• Nenhum resultado encontrado

Associação com os Elementos da Computação em Nuvem

6. Grau de Dependência da Adessão à Computação em Nuvem

6.2. Caracterização dos Graus de Dependência

6.2.2. Associação com os Elementos da Computação em Nuvem

Nesta seção serão apresentadas as relações propostas, entre os elementos teóricos de (Pfeffer e Salansik, 2003) identificados da teoria de dependências de recursos e as principais características da computação em nuvem. As características que constituem a computação em nuvem estão ligadas aos fatores de dependência de recursos, devido à necessidade dos fatores externos mencionados na teoria supracitada. As associações que serão apresentadas em seguida, foram elaboradas para aplicação do estudo de caso, mas que de fato a contribuição deste trabalho é mostrar em que grau de dependência, o cliente da computação em nuvem se

encontra, independente do seu porte, em relação ao uso do modelo computaconal em nuvem. A primeira característica da computação em nuvem, a ser associada aos elementos téoricos é a Segurança da Informação.

a. Confiabilidade

A relação entre o elemento teórico “Disponibilidade dos Recursos”, identificado na Teoria da Dependência de Recursos de (Pfeffer e Salancik, 1978) e o fator “Confiabilidade dos recursos computacionais oferecidos como serviços, via Internet”, da computação em nuvem, estão associados quando a teoria diz que será gerada uma dependência organizacional, a disponibilidade ou não dos recursos oferecidos. Sendo assim, a associação entre o elemento teórico com a característica da computação em nuvem, faz uma simetria entre o fornecedor e o cliente, já que os clientes estão subordinados aos serviços computacionais adquiridos. É simples identificar esta relação entre Disponibilidade dos Recursos e Confiabilidade, em um exemplo real acontecido no dia 07 de Dezembro de 2012, segundo (Google, 2012) onde o Google Apps, para o pacote de serviços na nuvem da empresa Google, voltadas para o mercado corporativo, deixou de ser gratuito e passou a ser pago, onde várias empresas de pequeno porte tinham um plano básico gratuito, a partir de agora todas as novas contratações do Google Apps serão pagas.

b. Escalabilidade

No elemento teórico Adaptação ao Ambiente Externo de (Pfeffer e Salansik, 2003), diz que a organização necessita estar atenta também às demandas externas. A característica da computação em nuvem é uma das mais importantes tecnicamente. A escalabilidade propõe de forma rápida, eficiente e dinâmica o crescimento do poder computacional de uma empresa alocada nas nuvens, isto é, seus recursos computacionais ajudarão a esta orgazanização ficar devidamente preparada para as demandas externas e internas, podendo aumentar ou dimunir os recursos de TI de acordo com a necessidade. Isso faz a associação ideal entre o elemento teórico “Adaptação ao Ambiente Externo” e a caraterística da computação em nuvem a “Escalabilidade”.

c. Segurança da Informação

Essa talvez seja a característica mais criticada da computação em nuvem, mas, facilmente associada ao elemento teórico Controle dos Recursos (Pfeffer e Salansik, 2003). Mesmo sendo um fator preponderante para definição de qualquer tipo de contrato de serviço na área de TIC, principalmente nos últimos anos, diante desse modelo computacional, a

segurança da informação é descrita nos mais altos níveis, pelos principais fornecedores de computação em nuvem, como visto em Amazon Web Service (AWS, 2013), Google Apps (Google, 2013), Microsoft Windows Azure (Microsoft, 2013), entre outras grandes empresas que fornecem tecnologia como serviço via Internet.

O elemento teórico Controle dos Recursos é perfeitamente associado à segurança da informação, quando enfatiza a necessidade organizacional de gerenciar e controlar o fluxo de recursos oferecidos. Do ponto de vista da computação em nuvem, os fornecedores dos recursos computacionais oferecidos como serviços, precisam garantir a total segurança no gerenciamento e controle do fluxo de dados nos serviços oferecidos aos seus clientes.

d. Privacidade

Na computação em nuvem, o termo multi-inquilino (Multi-Tenant), que corresponde a possuir diversos clientes utilizando da mesma infraestrutura do fornecedor do serviço de tecnologia, faz muita gente pensar duas vezes, como mostra (Figueiredo, 2013) em sua pesquisa com diretores de tecnologia de várias empresas brasileiras. Porém, grandes empresas como uma das maiores fornecedora do serviço gestão de relacionamento com o cliente (CRM) do mundo, a SalesForce.com (Salesforce, 2013), garante toda infraestrutura computacional de software como serviço, em sua nuvem, com a adesão de clientes com pontenciais econômicos altos, reconhecidos mundialmente. Portanto, a relação com o elemento que foi indentificado na teoria da dependência de recursos, o Controle dos Recursos, possui a devida associação com a característica Privacidade da computação em nuvem, no ponto incial que é a adaptação as necessidades do ambiente externo, garantindo através de contratos a qualidade nos recursos computacionais oferecidos.

e. Aspectos Jurídicos

A característica do Aspecto Jurídico na computação em nuvem, deve envolver contratos muito bem estruturados, com todas as situações de segurança de dados, privacidade, pontenciais catastrofes, além de poder resgatar as informações das empresas, independente de onde estejam os computadores da nuvem que a empresa contratou, segundo (Pack, 2011) . Portanto, esta característica do aspecto jurídico está diretamente associada com o elemento teórico Riscos (problemas e incertezas) identificado na Teoria da Dependência de Recursos, e descreve que quanto maior o risco de ficar sem os recursos de que necessita, mais formal será o acordo entre as organizações, cliente e fornecedor.

