• Nenhum resultado encontrado

4. APRESENTAÇÃO DOS CASOS

4.2 Descrição de caso: Rede RBE

4.2.1 Associadas Rede RBE

No caso da Rede Brasil Esportes também foram entrevistados três associados, ainda buscando perspectivas diferentes de acordo com o tempo na rede, principalmente e membros que não estivessem necessariamente na gestão atualmente. Os entrevistados foram convidados de acordo com a disponibilidade, já que a entrevista pressupunha uma observação da associada in loco, bem como o tempo da entrevista, este dependia do associado estar mais propenso a estender as respostas para às perguntas do roteiro de entrevista semiestruturada. Em geral as entrevistas tinha duração de 40 minutos a 1 hora, podendo se estender um pouco mais e eram sempre precedidas de uma conversa informal, relatando um pouco da história da empresa, do histórico do gestor, da relação com a comunidade e funcionários de forma geral, para situar o entrevistador e dar um tom ameno à conversa, para então passar à entrevista que era gravada e após, transcrita. Estas entrevistas foram realizadas no mês de setembro e outubro.

- Associada 4: neste caso, a empresa tem uma sólida formação antes da rede, estando no mercado há 20 anos, tendo filiais na cidade, e foi uma das fundadoras da rede, vendo nesta uma necessidade para o mercado, como forma de buscar soluções e inovar, unir esforços de empresas pequenas no sul do país contra

um novo mercado virtual que começava a se delinear e ameaçava a porção de mercado local que havia.

A gente viu a necessidade dessa união e as compras conjuntas por que? Porque tem grandes redes aí que conseguem né (sic), comprar melhor em maior quantidade, tem poder de barganha e hoje a gente compete com essas empresas, mesmo que elas não estejam fisicamente instaladas na tua cidade, mas tem um né (sic)... o comércio eletrônico e hoje o consumidor ele compra aí qualquer produto né (sic), pela internet, então o que a gente fez: se reuniu em rede pra buscar. (E4)

Este associado foi o idealizador da rede, aquele que todos olham como o que foi atrás da ideia, buscou informações, ligou para os demais conhecidos do setor e ofereceu a ideia de criar a rede, foi presidente da rede por diversas vezes, e ao longo dos anos de negócio também conseguiu abrir mais de uma filial da loja, diversificando os produtos. Hoje as lojas têm em média de 25 a 30 funcionários no total, e um dos grandes orgulhos do proprietário é incentivar os funcionários a se qualificar, inclusive a primeira secretária da rede, que depois se formou e foi para outra cidade continuar os estudos era anteriormente funcionária da loja fundadora da rede.

No cenário local o gestor procura se envolver com projetos da comunidade, além de procurar oferecer aos funcionários treinamentos diversos, pois considera uma boa retenção de colaboradores um fator de sucesso para um negócio. Uma das grandes preocupações da empresa parece ser sempre os funcionários, poder ter funcionários que ficam anos no trabalho, valorizando estes através de remuneração, políticas de reconhecimento e recompensa e oferta de possibilidades de qualificação através de treinamentos. Devido à estrutura mais ampla do negócio, com as filiais, o gestor procura estar presente algumas horas por dia em cada local, mas conta com gerentes de confiança que o representam em algumas decisões quando necessário, e esta mesma forma de pensar se transfere para sua participação na rede, onde este valoriza muito as relações de confiança criadas para proporcionar a troca de conhecimentos entre os associados.

- Associada 5: a organização tem 12 anos de existência e entrou na rede desde a sua fundação, foi convidada através de conhecidos e participou das primeiras reuniões. Atualmente existem mais de uma filial na área de artigos e

roupas esportivas, sendo a última aberta no período de participação da rede já. As lojas são geridas por irmãos, buscando uma sinergia entre os produtos e uma marca forte para oferecer aos clientes a ideia de energia e e vida. Entre as lojas há um total de 16 funcionários, há um compartilhamento na gestão, bem como na participação na rede, porém não há muito envolvimento dos funcionários com a rede, esta é um instrumento que tem auxiliado na gestão e não no cotidiano do funcionamento das lojas.

Não tem significado nenhum. Geralmente a gente fala que participa de uma rede de cooperação chamada Rede Brasil Esportes, mas não tem impacto, no nosso entendimento, não tem impacto nenhum na comunidade ou nos funcionários... [...] é uma troca de informações que mais pesa pra gente. (E5)

Assim, a associada sendo uma das fundadoras da rede, tem uma visão bem clara dos benefícios que a rede traz para esta organização, e assim como faz toda a ligação que existe entre rede e organização, também tem uma visão bem clara do que espera de sua organização e do que a rede pode fazer para evoluir.

- Associada 6: neste caso há uma empresa que entrou desde os primeiros anos da rede, com 10 anos de existência, gerida familiarmente com 4 funcionários, comercializando calçados esportivos. Apesar da participação desde o primeiro ano de rede, atualmente é uma empresa que não está atuante na gestão da rede, focando mais na gestão da empresa, pois o gestor acredita que a rede está bem encaminhada e tem muitas pessoas atualmente aptas para gerir a rede, e a organização individualmente pode se beneficiar neste momento de uma atenção maior do gestor.

Eu procuro ir quando posso... mas é... é uma distância até Santa Maria... hum, tento participar mas nem sempre é fácil, tenho que cuidar das coisas por aqui... muita coisa não acontecia antes, agora a rede ta (sic) tendo umas reuniões que tem mais coisa acontecendo. O que me pedem eu procuro fazer, né, assim, na medida do que não prejudique a loja aqui. (E6)

Sendo uma loja de porte pequeno dentro da rede, esta associada demonstra um distanciamento maior da rede e mais foco na sua própria empresa, esta aparentando ser um local bem organizado, ainda que pequeno e mantendo um clima informal entre os funcionários e o gestor, porém este parece ter um papel em todas

as atividades da loja, o que realmente torna a rede uma distração e que aparentemente na opinião do gestor, nem sempre é necessária.