, a necessidade da superação da “cultura do silêncio”. Ainda, segundo Freire, alfabetizar, muito mais do que ler palavras, deve propiciar a “leitura do mundo” (AULER, FENALTI e DALMOLIN, 2009, p.2).

Nesse sentido, os/as autores/as acreditam que para uma leitura do mundo contemporâneo e comprometimento com sua transformação, torna-se, cada vez mais fundamental uma compreensão crítica sobre as interações entre CTS, considerando que a dinâmica social contemporânea é condicionada pelos avanços no campo científico- tecnológico (AULER, FENALTI e DALMOLIN, 2009).

A formação crítica para o exercício da cidadania é um dos aspectos contemplados pelo campo de estudos CTS e pelos pressupostos freireanos. Educar para a cidadania é preparar o indivíduo para participar da sociedade democrática, saber relacionar-se com os produtos produzidos por ela e posicionar-se frente às implicações decorrentes de tais tecnologias (SANTOS e SCHNETZLER, 2003).

Considerando a formação cidadã, o objetivo central do ensino de química é preparar o indivíduo para que ele compreenda e faça uso das informações químicas básicas necessárias para efetivar sua participação na sociedade tecnológica em que vive (SANTOS e SCHNETZLER, 2003).

Tomando como base o que foi exposto, acreditamos que a articulação Freire-CTS é oriunda do entendimento de que o currículo escolar deve ser estruturado em temas que permitam o entendimento de problemas que surgem da realidade dos/as alunos/as para contextualizar o conteúdo disciplinar de forma que faça sentido para eles/as. Para isso, é necessário que os temas estruturadores do currículo emerjam através do diálogo sincero com os/as alunos/as. E se queremos uma educação baseada na concepção freireana, educação dialógica, problematizadora, transformadora e emancipadora, devemos possibilitar o desenvolvimento da capacidade crítica do/a aluno/a para que ele/a possa perceber a sua realidade e intervir nessa realidade para transformá-la. Sendo assim, uma aproximação entre os pressupostos freireanos e o campo de estudos CTS é possível e pertinente devido à necessidade de participação da sociedade e seus grupos sociais nas decisões que os cercam. Em outras palavras, trata-se de uma formação crítica que possibilite ao/à educando/a perceber em qual realidade está inserido/a e como pode intervir nessa realidade para transformá-la, na direção da igualdade social, de construção e manutenção de espaços democráticos.

2.3 Desafios da estruturação de currículos com base na