• Nenhum resultado encontrado

4. APRESENTAÇÃO DOS CASOS

4.3 Descrição de caso: Rede Imobiliárias

4.3.1 Associadas Rede Imobiliárias

Nesta rede foram entrevistados dois associados, devido aos fato de ser uma rede menor do que as outras e à disponibilidade, ou no caso, indisponibilidade, de se realizar mais entrevistas. Os entrevistados foram convidados em reunião e os voluntários receberam a visita ao local da empresa e participaram da entrevista, o tempo desta dependia do associado estar mais propenso a estender as respostas para às perguntas do roteiro de entrevista semiestruturada. Em geral as entrevistas tiveram duração de 1 a 2 horas, eram sempre precedidas de uma conversa informal, relatando um pouco da história da empresa, do histórico do gestor, da relação com a comunidade e funcionários de forma geral, para situar o entrevistador e dar um tom ameno à conversa, para então passar à entrevista que era gravada e após, transcrita. As duas entrevistas foram realizadas no mês de outubro.

- Associada 7: a empresa associada na rede tem 10 anos de existência no mercado imobiliário e quatro anos de rede, é uma empresa que começou com a gerência da família e que hoje conta com uma estrutura física e administrativa mais densa e ampliada. Inicialmente o negócio começou só com as vendas, conseguindo ampliar para aluguéis e administração de condomínio. A associada tem uma média

de 20 funcionários, trabalhando com a área de crédito imobiliário, através dos financiamentos, que têm impulsionado o setor na cidade.

A gestão é de certa forma compartilhada com os membros da família que acabam também se envolvendo com a rede devido ao fato de que a própria rede faz eventos informais mensalmente visando justamente estes laços relacionais, mas também devido ao fato de que o trabalho na empresa acaba sendo afetado pelas atividades da rede de forma mais direta.

Na nossa aqui o meu filho acaba tendo um envolvimento direto nisso junto comigo. Oficialmente é só os diretores [responsáveis por atividades dentro da rede], mas cada um usa a estrutura da sua empresa pra ajudar a cumprir as atividades da diretoria. (E7)

Com uma visão de negócios bastante voltada para o crescimento, esta associada busca constantemente a participação na rede, de forma ativa e com resultados palpáveis, levando para a rede um pouco do senso de eficiência e buscar resultados que a própria loja possui, buscando na rede uma oportunidade realmente que traga resultados que possam ser dividido com todo o empreendimento. Assim, o papel da rede funciona muito dentro da comunidade e da própria associada, onde os funcionários têm contato e compreendem a rede, participando ativamente em reuniões da rede.

- Associada 8: este caso tem uma sólida história há 20 anos no mercado imobiliário, agora adquirindo a sua sede própria, que é motivo de grande orgulho para a empresa. Uma das fundadoras da rede, esta empresa associada esteve presente na primeira reunião da rede e tem uma visão muito positiva dos negócios e da rede. São 14 funcionários, principalmente na área de corretores, porém há alguns cargos administrativos. A associada tem uma grande preocupação e valoriza muito o treinamento dos colaboradores visando adquirir um alto nível de profissionalismo, este é um quesito muito importante de acordo com as necessidades e valores que esta empresa apresenta em seu discurso.

Nós levamos bastante tempo profissionalizando as empresas, né (sic), a gente... desde que a rede se criou, a gente até agora profissionalizou muito as empresas, todas as da rede. Todos quase têm sede própria, imobiliárias bonitas, bem trabalhadas, bem equipadas. Acho que nesses anos a gente

profissionalizou as empresas, acho que agora tá (sic) na hora de profissionalizar nossos trabalhadores, que seriam nossos corretores, é uma das coisas que eu penso e de repente eu vou assim trabalhar isso... eu já tô

(sic) trabalhando esse ano eles, que eu investi muito em profissionalização

dos meus corretores. (E8)

Através destas falas, é possível compreender que para esta associada a rede vem cumprindo um papel que é importante, e tem ainda muito a contribuir, se seguir pelo caminho dos planos que a associada espera que se concretizem. A organização preza muito pelos laços criados na rede, enaltecendo a qualidade das relações, a honestidade que se cria quando há um grupo tão pequeno e que se conhece no mesmo ramo de trabalho há tanto tempo, o que propicia a criação da rede com bases fortes e estimula um crescimento e desenvolvimento tanto da rede quanto das associadas. A associada busca muito as qualidades de profissionalização, e valoriza enormemente a capacidade da rede de reforçar laços e criar relacionamentos de confiança, além de enaltecer o papel que a rede parece ter para os funcionários, oferecendo novas oportunidades para trabalhar com mais facilidade.

Desta forma, compreende-se que esta associada vê a rede como parte do trabalho cotidiano, ainda que em alguns pontos do discurso a rede tenha um papel de fora da organização, como um entidade própria, em outros a rede é citada como um fator muito valorizado na organização e atualmente necessário, trazendo benefícios para o trabalho interno que não poderiam ser substituídos. Assim, em alguns momentos há uma visão da associada de que a rede é em parte feita por seus membros e não uma terceira organização totalmente independente. Desta forma fica mais acessível ao membro compreender que a rede pode ser guiada também pelas suas organizações, e por isto o papel da rede ser tão valioso, é um esforço conjunto para atingir objetivos dos quais todos podem participar na decisão e nos benefícios. E é a mesma postura que o gestor parece ter com cada funcionário e cada parte da organização, tudo tem seu lugar, sua importância, sua necessidade e é valorizado e estimulado a buscar melhorias em prol de uma boa prestação de serviços, com qualidade, mas visando no fim sempre o lucro da organização.