• Nenhum resultado encontrado

A coleta de dados foi realizada durante e após a realização dos experimentos. Os dois experimentos foram realizados de maneira semelhante. A seguir está um resumo da seqüência dos principais procedimentos para a execução dos experimentos. As diferenças entre os experimentos estão indicadas.

Para realizar cada experimento, inicialmente as fábricas de software foram compostas e analisaram os modelos de processos padrão fornecidos a elas. Na seqüência as fábricas de software especializaram esses modelos gerando os modelos de processos da arquitetura operacional e atribuíram os papéis aos seus integrantes que são os atores.

Em seguida, as fábricas de software em conjunto realizaram a divisão do sistema de software a ser implementado em módulos e a distribuição dos módulos às fábricas de

143

software. Para o Experimento 1, essa divisão ocorreu a partir do documento com a descrição dos requisitos do cliente. Para o Experimento 2, a divisão ocorreu a partir das informações obtidas com uma apresentação feita pelo cliente do processo de negócio e da estrutura da organização para a qual o sistema de software seria desenvolvido.

Após os módulos serem atribuídos às respectivas fábricas de software, os modelos de processos da arquitetura operacional foram instanciados com o projeto de software a ser desenvolvido. Nessa atividade, foi realizado o planejamento e o cronograma do projeto e a partir dos modelos de fluxo de seqüência foram atribuídas atividades aos papéis e aos atores. A arquitetura operacional foi instanciada por meio de um projeto de desenvolvimento de software, obtendo-se a arquitetura de processo instanciada.

Durante a realização de cada experimento, mais especificamente da realização do processo de desenvolvimento de software, a integração dos artefatos de software - abrangendo desde a integração dos requisitos do sistema de software a ser desenvolvido até a integração dos módulos de software desse sistema - ocorreu, basicamente, de duas maneiras:

a) Por meio das atividades de integração definidas ao final de cada fase do processo de desenvolvimento de software. Nas integrações que ocorriam nessas atividades havia a participação de todas as fábricas de software com o objetivo de integrar os artefatos produzidos na respectiva fase. De maneira geral, os integradores e os gerentes participavam das reuniões realizadas nessas atividades de integração.

b) Durante a realização das atividades dos processos. Essas integrações ocorriam, normalmente, entre as duas fábricas de software que realizavam atividades no mesmo dia ou internamente em cada fábrica de software. Nas reuniões para realizar essas integrações era bastante distinto tanto o número quanto os papéis participantes.

Para a realização dessas duas formas de integração, os mecanismos mais utilizados foram reuniões presenciais ou virtuais e interações pessoais por meio de ferramentas computacionais para troca de mensagens. As reuniões e as interações ocorriam tanto no horário em que as fábricas de software estavam trabalhando quanto fora desse horário.

Alguns exemplos dessas reuniões: dois atores com o mesmo papel de uma mesma fábrica de software se reuniam para definir a padronização para um documento que ambos elaborariam partes e posteriormente o mesmo seria integrado; reuniões com todos os integrantes de uma fábrica de software para avaliar o andamento do projeto; reuniões entre dois integradores de fábricas de software distintas para decidir a forma de envio e recebimento de mensagens entre componentes de software.

144

entrevistas e observação direta e participante. As variáveis e as suas definições apresentadas no Quadro 19 foram utilizadas para orientar a definição das perguntas dos questionários e das entrevistas e dos objetivos das observações.

Os questionários foram elaborados previamente e respondidos pelos participantes. As entrevistas possuíam um roteiro básico de perguntas que eram complementadas à medida que eram realizadas. Na observação participante o observador poderia interferir no que estava sendo observado. Na observação direta não havia interferência por parte do observador. Cada observação possuía um objetivo para orientar a coleta de dados.

Instrumentos de coleta de dados distintos foram utilizados para uma abrangência mais ampla dos experimentos visando obter maior quantidade de informações para atender os objetivos dos experimentos. O Quadro 20 apresenta os instrumentos de coleta de dados utilizados nos experimentos, quando a coleta ocorreu e os papéis envolvidos em cada coleta.

