• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 – O CAMINHO DA PESQUISA

5.3 As Etapas Metodológicas

Foram utilizadas neste trabalho as fontes bibliográficas, documentais, estatísticas e outras pesquisas realizadas. Assim, para a consecução dos objetivos desta pesquisa, buscou-se fazer o levantamento documental concernente aos conhecimentos da área das Ciências Sociais e Aplicadas, bem como outros trabalhos similares em EAD e se definiu o conteúdo programático da disciplina Contabilidade Gerencial, como recorte estratégico para aplicação na modalidade em Educação à Distância - EAD.

Na etapa do curso piloto foram definidas e mantidas a animação virtual das aulas, o levantamento do perfil para elaboração do manual de orientação dos alunos e o uso da plataforma virtual EnsinarNet. Após os ajustes necessários, agregamos os pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva, descritos no capítulo um.

Para a aplicação na modalidade em EAD na disciplina foram executadas as seguintes etapas: escolha da disciplina, escolha do provedor da sala virtual, caracterização dos sujeitos e concepção pedagógica.

Assim, após o levantamento das fontes documentais a etapa de construção do ambiente virtual e aplicação dos conteúdos da disciplina foram os descritos nos itens a seguir.

5.3.1 Escolha da Disciplina

O Curso de Ciências Administrativas está regulamentado pelo Decreto 66.386 de 25/03/1970. Possui carga horária total de 3.000 horas distribuídas em oito semestres com turno matutino e turno noturno. A disciplina Contabilidade Gerencial é oferecida no quarto período, equivalente ao segundo ano. O colegiado é composto pelo Coordenador de Graduação e seu Vice, além de quatro professores dos demais cursos do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas com autonomia de definir a estrutura curricular e os conteúdos a serem ofertados no curso.

A escolha da disciplina, para aplicação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva descrita no capítulo um, se deu pelo fato de a mesma tratar de temas contábeis aplicados a quaisquer áreas de conhecimento, pois seu conteúdo é direcionado ao processo de gestão dos administradores. E, tendo em vista que a TFC pode ser aplicada a qualquer domínio como afirmam Marques e Carvalho (2005, p. 183) “[...] tendo já sido utilizada em áreas tão díspares como medicina, estratégia militar, história, biologia, lingüística e interpretação literária [...]” isto nos permite aplicá-la no domínio das Ciências Contábeis.

O conteúdo que foi tratado correspondeu a 30% do total de 60 horas aulas destinadas à disciplina. A escolha dos conteúdos possui a mesma estrutura conceitual na modalidade presencial, de forma que não foram feitas alterações de bibliografia indicada ou seqüência dos assuntos abordados. Os conteúdos foram:

156 Módulo 1 – Sistema de Informações Contábeis

1.1 – Conceito de Sistema de Informações Contábeis 1.2 – Funcionamento Básico de um Sistema

1.3 – Classificação dos Sistemas 1.4 – Componentes do Sistema

1.5 – Sistema de Informações Contábeis

Módulo 2 – Demonstrações Contábeis 2.1 - Importância na Tomada de Decisão 2.2 - Demonstrações Contábeis

2.3 - Complementação às Demonstrações Contábeis

Módulo 3 - Balanço Patrimonial e a Lei 11.638/07 3.1 - Balanço Patrimonial de acordo com a Lei 6.404/76 3.2 - Deliberação CVM 488/05

3.3 - Lei 11.638/07

O objetivo proposto para a disciplina foi o de desenvolver no aprendiz competências e habilidades para a tomada de decisões gerenciais, diante do conhecimento das informações contidas nas demonstrações contábeis obrigatórias, a saber: Balanço Patrimonial - BP, Demonstração do Resultado do Exercício - DRE, Demonstração do Fluxo de Caixa - DFC e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos - DOAR.

No capítulo destinado à análise dos resultados, as finalidades destas demonstrações serão explicitadas, bem como os efeitos que sofrem diante da tomada de decisões gerenciais.

5.3.2 Provedor e Ambiente Virtual

Para a aplicação do modelo proposto por esta pesquisa foi utilizada a plataforma EnsinarNet, do Laboratório Virtus que nos cedeu, gratuitamente, o espaço para construção da sala virtual visando a aplicação do conteúdo. A escolha da plataforma de ensino à distância EnsinarNet se deu pelo fato desta ser produzida, no Laboratório Virtus, da própria UFPE, e dispor de algumas ferramentas que a diferenciam das demais oferecidas no mercado a exemplo dos dados estatísticos que são gerados na própria sala virtual e da ferramenta de auditoria que registra todos os acessos ao curso e por conteúdo, com horário e tempo de conexão. A plataforma possui os recursos necessários às atividades docentes e discentes e está em contínua atualização com as pesquisas vigentes no que concerne à interatividade em ambientes virtuais, conforme foi possível observar nos resultados e testes do curso piloto.

Tendo em vista que o objeto de estudo desta pesquisa é a Educação à Distância, visando à expansão do ensino de contabilidade, a idéia original da coleta de dados se aplicaria ao curso de Ciências Administrativas do Centro do Agreste, na cidade de Caruaru em Pernambuco, caracterizando a interiorização do curso.

No mês de setembro de 2007 foram feitos os primeiros contatos com a direção do Centro do Agreste e com o professor responsável pela disciplina Contabilidade Gerencial. Até ser finalizada a etapa de definição do conteúdo, ambiente da sala virtual, recursos físicos e laboratoriais, o processo seguiu com tranqüilidade. No entanto, na véspera do início das aulas do período letivo 2008.1, o Coordenador do Curso nos informou da impossibilidade de oferta da disciplina na modalidade em EAD, ou de qualquer outra forma, devido a não

158 existência da mesma no projeto pedagógico do curso, mesmo tendo sido aprovada a oferta da disciplina, em reunião do Colegiado.

Diante da surpresa decidimos, então, testar o modelo proposto na turma do campus em Recife. Fizemos contato com a Coordenação do Curso de Administração da UFPE, campus Recife, que encaminhou a proposta para seu colegiado que aprovou a proposta para início das aulas em 25 de fevereiro, primeiro dia de aulas no campus, para 2008.1. Assim, tanto o manual do aluno, quanto o ambiente virtual preparado exclusivamente para o campus do Agreste precisaram ser adaptados para o campus Recife e o primeiro contato com os alunos se deu numa quarta-feira 27 de fevereiro prosseguindo até o dia 31 de março com três módulos que versaram sobre o Sistema de Informações Contábeis, as Demonstrações Contábeis exigidas por lei e as Alterações da Legislação das Sociedades por Ações (recentemente aprovada e em vigor desde 01 de janeiro de 2008).

Enfim, depois de re-criada a sala virtual, foram postos os conteúdos iniciais para os alunos matriculados na disciplina. Diante do impasse provocado pela troca do ambiente para aplicação do teste, a familiarização dos alunos com a sala virtual se deu concomitantemente ao início das aulas e para que não houvesse dificuldades adicionais, foram programados encontros presenciais para a navegação e conhecimento do ambiente em EAD.

Solucionados os primeiros obstáculos, a primeira providência foi fazer o levantamento do perfil dos discentes matriculados na disciplina, relativos à composição de gênero, faixa etária, acesso e disponibilidade de computadores e outros dados, para possíveis correções ou ajustes no conteúdo e no ambiente, visando atender às necessidades desse novo público.