• Nenhum resultado encontrado

As diferentes motivações dos torcedores organizados para ir ao estádio

2. TORCIDAS ORGANIZADAS NO ESTADO DO CEARÁ: BREVE HISTÓRICO

2.6 As diferentes motivações dos torcedores organizados para ir ao estádio

Qual a razão de um torcedor ir ao estádio? Uma primeira motivação parece óbvia: torcer pelo time. Mas dificilmente seria a única. Fazer parte da Organizada, participar da festa e da vibração dela, seria outro motivo? Assistir à partida ao vivo também influencia? E a fase vitoriosa do time, é levada em conta na hora do torcedor sair de sua casa para ir ao estádio?

Podemos deixar as hipóteses de lado e ouvir diretamente os torcedores. Uma das perguntas do questionário indagou exatamente isso: “Qual sua motivação para ir ao estádio”. Foram dadas sete opções: fazer parte da Torcida Organizada; é

20 Essa afirmação é correta em relação ao PV. Os Cangaceiros surgiram em 2011, em um momento em que o Castelão estava fechado para reformas. Quando a principal praça esportiva do estado foi reaberta, essa torcida já estava cadastrada como Organizada e sua localização no Castelão já era determinada pela polícia.

o meu momento de lazer; gosto de ver o jogo ao vivo; gosto de participar da festa e da vibração da torcida; a fase vitoriosa do clube; incentivar meu time; e brigar pelo meu time. Novamente, cada uma delas deveria receber nota de 01 a 05, indicando seu nível de importância.

Tabela 03: Minha motivação para ir ao estádio é fazer parte da Torcida Organizada

Cangaceiros Cearamor TUF

Nota 01 8,3% 2,4% 3,6%

Nota 02 4,2% 1,2% 6,5%

Nota 03 12,5% 5,9% 9,5%

Nota 04 8,3% 7,1% 8,3%

Nota 05 66,7% 83,5% 72,0%

Somando-se as notas 04 e 05, percebe-se que fazer parte da Organizada é uma motivação mais forte na Cearamor, com 90,6%. A TUF vem em seguida, com 80,3%. Já os Cangaceiros somam a menor porcentagem: 75%. Mesmo sendo a opção mais votada pelos integrantes dessa torcida, a diferença em relação às outras Organizadas é alta.

Uma hipótese para isso é o fato de os Cangaceiros estarem muito mais vinculados a outras Organizadas do que os torcedores da Cearamor e TUF, como mostra a tabela a seguir. Foi perguntado “Você participa ou já participou de outra Torcida Organizada”? As respostas:

Tabela 04: Você participa ou já participou de outra Torcida Organizada?

Cangaceiros Cearamor TUF

Já participei de outras, mas saí

25,0% 2,4% 7,7% Nunca participei de outra Torcida Organizada 66,7% 96,5% 90,5% Participo de duas ou mais Torcidas Organizadas 8,3% 1,2% 1,8%

A Cearamor e a TUF, na maioria absoluta dos casos, são as primeiras e únicas Organizadas dos seus integrantes. Nos Cangaceiros isso se dá em porcentagem bem menor, mesmo ainda sendo maioria: 66,7%. Além disso, eles também são os torcedores que mais participam de outras Organizadas. Pode-se inferir que o sentimento de pertencimento a uma Organizada será maior quanto mais ela for a única na vida daquele torcedor. O fato de os Cangaceiros terem se envolvido, no passado ou no presente, com outras Organizadas, pode reduzir esse

sentimento, o que faria “fazer parte da minha Organizada” uma motivação menos forte entre seus integrantes.

É importante ainda lembrar que os Cangaceiros são uma torcida de fundação bem mais recente, 2011, enquanto a Cearamor surgiu em 1982 e a TUF em 1991. Não é estranho, então, que os Cangaceiros tenham participado (ou ainda participem) de outras Organizadas.

Finalmente, não devemos esquecer as discussões levantadas por Ribeiro e Garriga Zucal, de como as Organizadas (implicitamente as tradicionais) são importantes para os seus componentes como uma via de construção de identidades positivas, afirmativas, contrapondo-se à imagem social negativa que lhes é atribuída. Isso deve contribuir para que o sentimento de pertença à torcida seja mais forte nos componentes das Organizadas tradicionais.

Voltando à pergunta do questionário sobre “Qual sua motivação para ir ao estádio”. A alternativa seguinte foi “é o meu momento de lazer”:

Tabela 05: Minha motivação para ir ao estádio é que este é o meu momento de lazer

Cangaceiros Cearamor TUF

Nota 01 0,0% 2,4% 1,8%

Nota 02 0,0% 1,2% 3,0%

Nota 03 4,2% 9,4% 7,7%

Nota 04 20,8% 3,5% 10,7%

Nota 05 75,0% 83,5% 76,8%

As notas mais altas para essa opção prevaleceram em todas as torcidas, mas se sobressaem no caso dos Cangaceiros, única que ultrapassou os 90%, chegando a 95,8%, quando somamos as notas 04 e 05. A ideia do jogo de futebol no estádio como forma de lazer, é então, mais forte neles do que nas demais torcidas. Mesmo assim, conforme visto nas tabelas anteriores, essa visão de lazer não retira dos Cangaceiros a relação passional com o time, como mostram suas altas disposições em gritar, cantar e chorar, por exemplo.

Tabela 06: Minha motivação para ir ao estádio é que gosto de ver o jogo ao vivo

Cangaceiros Cearamor TUF

Nota 01 0,0% 3,5% 2,4%

Nota 02 0,0% 0,0% 0,0%

Nota 03 0,0% 2,4% 1,2%

Nota 05 87,5% 91,8% 95,2%

Todos os torcedores deram notas altas para essa opção, com destaque dos Cangaceiros, onde 100% das respostas estão nas notas 4 ou 5. Ver o jogo ao vivo é importante para todas as torcidas, mas parece ser ainda mais entre os Cangaceiros.