No Quadro 20, a coluna “Quando coletado” refere-se à fase do processo de desenvolvimento de software na qual o instrumento de coleta de dados foi aplicado. A coluna “Pesquisados” contém os papéis aos quais o instrumento de coleta de dados foi aplicado. Os pesquisados denominados desenvolvedores incluem as equipes de lógica de negócio, banco de dados e interface humano-computador. A coluna “Instrumento de coleta de dados e seu objetivo” contém uma breve descrição desse instrumento enfatizando o seu objetivo. O objetivo está relacionado ao que é observado e não à atividade sendo realizada pelas fábricas de software no momento da ocorrência da coleta de dados.

Quando coletado Pesquisados Instrumento de coleta de dados e seu objetivo

Gerentes e integradores

Questionário para levantar as dificuldades na elicitação dos requisitos e a contribuição dos modelos de fluxo de seqüência para o entendimento das atividades de cada fábrica de software e as atividades de integração.

Gerentes e desenvolvedores

Observação de reunião entre as fábricas de software para verificar problemas e dificuldades encontradas em relação à integração das fábricas de software.

Integradores Observação de reunião entre as fábricas de software visando levantar o planejamento para a integração dos artefatos. Gerentes,

integradores e desenvolvedores

Questionário para levantar as dificuldades encontradas em relação à interação pessoal entre os integrantes das fábricas de software.

Fase de requisitos

Gerentes e integradores

Observação participante de reunião para verificar como ocorreu a integração dos requisitos do software e as dificuldades encontradas em relação à integração. Fase de análise Gerentes e

desenvolvedores

Observação de reunião com o objetivo de levantar dificuldades na integração dos artefatos.

145

continuação

Quando coletado Pesquisados Instrumento de coleta de dados e seu objetivo

Gerentes, integradores e desenvolvedores

Observação de reunião entre as fábricas de software com atividades simultâneas visando verificar o andamento do projeto, os problemas e as dificuldades existentes.

Fase de análise

Equipes de banco de dados

Observação de reunião entre as fábricas de software para verificar o planejamento da arquitetura do banco de dados. Esse instrumento só foi utilizado no Experimento 1.

Gerentes e integradores

Entrevista para verificar a forma planejada para integração dos módulos do sistema, as dificuldades encontradas para a integração dos artefatos e a forma de solucioná-las.

Gerentes, integradores e desenvolvedores

Observação de reunião das fábricas de software com atividades simultâneas com o objetivo de levantar as dificuldades encontradas para a integração dos artefatos e a forma de solucioná-las.

Fase de projeto

Integradores Observação de reunião entre as fábricas de software para analisar a realização de atividades em conjunto. No Experimento 1 foi validar o processo de venda.

Fase de arquitetura Integradores Questionário para levantar as dificuldades na integração dos documentos de arquitetura gerando uma arquitetura única para o sistema.

Fase de

desenvolvimento Desenvolvedores Questionário para levantar as dificuldades e facilidades proporcionadas pelas atividades de integração em cada fase do processo no desenvolvimento.

Fase de integração sistema software

Integradores Entrevista para levantar as dificuldades na integração dos módulos do sistema e os fatores que facilitaram a integração. Integradores Entrevista para levantar os fatores que influenciaram na

integração dos módulos do sistema. Gerentes,

integradores e desenvolvedores

Questionário para levantar as forma e a periodicidade de uso de troca de mensagens e a importância que é atribuída à atividade de integração em cada fase do processo de desenvolvimento.

Gerentes Entrevista visando levantar os aspectos que mais contribuíram para realizar o projeto de software, as dificuldades no gerenciamento das equipes e na interação pessoal entre os integrantes das fábricas de software.

Integradores Entrevista para levantar os aspectos que mais contribuíram para realizar o projeto de software.

Final experimento

Desenvolvedores Entrevista para levantar os aspectos que mais contribuíram para realizar o projeto de software.

Quadro 20 - Instrumentos de coleta de dados

O uso de vários instrumentos de coleta de dados possibilitou que eles fossem sucintos e objetivos. Nos experimentos, alguns questionários e entrevistas continham apenas uma pergunta. Desta forma, os participantes não despendiam muito tempo para responder, o interesse era mantido e as respostas mais consistentes, pela proximidade entre a ocorrência do fato e a coleta dos dados. Por exemplo, os dados relacionados à definição dos requisitos eram obtidos no final da fase de requisitos.

146