• Nenhum resultado encontrado

O protocolo para interação entre objetos processo

3.2 O método para definir a arquitetura de processo

3.3.1 O protocolo para interação entre objetos processo

Para a orientação a objetos, interação é um comportamento que compreende as mensagens trocadas entre objetos em determinado contexto para a realização de um propósito específico e mensagem é a especificação de uma comunicação entre objetos. Considerando que neste trabalho os processos e os seus componentes são tratados como objetos, a interação entre os objetos processo é definida por meio de troca de mensagens.

82

menos uma interface de interação entre os seus objetos processo. Ressalta-se que interfaces entre fábricas de software podem tornar-se óbvias à medida que elas realizam suas atividades. Isto pode ocorrer pela simples comunicação informal entre as pessoas de fábricas de software distintas que participam da realização de um mesmo projeto de software.

A Figura 21 ilustra a comunicação entre fábricas de software por meio de objetos processo. A comunicação ocorre através de interfaces dos objetos processo pela troca de mensagens definidas por protocolos. O uso de protocolo para definir o formato das mensagens é proveniente dos trabalhos de Mallya e Singh (2004a), Mallya e Singh (2004b) e Singh et al. (2004), que definem protocolos de processo de negócio como as especificações publicáveis de interações de negócio. Esses protocolos possuem agentes que enviam e recebem mensagens e são especificados por meio de lógica que codifica obrigações contratuais entre as partes.

Figura 21 - Comunicação entre objetos processo

As interfaces provêm mecanismos para a troca de mensagens entre os objetos processo. Esse mecanismo é o protocolo. Neste trabalho, um protocolo define o formato das mensagens utilizadas na interação entre objetos processo ou por um conjunto de interações logicamente relacionadas. O protocolo age como padrão para que as interfaces possam interoperar, definindo as regras que governam uma interação e como a transferência de informação e artefatos entre os objetos processo ocorre e como é controlada.

Para o contexto deste trabalho, as interfaces designam onde nos processos, em quais atividades, ocorre a troca de mensagens. Assim, as interfaces são como os locais para interação e o protocolo define o formato das relações entre os objetos processo. As relações são representadas como predicados com argumentos. O predicado é a ação que o protocolo realiza e os seus argumentos são os parâmetros da ação.

83

A lógica de primeira ordem, ou cálculo de predicados, é utilizada neste trabalho para definir a nomenclatura e a sintaxe de representação do protocolo e dos mediadores. As sentenças dessa lógica têm o formato: predicado (argumento 1; ... ; argumento n).

O protocolo de interação entre objetos processo proposto neste trabalho é composto por ação, objeto da ação, complementos a esse objeto e agentes de origem e de destino da ação. Os agentes representam as partes ativas do protocolo, isto é, os atores envolvidos na interação. Atividades e processos também são atores porque a interação pode ser realizada pelos mecanismos de automação e controle dos processos ou de realização de atividades. Nesse caso, atividades e processos desempenham o papel de ator. Esse protocolo de interação entre objetos processo tem o seguinte formato: AC (AO; AD; OA; CO), em que:

AC = a ação a ser realizada: método, operação, ação, mensagem.

AO = agente ou conjunto de agentes de origem: processo, atividade, ator. É o emissor do protocolo, quem inicia a ação.

AD = agente ou conjunto de agentes de destino: processo, atividade, ator. É o receptor do protocolo, quem responde à ação.

OA = objeto ou conjunto de objetos da ação. É o elemento central para a realização da ação, como um documento ou artefato, o conteúdo da mensagem ou o objetivo da ação.

CO = complementos do objeto da ação. Os complementos são documentos como artefatos, padrões e políticas, vinculados ao objeto da ação.

Se houver mais de um parâmetro do mesmo tipo, a separação é feita por vírgula. Por exemplo, mais de um objeto da ação (OA) é representado por: OA1, OA2.

A Figura 22 contém uma representação esquemática do protocolo proposto. Um mesmo agente pode ser emissor e receptor. A identificação do agente é feita pelos dois primeiros parâmetros do protocolo que indicam, respectivamente, o agente de origem e de destino. Em representação gráfica, a identificação dos agentes é feita pela direção da seta que indica o sentido da origem para o destino da interação.

84

A seguir um exemplo para ilustrar a representação da Figura 22: um agente envia uma mensagem pela interface do objeto processo A para um agente que a recebe pela interface do objeto processo B. O protocolo define o formato da mensagem e significa:

• A ação da mensagem (AC) é informar o agendamento de uma reunião; • O agente de origem (AO) é o gerente de projetos da Fábrica de Software A; • O agente de destino (AD) é o gerente de projetos da Fábrica de Software B; • O objetivo da reunião (OA) é ajustar o cronograma do projeto, negociando prazos; • O complemento (CO) é o documento com justificativas para ajustar o cronograma. O protocolo é representado como um predicado com argumentos. A seqüência das mensagens trocadas em uma interação entre objetos processo e definidas por meio do protocolo pode ser representada por um diagrama de seqüência da UML.

As atividades de integração definidas nos modelos de fluxo de atividades e as próprias atividades desses processos representam interfaces para interação. Uma interação entre pessoas, uma reunião ou uma ferramenta computacional para a troca de mensagens também representam interfaces, porque elas ocorrem ou são utilizadas durante a realização de uma atividade. O comunicado de uma reunião e um artefato enviado entre atividades são exemplos do objeto do protocolo. Padrões de artefatos e justificativa para ajustes em cronograma são exemplos do complemento do objeto da ação. Os agentes são atores, atividades e processos que enviam e recebem mensagens por meio de protocolos.

Na integração de fábricas de software, quando a arqutietura de processo e a troca de mensagens entre os objetos processo não é automatizada, o formato estabelecido para o protocolo é utilizado pelos atores que realizam as atividades para padronizar a troca de mensagens e o envio e o recebimento de documetos e artefatos entre eles.