f. Terceirização

A associação entre o elemento teórico e a característica da computação em nuvem a ser feita é entre a Terceirização e a Relação de Troca. No elemento teórico da Relação de Troca (Pfeffer e Salancik, 1978), afirma que a dependência de recurso do ambiente externo ajuda a organização perceber a possibilidade da terceirização de recursos. Isto mostra quanto é inerente a associação com a característica da computação em nuvem, que é terceirizar a TIC, mais ainda, esta relação irá acontecer mais cedo ou mais tarde em todas as empresas que utilizam recursos tecnológicos, independente do seu meio de atuação.

g. Economia

A economia é um fator do qual toda organização requer para continuar suas operações e sobreviver, bem como o elemento teórico Importância do Recurso. Por isso, a relação entre a característica sugerida pela adoção da computação em nuvem e o elemento identificado na teoria da dependência de recursos, Economia e Importância do Recurso, são associados de forma direta, neste trabalho, para mostrar que todo recurso adquirido para uma empresa, deve estar dentro de uma necessidade real de consumo, mas que produza resultados fundamentais para existência da organização.

A economia é uma característica inerente à computação em nuvem, pois ao adotar o recurso computacional de um fornecedor dos serviços de email, por exemplo, a empresa está colocando a aplicação, o sistema operacional com a sua licença, sistemas de cópias de segurança (Backup), entre outros ações relacionadas como o uso de um servidor (Hardware), a menos dentro da empresa, implicando em redução de consumo de energia elétrica, fazendo com que sua equipe que antes era responsável por serviços como este, agora fiquem voltadas para o foco do negócio da empresa, obviamente que isto terá um custo, mas que comparado com todo o envolvimento do custo operacional total do serviço de email corporativo, como no exemplo, será consideravelmente inferior (Reese, 2009).

h. Virtualização

Quanto à associação entre o elemento teórico Potenciais Forncedores e a Virtualização, é possível inferir que nem todo provedor de virtualização é um provedor de computação em nuvem. Ou seja, a teoria da dependência de recursos mostra que se deve verificar quem de fato são os potenciais fornecedores, pois o custo de substituição desses fornecedores, pode ser alto e talvez nem existia.

A virtualização é uma característica fundamental na computação em nuvem, seja essa pública, privada ou híbrida. Portanto, todos os provedores de serviços computacionais nas nuvens estarão de uma forma ou de outra utilizando seus servidores virtualizados para oferecer aos seus clientes, os vários tipos de serviços que necessitam. Porém, deve-se verificar a possibilidade de migração entre os provedores de nuvens computacionais e qual o custo deste processo, isto se for permitido, mediante contrato. Por isso, a relação entre Potenciais Fornecedores de nuvens computaconais (Pfeffer e Salansik, 2003) e a Virtualização, característica da computação em nuvem, é bem definida e fornece base para verificação dos serviços oferecidos pela Internet.

i. Consumerização

O elemento teórico Interdependência de Recursos (Pfeffer e Salancik, 1978), ressalta que o modelo da dependência de recursos pode ser considerado interorganizacional, pois pode envolver várias organizações entre si que dependam do mesmo recurso ou de recursos diferentes, mas que envolvem mais de uma empresa.

A característica consequência da adoção da computação em nuvem, chamada de Consumerização, informa de acordo com (Gartner, 2013), que cada vez mais profissionais levam seus dispositivos móveis para as empresas, que podem ou não consumir recursos de TI da própria empresa que trabalham, graças ao aumento dos recursos computacionais no mundo e que ainda estão crescendo a cada ano, principalmente pela adesão das grandes empresas mundias que já nasceram com a computação em nuvem, como as redes sociais, por exemplo. Portanto, pode-se inferir que existe uma Interdependência de Recursos nas organizações, devido a Consumerização de recursos computacionais, esta é uma relação muito forte e fator preocupante para os DTI das empresas. Para que se possa visualizar todas as associações estruturadas, apresentamos a Tabela 6.2:

Na próxima seção são definidos os nomes para os Graus de Dependência.

Característica da

Computação em Nuvem Descrição de Associação

Elemento Teórico Associado

Confiabilidade

A associação entre o elemento teórico com a característica da computação em nuvem, faz uma simetria entre o fornecedor e o cliente.

Disponibilidade dos Recursos

Escalabilidade

Ajudar os recursos computacinais para que a orgazanização fique devidamente preparada para as demandas externas e internas, podendo aumentar ou dimunir os recursos de tecnologia da informação de acordo com a necessidade.

Adaptação ao Ambiente Externo

Segurança

Enfatizar a necessidade organizacional de gerenciar e controlar o fluxo de recursos de segurança da informação oferecidos.

Controle dos Recursos

Privacidade

Adaptação as necessidades do ambiente externo, garantindo através de contratos a qualidade nos

recursos computacionais oferecidos. Controle dos Recursos

Aspectos Jurídicos

Possuir contratos bem estruturados, com todas as situações de segurança, privacidade, pontenciais catástrofes, além de poder resgatar as informações nas empresas, independente de onde estejam os computadores da nuvem.

Riscos (Incertezas e Problemas)

Terceirização

Tornar visível para que o cliente (organização) perceba a possibilidade da terceirização de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Relação de Troca

Economia

Mostrar que todo recurso adquirido para uma empresa, deve estar dentro de uma necessidade real de consumo, mas que produza resultados fundamentais para existência da mesma.

Importância do Recurso

Virtualização

Conseguir identificar se o serviço que está sendo oferecido é realmente computação em nuvem e atender a necessidade do cliente.

Potenciais Fornecedores

Consumerização

Identificar a Interdependência de Recursos nas organizações, devido a Consumerização de recursos computacionais.

Interdependência de Recursos Tabela 6.2: Relação Elementos Teóricos e Características da Computação em Nuvem.