• Nenhum resultado encontrado

Nesta seção está o resultado do uso da etapa de definição da arquitetura operacional. Nesta seção estão apenas alguns dos modelos gerados nesta etapa e que foram utilizados pelas fábricas de software na realização dos experimentos reportados no Capítulo 5. Ressalta-se que muitos modelos gerados na arquitetura de referência foram simplesmente mantidos na arquitetura operacional definida por cada fábrica de software e alguns dos modelos de fluxo de seqüência e de mensagem tiveram atividades incluídas.

A especialização dos modelos de processos padrão consiste na especialização do domínio e do contexto da arquitetura de referência e considera: a seleção do modelo de ciclo de vida (espiral, seqüencial, iterativo e incremental) e do paradigma de desenvolvimento (orientado a objetos, procedural) a serem utilizados e a definição das características específicas da fábrica de software ou do projeto que instanciará a arquitetura operacional.

125

da Seção 4.3 elaborada de acordo com as características dos experimentos. As setas nessa figura indicam os principais relacionamentos entre os processos. As atividades indicadas nos processos de produção de artefatos, de produção de componentes e repositório de artefatos e de modelos indicam resumidamente as ações realizadas nestes processos. Essas atividades têm o objetivo de facilitar o entendimento das interações entre os processos.

Figura 51 - Modelo de distribuição dos processos na estrutura organizacional

A gerência operacional de integração representada na Figura 51 é uma especialização do processo de gerência de integração representada na Figura 40 da Seção 4.3. Na Figura 51, os processos estratégicos estão relacionados às questões organizacionais. Os processos gerenciais estão relacionados ao gerenciamento do desenvolvimento e da integração de software. Os processos operacionais estão, basicamente, voltados à definição, modelagem,

Gerência de negócio e organizacional

Garantia de qualidade Revisão conjunta Resolução problemas

Produção Software Produção

Componente s Repositório: artefatos e padrões especificação de requisitos componente de software padrão de artefato padrão de artefato componente de software Treinamento

Gerência op. integração

Integração técnica Nível estratégico

Nível gerencial

126

desenvolvimento e integração do software e à elaboração e realização de testes.

A Figura 52, em notação BPMN, apresenta o processo de fluxo de seqüência e de mensagem para o planejamento do projeto de software. Essa figura contém as atividades relacionadas ao planejamento do projeto, incluindo a seleção do paradigma e do modelo de ciclo de vida, a definição do orçamento, a atribuição de papéis aos atores, a definição do cronograma e dos padrões utilizados para documentar os artefatos produzidos.

Figura 52 - Processo para planejamento do projeto

O modelo de ciclo de vida foi utilizado para definir os modelos de fluxo de seqüência e o paradigma auxiliou na especificação das atividades desses modelos. A elaboração do planejamento e do orçamento é realizada de acordo com a descrição do sistema e o tempo destinado ao desenvolvimento do projeto. O planejamento auxilia no gerenciamento do projeto. As habilidades dos atores são critérios para definir a atribuição dos papéis e das suas responsabilidades. De acordo com a Figura 52, a equipe de integração definiu os padrões para a documentação dos artefatos que foram definidos em conjunto entre todas as fábricas de software integradas para realizar o projeto de software.

A Figura 53 é outro modelo de fluxo de seqüência representado em BPMN. Esse modelo é o processo para realizar a fase de projeto do processo de desenvolvimento de software. Nessa figura também estão indicados os processos de resolução de problemas, revisão conjunta e garantia de qualidade. Na atividade de integração ocorre a integração internamente a cada fábrica de software e entre as fábricas de software integradas.

127 ! " # $% & ' ( & ' ) * + ) * + % % , ! * - $% * $% $% & ' , , $% , . #

Figura 53 - Fase de projeto do processo de desenvolvimento de software

Os processos da Figura 53 indicam que a revisão conjunta dos artefatos e realizada juntamente com a integração dos artefatos entre as fábricas de software. Após a integração, os documentos são verificados pela garantia de qualidade. O processo de resolução de problemas é utilizado para o encaminhamento das não-conformidades encontradas pela equipe de qualidade ou dos problemas encontrados pelas equipes de revisão conjunta e de integração.

O Quadro 16 exemplifica o modelo descritivo para documentar uma atividade, definido a partir do conteúdo do Quadro 12. Esse modelo descritivo documenta a atividade denominada “Desenvolver e documentar projeto dos componentes” que consta na Figura 53. Para cada uma das atividades de todos os modelos de fluxo de seqüência e de mensagem da arquitetura de referência e da arquitetura operacional foram definidos descritivos semelhantes ao apresentado no Quadro 16.

128

Nome da atividade:

Desenvolver e documentar o projeto dos componentes.

Tipo:

Manual, realizada por ator humano.

Descrição:

O projeto dos componentes complementa os diagramas de análise e define as interfaces entre os componentes. As interfaces dos componentes devem ser tornadas públicas para todas as fábricas de software participantes do projeto de software.

Meta:

Desenvolver o projeto dos componentes em oito horas.

Pré-condições:

Fase de análise finalizada, com todos os seus documentos elaborados.

Pós-condições:

Interfaces dos componentes definidas. Projeto dos componentes documentado.

Alocação dos componentes nos módulos e pacotes que definem a arquitetura do software.

Ações:

1) Complementar os documentos e diagramas de projeto para que possam orientar a correta codificação dos componentes.

2) Documentar os diagramas de projeto. 3) Definir as interfaces dos componentes. 4) Documentar as interfaces dos componentes.

5) Disponibilizar documentos de interfaces dos componentes para as fábricas de software participantes do projeto.

6) Armazenar os documentos gerados na pasta documentos finais do SharePoint.

Recursos:

Ferramentas para definir os modelos de projeto e para elaborar a documentação.

Habilidades:

Conhecimento em engenharia de software e projeto de componentes.

Artefato (saída):

Modelos, diagramas e documentos de projeto.

Documento com a especificação das interfaces dos componentes.

Artefato (entrada):

Diagramas e documentos de análise.

Documento de definição dos componentes nos pacotes e módulos de software.

Controle:

Revisão conjunta do artefato verificando o conteúdo do documento e se o mesmo está de acordo com o padrão de documento de análise.

Métricas:

Atividade realizada no prazo estipulado e artefatos validados pela equipe de revisão conjunta.

Quadro 16 - Exemplo de modelo descritivo para a atividade

Neste exemplo não estão os itens estado e evento que estão no quadro 12. Esses itens são utilizados em tempo de execução para definir e controlar os estados da atividade.