• Nenhum resultado encontrado

4.1 AÇÕES EDUCATIVAS EM ARQUIVOS CONTRIBUEM COM O ENSINO DE

4.1.4 Arquivo Público do Estado do Paraná

Outro site interessante é do Arquivo Público do Estado do Paraná. Este adotou metodologias de pesquisa histórica e de atividades de higienização, preservação e catalogação de documentos, com a finalidade de aproximar os alunos do arquivo. O Arquivo Público do Paraná possui um vasto número de documentos e, segundo informações que constam no site, “o arquivo abre as portas para a comunidade acadêmica e a sociedade, recebe estudantes, pesquisadores, professores e todos os interessados em conhecê-lo ou participar de exposições, palestras, oficinas, cursos e debates”. (GONÇALVES, 2015, s/p.).

O arquivo possui documentos muito relevantes para a história da cidade de Curitiba e do Estado do Paraná. Para que essa documentação seja bem-aproveitada, o arquivo tomou a iniciativa de promover “exposições, palestras e oficinas para a comunidade acadêmica e a sociedade”. Recebe “estudantes, pesquisadores, professores e todos os interessados em conhecê-lo ou participar desses eventos”. (GONÇALVES, 2015, s/p.). Nas oficinas com alunos eles aprendem as técnicas de “higienização, passando pelo processo de conservação, descrição, catalogação e encerrando com a digitalização”. (GONÇALVES, 2015, s/p.).

O Arquivo Público do Paraná possui um site na internet, com várias possibilidades de navegação. Possui uma apresentação simples e bem-objetiva, permitindo que o navegante encontre facilmente o que procura. As páginas mais pesquisadas, para fins desta pesquisa, foram a “Pesquisa Histórica” e “Documentos Históricos”. A página da Pesquisa Histórica é interessante, pois é possível abrir links que informam sobre os procedimentos para se realizar a pesquisa. Nesse sentido, constam informações sobre o uso da sala de pesquisa, o guia de fundos, que pode, inclusive, ser pesquisado online. O link do acervo documental traz informações sobre o documento mais antigo, “datado de 1697 e trata de inventário de bens de Baltazar Carrasco dos Reis, um dos primeiros povoadores dos campos de Curitiba”.

(ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ).32

Abaixo segue a página inicial do Arquivo Público do Estado do Paraná, para ilustrar a forma como os links estão distribuídos.

32 Disponível em: <http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=77>. Acesso em: 4 jul. 2016.

Figura 6 - Reprodução da tela da página do Arquivo Público do Paraná

Fonte: Disponível em:

<http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=127&tit=Alunos-descobrem- tesouro-e-aprendem-a-conserva-lo-no-Arquivo-Publico>. Acesso em: 4 jul. 2016.

Outro aspecto interessante disponível na página é a “Pesquisa por Itens Documentais,

Online”, em que o usuário tem a possibilidade de avançar sua busca até o item documental

pela pesquisa livre”. (ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ). Como exemplo, nesse link foram pesquisadas palavras-chave de processo criminal, e localizados 114 arquivos. É possível verificar que cada documento possui um código de identificação, o título do documento e, também, um rol de palavras que forma o “Índice de Conteúdo”. É possível abrir para obter mais detalhes que indicam outras informações tais como: datas de início/fim, cidade, número de folhas, produtor, que no caso é o Poder Judiciário e um resumo do conteúdo.

Essa é uma parte explicativa do site que é muito importante para esta dissertação, no que se refere à organização do acervo em uma base de dados. O Arquivo Público do Paraná possui um acervo permanente e semelhante ao CMRJU, ou seja, de processos judiciais. O método de catalogação dos documentos em base de dados ocorre da mesma maneira em ambos os arquivos. Segue-se o mesmo critério para armazenar as informações de forma a auxiliar na busca pelos documentos. Porém, o Arquivo do Paraná dispõe de busca online,

enquanto o CMRJU precisa se adaptar às possibilidades de disponibilizar documentos pelos meios virtuais. Como já foi explicado no subitem 3.2, o CMRJU necessita de uma reestruturação quanto à sua organização arquivística, no sentido de atender às normas de descrição estabelecidas pela Nobrade. Além do mais, devido a algumas restrições impostas pelo Tribunal de Justiça, quanto à disponibilização dos documentos, ao CMRJU não é permitido que sejam disponibilizados os documentos, pois alguns processos são recentes, sendo necessário manter um rigoroso cuidado para não divulgar os nomes das pessoas envolvidas, em razão de seus ascendentes e descendentes.

Quanto ao arquivo do Paraná, cumpre dizer que, para os pesquisadores interessados em conhecer mais sobre a historiografia do Estado do Paraná, através dos documentos, o Arquivo Público possui uma biblioteca de apoio que está disponível para consulta, e também pode ser através dos artigos publicados nos projetos setoriais.

O segundo link que chama a atenção são os Documentos Históricos. Nele é possível visualizar os “documentos temáticos”; nesse espaço, o arquivo “pretende oferecer a cada mês ou data/evento comemorativo um documento que demonstre a riqueza e variedade da documentação presente no Arquivo Público do Paraná”. (ARQUIVO PÚBLICO DO

PARANÁ).33 Também possui informações sobre as “Mensagens do Governo desde 1892” e

“Relatórios do Governo e Relatório de Secretários de Governo, dos séculos XIX e XX” (ARQUIVO PÚBLICO DO PARANÁ). O arquivo contém o acervo fotográfico, vídeos e as Constituições de 1935 e 1947 referentes aos períodos do Império e da República.

A visita ao site não se resume a esses links. É um site rico que difunde histórias locais. Por meio dessa proposta virtual, o Arquivo dispõe de interessantes formas de buscas, que auxiliam o pesquisador e, inclusive, o professor de História, no momento de criar uma atividade.

O site possui outros links, tais como: “Publicações, Gestão de Documentos, Preservação de Documentos, Transparência, Links de Interesse, Exposições, e outros serviços”, muito convidativos para a navegação. Dispõe de recursos fáceis de busca, instigando a desbravar o conteúdo e, devido ao grande número de documentos disponíveis, convida o navegante a conhecer o arquivo físico, que, segundo informações divulgadas na página, somam “41 milhões de itens documentais”. (ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ).

33 Disponível em: <http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=116>. Acesso em: 4 jul. 2016.