• Nenhum resultado encontrado

Pergunta 2: Para você que pontos marcam as características do professor pesquisador em matemática?

INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO DISCURSO – IAD 1

Expressões – chave Ideias Centrais

P1: Os pontos que marcam as características de um professor pesquisador seria justamente a união entre a teoria e a prática, pois ele precisa além da metodologia em relação à pesquisa de entender os conceitos metodológicos ele precisa também entender as ações práticas as ações que envolvem a sala de aula, então seria como uma união entre justamente essas metodologias que compõe a pesquisa e também entre os mecanismos didáticos que vão fazer parte da sala de aula.

A estreita relação entre a pesquisa com a prática de sala de aula.

A

P2: As características do professor pesquisador eu acredito que a reflexão sobre a sua própria prática, a inovação, a criatividade, a dedicação e o comprometimento com o seu trabalho.

Reflexão sobre a própria prática.

P3: Para mim, as principais características que marcam o professor pesquisador é que ele seja uma pessoa inquieta e que ele não se contente apenas com aquilo que lhe é dado e ele sempre tenda a buscar mais conhecimento, mais formas de melhorar o ensino, de melhorar a aprendizagem. Também acho que ele tem que ser uma pessoa mais curiosa, tem que ter uma sede por conhecimento. Uma sede por descobrir novas coisas e além dessa sede por descobrir essas coisas ele tem que ter também, como eu posso explicar, uma mente aberta né para que ele possa trazer essas pesquisas que ele fez para a sua prática de aula para o seu universo no qual ele exige em seu trabalho e que isso ajude também outros professores e pesquisadores, né? Então, as principais características que tem são a curiosidade, a inquietação, essa sede por descoberta e além dessa sede como eu falei, essa como eu posso dizer, essa habilidade de deixar que isso interfira em sua prática, né? porque muitas vezes os professores pesquisam, pesquisam, pesquisam, mas a pesquisa fica ali e a prática não é colocada em sala de aula. Então, ele tem que ter uma certa desenvoltura, mente aberta para isso.

A estreita relação entre a pesquisa com a prática de sala de aula.

P4: Os pontos que marcam o professor pesquisador devem ser pontuais. Nesse caso, teremos um profissional que além de estar totalmente inserido na sala de aula busca por meio da investigação suprir alguns anseios que surgem no ambiente educacional, seja da sua própria realidade, ou da comunidade escolar em geral. Assim, esse é professor que não está parado no tempo, mas que busca sempre responder as suas inquietações.

A estreita relação entre a pesquisa com a prática de sala de aula.

A

P5: A compreensão de que sempre é possível e necessário buscar atualizar os métodos de ensino da Matemática através da pesquisa: a criatividade, no sentido de desenvolver uma prática satisfatória e competente a partir das aprendizagens adquiridas na teoria; o conhecimento de que a Matemática não é uma disciplina isolada e por isso, é necessário, a formação continuada de professores para que a disciplina em questão seja trabalhada em consonância com as demais áreas, de acordo com a realidade dos educandos.

Criatividade no ensino da matemática

C

P6: Criatividade no desenvolver de situações problemas. Determinação e trabalho em equipe.

Criatividade no ensino da matemática.

P7: Alguns pontos são importantes para que o professor seja visto como pesquisador, por exemplo, ser um grande conhecedor de estratégias e ser especialista em metodologia da pesquisa.

Reflexão sobre a própria prática.

B

P8: Planejamento, observação, avaliação e reflexão.

Reflexão sobre a própria prática.

B

Grupamentos:

A – A estreita relação entre a pesquisa com a prática de sala de aula. B – Reflexão sobre a própria prática.

C – Criatividade no ensino da matemática.

INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO DISCURSO – IAD 2

Grupamento A – A estreita relação entre a pesquisa com a prática de sala de aula.

Expressões – chave DSC

P1: Os pontos que marcam as características de um professor pesquisador seria justamente a união entre a teoria e a prática, pois ele precisa além da metodologia em relação à pesquisa de entender os conceitos metodológicos ele precisa também entender as ações práticas as ações que envolvem a sala de aula, então seria como uma união entre justamente essas metodologias que compõem a pesquisa,

As principais características são a união entre a teoria e a prática, pois a partir da curiosidade e da inquietação o professor busca, por meio da investigação, descobrir o novo com a intenção de entender as ações que envolvem a sala de aula como forma de melhorar o ensino, e assim influenciar outros professores.

e também entre os mecanismos didáticos que vão fazer parte da sala de aula.

P3: Para mim, as principais características que marcam o professor pesquisador é que ele seja uma pessoa inquieta e que ele não se contente apenas com aquilo que lhe é dado e ele sempre tenda a buscar mais conhecimento, mais formas de melhorar o ensino, de melhorar a aprendizagem. Também acho que ele tem que ser uma pessoa mais curiosa, tem que ter uma sede por conhecimento, uma sede por descobrir novas coisas e além dessa sede por descobrir essas coisas ele tem que ter também, como eu posso explicar, uma mente aberta né? para que ele possa trazer essas pesquisas que ele fez para a sua prática de aula para o seu universo no qual ele exige em seu trabalho e que isso ajude também outros professores e pesquisadores, né? Então, as principais características que tem são a curiosidade a inquietação, essa sede por descoberta e além e dessa sede como eu falei, essa como eu posso dizer, essa habilidade de deixar que isso interfira em sua prática, né? porque muitas vezes os professores pesquisam, pesquisam, pesquisam, mas a pesquisa fica ali e a prática não é colocada em

sala de aula. Então, ele tem que ter uma certa desenvoltura, mente aberta para isso.

P4: Os pontos que marcam o professor pesquisador devem ser pontuais. Nesse caso, teremos um profissional que além de estar totalmente inserido na sala de aula busca por meio da investigação suprir alguns anseios que surgem no ambiente educacional, seja da sua própria realidade ou da comunidade escolar em geral. Assim, esse é professor que não está parado no tempo, mas que busca sempre responder as suas inquietações.

Grupamento B – Reflexão sobre a própria prática

Expressões – chave DSC

P2: As características do professor pesquisador eu acredito que a reflexão sobre a sua própria prática, a inovação, a criatividade, a dedicação e o comprometimento com o seu trabalho.

P7: Alguns pontos são importantes para que o professor seja visto como pesquisador, por exemplo, ser um grande conhecedor de estratégias e ser

A reflexão sobre a prática e o comprometimento com o seu trabalho.

especialista em metodologia da pesquisa.

P8: Planejamento, observação, avaliação e reflexão.

Grupamento C – Criatividade no ensino da matemática

Expressões – chave DSC

P5: A compreensão de que sempre é possível e necessário buscar atualizar os métodos de ensino da Matemática através da pesquisa; a criatividade, no sentido de desenvolver uma prática satisfatória e competente a partir das aprendizagens adquiridas na teoria; o conhecimento de que a Matemática não é uma disciplina isolada e por isso, é necessário a formação continuada de professores para que a disciplina em questão seja trabalhada em consonância com as demais áreas, de acordo com a realidade dos educandos.

P6: Criatividade no desenvolver de situações problemas. Determinação e trabalho em equipe.

A compreensão e a criatividade no desenvolvimento do conhecimento matemático.

5.3 CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DO