• Nenhum resultado encontrado

4. Especificação do Sistema de Informação e Inteligência Estratégica

4.1. A Informação no Sistema de Informação e Inteligência Estratégica

4.1.2 Arquitetura da Informação no SIIE

Derivada da biblioteconomia, a Arquitetura da Informação (AI) é um assunto que atualmente tem despertado a atenção dos especialistas em Sistemas de Informação. Segundo Peter Morville, um dos fundadores do conceito, a Arquitetura de Informação consiste no desenho estrutural de um sistema de informação (websites, software ou serviços interativos). Compreende as formas de organização, pesquisa e navegação destes sistemas para auxiliar os utilizadores a completar as suas tarefas, encontrar o que precisam e compreender o que encontraram. É o processo de “pensar o sistema”, preocupando-se em como relacionar as “partes” com o “todo”: definição da estrutura, categorias e relações para a navegação no sistema.

84

Essencialmente, consiste em combinar da melhor forma as características e necessidades do utilizador com o conteúdo e contexto do sistema, destacando as informações mais importantes e suprimindo as que não são tão necessárias (Figura 4.2).

Figura 4.2 - Condicionantes da Arquitetura de Informação23

Estes três aspetos influenciaram o processo de formulação da arquitetura da informação para o SIIE:

Utilizador: Uma vez conhecidos os interesses e necessidades de informação dos utilizadores do SIIE (capítulo 3.3.1), foram utilizados os Key Intelligence Topics resultantes da análise dessas necessidades de informação para formular os principais “rótulos” do menu de navegação. Visto se constituírem como os tópicos de informação de interesse para os utilizadores revelou-se pertinente a sua adequação para esta função, compondo-se assim, como a base da navegação do SIIE. Dado o seu carácter mais abrangente distribuem-se como os principais separadores da informação, integrando outros assuntos mais particulares.

Contexto: O contexto do SIIE – um portal de acesso online para utilizadores com diferentes especificidades e diferentes objetivos de utilização – demonstra a necessidade de conceber uma arquitetura de informação de fácil compreensão

23 Adaptado de: Morville e Rosenfeld (2007).

Arquitetura da Informação

Contexto Utilizador

85

para não dificultar a sua utilização. A “descomplicação” e simplicidade foram dois critérios fundamentais na elaboração desta estrutura.

Conteúdo: Os diferentes tipos de conteúdos que integram o SIIE, mencionados no capítulo 4.1 – documentos, páginas web, bases de dados estatísticas, notícias e eventos – foram determinantes para a composição dos subseparadores de navegação. Dado que, predominantemente, existe uma relação conteúdo-assunto, foi possível incluir para cada um dos principais tópicos (separadores de navegação), os diferentes tipos de conteúdos relacionados. Maioritariamente, existem subseparadores destinados à documentação por tópico em que se inserem e páginas web dispostas por assuntos relacionados com os tópicos.

O resultado da arquitetura de informação do SIIE apresenta-se ilustrado no mapa abaixo:

Figura 4.3 - Mapa de Arquitetura de Informação do SIIE

Este mapa representa a estrutura essencial do SIIE que se divide em 6 unidades distintas, incluindo a página inicial. Os separadores destacados a azul constituem o menu de navegação principal e para cada um destes estão são referidos os respetivos subseparadores.

86

O separador Fileira TP (Fileira das Tecnologias de Produção) inclui quatro subseparadores:

FTP: Consiste numa página geral de informação sobre a Fileira, contendo uma secção de notícias e uma secção de eventos apenas referentes ao assunto “Fileira das Tecnologias de Produção”. Inclui ainda as hiperligações para acesso rápido às páginas do Sistema de Benchmarking e do Portal das Tecnologias de Produção, promovendo a utilização destes recursos.

Associados: Separador onde estão listadas as hiperligações para os sites de todos os associados da PRODUTECH.

Projetos: Separador onde estão discriminados todos os projetos em curso nas empresas e organizações associadas da PRODUTECH.

