• Nenhum resultado encontrado

Foi desenvolvida uma arquitetura para permitir a representação por meio do (a) inter- relacionamento entre os diferentes conceitos, (b) escolha de valores distintos para cada um dos conceitos na camada de visualização e (c) utilização direta dos recursos disponíveis, geometrias e funções, no banco de dados espacial.

A arquitetura proposta utiliza-se de escolhas feitas pelos usuários, em relação aos conceitos que representam determinado contexto de uma pergunta. Tomando como base o(s) conceito(s) escolhidos é selecionada a consulta que os representa. As consultas são executadas no banco de dados e o retorno é apresentado de forma espacializada em um mapa na camada de visualização. A Figura 4.1 apresenta o modelo geral da arquitetura e nas seções seguintes são descritas suas componentes.

Figura 4.1: Arquitetura proposta. Fonte: O autor, para este trabalho, 2016.

4.2.1

Camada de consulta (web)

A camada de consulta contempla a interface na qual o usuário interage com a apli- cação. Utiliza campos para consulta, inserção, seleção de valores e consequente visualização espacializada de objetos e equipamentos. E é composta por duas áreas específicas: área para escolha de conceitos e valores e área para visualização espacializada.

Área para escolha de conceitos e valores

A Figura 4.2-a apresenta os elementos que compõem a camada de consulta em relação a área para escolha dos conceitos e um exemplo de valor para cada um.

A abstração entre os cinco conceitos e as primitivas computacionais, geometria e fun- ções em banco de dados espacial é apresentada a seguir. A relação entre conceitos e primitivas é necessária para o entendimento das consultas espaciais, descritas nas próximas seções.

• Conceito 1 - objeto ou equipamento: compreende a origem e destino, ou seja, alvarás, ruas e bairros, representados respectivamente pelas primitivas de geometria ponto, linha e polígono;

• Conceito 2 - Expansão: compreende uma distância entre dois objetos ou equipamen- tos, representados por uma relação do tipo métrica e uma função espacial denominada ST_DISTANCE;

• Conceito 3 - Tipo negócio: compreende o grupo ao qual o alvará está associado, exem- plificando, negócio do tipo escolas, escritórios ou bares, representado pela primitiva de geometria ponto;

• Conceito 4 - Zoneamento: compreende áreas especificas para determinados tipos de ne- gócios, sendo apresentado de forma default na camada de visualização; e

• Conceito 5 - Existência: compreende o conceito de um objeto ou equipamento existir dentro de outro, exemplificando um tipo de negócio que existe em um bairro, representado por uma relação do tipo topológica e uma função espacial denominada ST_CONTAINS.

Figura 4.2: a - área para escolha de conceitos e b - área para visualização. Fonte: O Autor, para este trabalho, 2016.

Área para visualização espacializada

Esta área é destinada a visualização, utilizando a interface disponibilizada pelo Goo- gle Maps, dos objetos ou equipamentos espacializados após o processamento da (s) consulta (s) no banco de dados espacial. Dependendo do (s) parâmetro (s) escolhido (s) a visualização irá assumir objetos ou equipamentos distintos. Conforme apresentado na Figura 4.2-b.

4.2.2

Camada do SGBD com extensão espacial

Na camada do SGBD foram instanciados diferentes elementos para permitir o arma- zenamento de dados espaciais, não espaciais e temporais, processamento das consultas e logs de execução. É possível observar na Figura 4.3-a a definição de uma instância definida como post- giscwb. Na Figura 4.3-b são definidos três esquemas: arruamento para armazenar os dados das ruas, limites_legais para armazenar os dados de divisa de bairros e prefeitura para armazenar os dados de alvarás e logs de execução. Na Figura 4.3-c é apresentada a tabela alvará que está dentro do esquema prefeitura e na Figura 4.3-d o código SQL da tabela, em especial é destacado em um retângulo vermelho o campo geométrico, o qual é utilizar para realizar operações entre tabelas (Figura 4.3-b). A Figura 4.3-e apresenta a tabela de log, onde são armazenados todos os dados de execução das consultas. A Figura 4.3-f apresenta dois tablespaces definidos, um para armazenamento dos dados (postgiscwb) e outro para armazenamento dos índices espaciais (postgisidx).

Figura 4.3: Modelo de dados. Fonte: O autor para este trabalho, 2016.

4.2.3

Questões levantadas por especialistas

A arquitetura apresentada levou em consideração um conjunto de perguntas associ- adas ao processo de crescimento urbano, conforme descrito na seção 3.1.2. Na Tabela 4.4 é possível observar as 15 perguntas elaboradas por especialistas na área de urbanismo.

Tabela 4.4: Questões aplicadas ao crescimento urbano. Fonte: O autor para este trabalho, 2016.

Questão Pegunta

1 Qual a quantidade de estacionamentos privados dentro dos bairros Centros, Batel e Tatuquara ao longo dos últimos 30 anos?

2 Qual o padrão de crescimento de negócios ao longo dos últimos 30 anos nos diferentes eixos estru- turais, observando zoneamento, de Curitiba?

3 Qual a diferença de número de estabelecimentos comerciais há 200 metros do Shopping Pátio Batel antes da construção, 2012, em comparação com 2013?

4 Há restaurantes, papelarias, e gráficas perto (até 200 m) do novo campus da UTFPR? E o zoneamento atual permitiria estas atividades?

5 Qual a relação geográfica entre empresas de logística e indústrias no Bairro Tatuquara? 6 Qual o crescimento de bares por ano no Bairro do Batel ao longo dos últimos 30 anos?

7 Houve diferença nos tipos de negócio ao longo do trecho pedestrianizado da Rua XV de Novembro durante os últimos 30 anos?

8 Qual a relação geográfica entre empresas de game e equipamentos de educação primária, secundária e terciária nos diferentes bairros no ano de 2013?

9 Qual a relação entre bares e universidades nos bairros de Curitiba? 10 Há indústrias fora do alcance (distância maior que 1 km) da BR?

11 Há postos de gasolina a menos de 300 metros de equipamento de educação? 12 Que tipos de indústria ocorrem no Bairro Tatuquara em área ZR1 e próximo a APA? 13 Onde estão localizadas as estações de reciclagem no bairro Tatuquara?

14 Qual a relação entre bares e equipamentos de saúde (hospitais) no Bairro Batel? 15 Qual a quantidade de escritórios no centro?