Tabela 07: Minha motivação para ir ao estádio é que gosto de participar da festa e da vibração da torcida

Cangaceiros Cearamor TUF

Nota 01 0,0% 0,0% 0,0%

Nota 02 4,2% 0,0% 0,6%

Nota 03 0,0% 1,2% 3,0%

Nota 04 8,3% 0,0% 1,2%

Nota 05 87,5% 98,8% 95,2%

Todas as torcidas deram notas altas para essa opção. Os Cangaceiros são os que mostram a porcentagem mais baixa, 95,8% ,(contando juntas as notas 04 e 05), embora muito próxima à TUF, 96,4%. Essa (um pouco menor) motivação em participar da festa da torcida vai ao encontro do que foi observado na opção “minha motivação é fazer parte da Torcida Organizada”, na qual a Cearamor também se destacou em primeiro, ficando os Cangaceiros na terceira posição. O fato de os Cangaceiros estarem mais motivados em “fazer parte da festa e da vibração da torcida” do que em “fazer parte da Torcida Organizada” pode indicar que os torcedores levaram em conta a festa promovida pelos torcedores do time por completo, não apenas da Organizada.

Gotardo, em sua entrevista, destacou como tinha o desejo, desde criança, de fazer parte de uma Organizada, justamente por conta da festa nas arquibancadas:

Aí eu ia [para a Cearamor] mesmo mais pra ficar na torcida, porque eu gosto da batida, da animação, daquele povo todinho cantando sincronizado. Quando eu era criança, quando eu ia pra jogo, eu dizia “rapaz, quando eu crescer eu quero tá ali, sentir aquela vibração” (Gotardo).

A opção seguinte da pergunta trata da influência que a fase vitoriosa pode exercer no momento em que o torcedor resolve ir ao estádio.

Tabela 08: Minha motivação para ir ao estádio é a fase vitoriosa do clube

Cangaceiros Cearamor TUF

Nota 02 0,0% 3,5% 1,8%

Nota 03 0,0% 4,7% 4,2%

Nota 04 4,2% 2,4% 3,6%

Nota 05 50,0% 64,0% 77,4%

Um tipo idealizado de torcedor deve estar ao lado do time nos momentos bons e nos ruins. Isso é reforçado pelas torcidas em diferentes modos de discurso. Cito, no caso dos Cangaceiros, algumas músicas (destaques meus):

Sou alvinegro apaixonado

Ceará até morrer

Lê lê lê, lê lê lê

(Música “Lê lê lê alvinegro”) Tomara que ganhe logo Tomara, meu deus, tomara

Não deixo o meu Ceará

Nem se a cachaça acabar

(Música “Não deixo o meu Ceará nem se a cachaça acabar”) O vozão é minha vida

Sempre vou te apoiar

Com orgulho sou cangaço Nossa glória é lutar

(Música “Olê, sou alvinegro”) É só por ti que eu canto É só por ti que eu vibro Oh glorioso alvinegro

Nunca vou te abandonar

(Música “Louco eu sou por ti oh Ceará”).

Se o apoio do torcedor é permanente e incondicional, espera-se que ele vá ao estádio durante todas as fases do time, tanto as vitoriosas quanto as decepcionantes. Aquele que afirma só ir ao estádio nos bons momentos do clube estaria fugindo do modelo ideal, podendo ser tachado de termos pejorativos como “modinha”21. Mesmo assim, a maioria dos componentes das três torcidas deu notas altas para essa condição. Os Cangaceiros foram os que apresentaram porcentagem mais baixa desses casos: 54,2%, somando as notas 04 e 05. A TUF foi a torcida que mais indicou a fase do time como condição muito importante para ir ao estádio: 81%. A Cearamor ficou com 66,4%.

Tabela 09: Minha motivação para ir ao estádio é incentivar o meu time

Cangaceiros Cearamor TUF

Nota 01 0,0% 0,0% 1,2%

Nota 02 0,0% 0,0% 1,2%

21 Expressão coloquial muito comum entre os torcedores. Descreve a pessoa que só se afirma torcedora quando o time está “na moda”, está vitorioso.

Nota 03 0,0% 0,0% 0,0%

Nota 04 0,0% 1,2% 0,6%

Nota 05 100% 98,8% 97,0%

Esta é outra característica comum à imagem do torcedor ideal: aquele que não fica “passivo” na arquibancada, apenas assistindo ao jogo, mas sim apoiando o time com seus gritos e cantos. Todas as torcidas deram porcentagens muito elevadas às notas altas, com destaque aos Cangaceiros, onde todos deram a nota máxima. A TUF destoa um pouco em relação às notas baixas (ou seja, pela presença de pessoas que não vão ao estádio motivadas a incentivar o time), que receberam ainda 2,4% dessa torcida (juntando as notas 01 e 02), enquanto não foram citadas por ninguém das outras duas.

A última opção, “minha opção para ir ao estádio é brigar pelo meu time” será discutida no último capítulo, mas é possível adiantar que Cearamor e TUF foram as torcidas que deram mais notas altas a essa alternativa.

As razões dos Cangaceiros para ir ao estádio são em geral distintas das que motivam Cearamor e TUF. Fazer parte da Organizada é uma motivação mais fraca nos Cangaceiros; a fase vitoriosa do time também é uma motivação bem mais fraca nessa torcida. "Brigar pelo time" foi outra motivação que teve porcentagens bem mais expressivas entre os Cangaceiros, neste caso entre as notas mais baixas. Apenas a alternativa "incentivar meu time" não traz distinções significativas entre as três.