Documentos: Separador onde estão disponíveis todos os tipos de documentação classificada com o assunto “Fileira das Tecnologias de Produção”.

O separador Estatísticas dispõe quatro sub-separadores:

Bases de Dados: Página que apresenta e disponibiliza o acesso às BD’s estatísticas, através do URL correspondente. Inclui a descrição dos dados que podem ser encontrados em cada base de dados (consultar Anexo 1 – Tabela de avaliação das Fontes de Informação Estatística) e opção para pedir as credenciais de acesso para as que foram adquiridas pela PRODUTECH. Inclui ainda um espaço para obter ajuda na utilização das mesmas (explicação das classificações HS/NC, ISIC, NACE/CAE e videos tutoriais) (Hiperligações a disponibilizar no Anexo 5).

Indicadores Macroeconómicos: Separador de acesso e explicação da funcionalidade do Google que permite efetuar previsões de certos indicadores a partir de dados do FMI

(www.google.com/publicdata/explore?ds=k3s92bru78li6_&hl=en&dl=en).

Documentos: Secção de todos documentos associados ao tema “Estatística” (destaque para os relatórios elaborados pela PRODUTECH a partir dos conteúdos das BD’s).

Outras fontes de inf.: Espaço com sugestões de outras páginas web onde se pode obter informação estatística (Hiperligações a disponibilizar no Anexo 6).

87

O separador Mercado encontra-se dividido em cinco subseparadores:

Internacionalização: Página onde se identificam hiperligações (URL e decrição) para páginas web seleccionadas como relevantes para o tema “Internacionalização” (Hiperligações a disponibilizar no Anexo 7).

Oportunidades de Negócio: Nesta página encontra-se um conjunto de hiperligações para sites com informação sobre oportunidades de negócio. Breve explicação dos conteúdos e respetivos links (Hiperligações a disponibilizar no

Anexo 8).

Diretórios de empresas: A página Diretórios de Empresas dá acesso aos diretórios apresentados na tabela do Anexo 9. O SIIE disponibiliza a listagem desses diretórios, incluindo os respetivas hiperligações e uma breve explicação dos conteúdos.

Documentos: Parte do Diretório onde estão reunidos todos os documentos relativos aos temas “Mercado” e “Internacionalização” (documentos sobre produtos e setores, concorrentes e clientes, análises de mercado, previsões e tendências de mercado).

Outras fontes de Inf.: Página que contém hiperligações para outras fontes de informação relevantes sobre o tema “Mercado” (Hiperligações a disponibilizar no Anexo 10).

No separador Tecnologia & Inovação encontramos quatro subseparadores:

Investigação & Desenvolvimento: Conjunto de hiperligações sobre projetos e informações diversas sobre I&D (Hiperligações a disponibilizar no Anexo 11).

Cooperação: Conjunto de hiperligações sobre Financiamento e Oportunidades ligadas à I&D (Hiperligações a disponibilizar no Anexo 12).

Documentos: Parte do Diretório com a toda documentação subjugada aos assuntos “Tecnologia”, “Investigação & Desenvolvimento”.

Outras fontes de Inf.: Disponibilização de hiperligações para outras fontes de informação sobre o tema “Tecnologia”.

88

O separador Outros divide-se em quatro secções:

Aspetos legais e económicos: Apresentação de um conjunto de hiperligações selecionados sobre os temas “Economia” e “Legislação” (Hiperligações a disponibilizar no Anexo 13).

Normalização: Página que lista todas as hiperligações para páginas web com conteúdo relacionado com “Normalização” (Hiperligações a disponibilizar no

Anexo 14).

Inteligência Competitiva e Estratégica: O SIIE destaca uma página para mais informações sobre o tema “Inteligência Competitiva e Estratégica”, onde são apresentadas as ligações para sites relacionados (Hiperligações a disponibilizar no Anexo 15).

Documentos: Toda a documentação classificada por algum dos temas acima referidos ou pela opção “Outros”.